Como saber se um cão está bem socializado

A socialização é uma parte muito importante da vida do cachorro. Esse processo cumpre um papel essencial no desenvolvimento da personalidade, do caráter e do comportamento de um cão. Mesmo que façamos a nossa parte, às vezes podemos perceber que o nosso amigo não está bem socializado. Ou simplesmente que há alguma coisa que não fazemos bem.

Como este tema é muito importante, é vital poder reconhecer quando ele está ou não bem socializado. Por isso, achamos necessário dar dicas que ajudarão você a saber mais sobre isso.

5 formas de saber se um cão está bem socializado

Quando um cachorro ainda é filhote, é quando deve começar o seu imprinting. Esse é um processo de socialização que marcará a sua personalidade e a direção que tomará o seu comportamento. Um filhote bem socializado será um adulto sem problemas de nenhum tipo.

O imprinting

apareceu-seu-filhote

Esse é um processo de socialização que deve se fazer em um filhote desde que nasce. Ao nascer, ele tem que estar junto a sua mãe e seus irmãos por pelo menos dois meses. Isso permitirá que ele se torne membro de um núcleo familiar e seja mais fácil para ele aceitar a pirâmide de hierarquia.

Isso fará com que o animal esteja bem socializado com outros cachorros e não tenha problemas na fase adulta ao se relacionar com outros de sua espécie. Mas como saber se um filhote tem um bom imprinting?

Quando você for adotar um filhote, observar o comportamento dele pode ajudá-lo a determinar se ele tem ou não um bom imprinting. Um cãozinho com bom imprinting não terá medo de você, irá na sua direção, brincará com você e com outras pessoas.

Um filhote tímido, assustado ou excessivamente tranquilo não terá um bom imprinting. Significará que o separaram da mãe dele antes do tempo e que terá problemas na sua maturidade.

Adaptação a sua família humana

O normal é que, gradualmente, um cão se acostume ao seu novo lar, à comida, ao lugar para dormir, etc. Contudo, se o cão mostra problemas para conseguir isso, quer dizer que ele não está bem socializado.

Ele deve estar disposto a se adaptar aos diferentes membros da família, sejam eles adultos, crianças ou idosos. Mostrar esse interesse em se integrar significa que o animal está bem socializado.

Adapta-se a outras pessoas

Um cão bem socializado não se dará bem apenas com a família dele, mas também com as demais pessoas. Nenhum dono gosta que o cão só seja carinhoso e amoroso com ele, mas que grunhe ou até tente morder outras pessoas. Além da situação ser desagradável, isso poderá ocasionar problemas para o dono.

Um cão bem socializado será agradável e simpático com todas as pessoas sem importar se tiver muito ou pouco contato com elas.

Relaciona-se bem com outros animais

No caso de sua relação com outros animais, um cão bem socializado se dará bem com eles, independentemente de serem cães ou de outra espécie. Não grunhirá nem tentará morder, ele só irá brincar e fazer parte de um grupo, assim como seus genes exigem.

Um cão bem socializado não dever ter problemas na hora de conviver com outros bichinhos ou com outros animais. Embora o seu cão se dê bem com a família e com outras pessoas, se ele tiver problemas na hora de conviver com outros, é provável que esteja apresentando problemas de socialização.

Não terá ansiedade de separação

filhote-um-novo-amigo

Mesmo que nossos cãezinhos não queiram se separar de nós, e é normal que chorem um pouco quando formos ao trabalho ou por qualquer outro motivo, quando isso leva a comportamentos extremos, como latir de maneira compulsiva, quebrar objetos da casa, arranhar portas ou outros comportamentos, isso indica que há problemas de ansiedade causados pela separação.

Essa é normalmente causada por problemas de socialização, assim, o melhor seria procurar o veterinário para saber o que ele pode nos recomendar. Se ele não achar que, com algumas medidas, e inclusive alguma medicação, o problema diminua, é provável que seja necessária a presença de um psicólogo ou de um adestrador especialista em comportamento canino.

Recomendados para você