Conheça os benefícios do azeite de oliva para os animais de estimação

Embora seja verdade que os animais não podem seguir a dieta humana, alguns alimentos que consumimos podem ser benéficos para eles. Já lhe falamos em algumas ocasiões sobre o Ômega 3, o óleo de bacalhau e outros produtos que têm grandes qualidades e que ajudam nossos animais de estimação. Hoje o assunto é o azeite de oliva.

Diremos quais são suas propriedades, os benefícios delas para seus animais de estimação, assim como a utilização correta desse produto.

Propriedades do azeite de oliva

Temos que considerar que o azeite de oliva é um monoinsaturado, o que quer dizer que suas gorduras não são prejudiciais, desde que seja consumido com moderação. Contém vitamina E e um alto conteúdo de Ômega 3. Além disso, é um excelente antioxidante que servirá para nutrir as células de seu animal de estimação.

Também há estudos que demonstram que o azeite de oliva previne o câncer, ou ao menos reduz em uma alta percentagem a probabilidade de se vir a tê-lo. Também potencializa o colesterol bom e combate o ruim. E aliado a tudo isso, melhora as articulações, o que é excepcional no caso, por exemplo, dos cães idosos ou doentes.

Como dar o azeite de oliva ao seu animal de estimação

Como bem dissemos antes, não se pode abusar deste azeite, pois não devemos nos esquecer que ele não deixa de ser gorduroso. Para se ter um controle exato de seu consumo, tomaremos como referência o peso do cão. Aqui temos uma tabela:

  • Cães com menos de 10 quilogramas– 1/2 colher de chá ao dia
  • Cães de 11 a 30 quilogramas- 1 colher de chá ao dia
  • Cães com mais de 30 quilogramas- uma colher de chá e meia ao dia

O mais recomendável é que o cão consuma o azeite de oliva misturado com sua comida. Esta adquirirá um sabor intenso que o seu animal de estimação irá adorar. Também pode ser dado como um aperitivo à tarde, com uma bolacha de arroz ou qualquer outro alimento adequado para cães.

Não exceda as quantidades, pois um consumo excessivo poderá causar diarreia em seu animal de estimação.

Quais são os benefícios a longo prazo

Os benefícios serão muitos, sejam visíveis ou não. Já em poucas semanas fazendo uso do azeite de oliva veremos que a aparência de nosso cão melhorou. Sua pele e pelos estarão mais saudáveis e belos, o que fará com que sua aparência externa seja melhor. Além disso, se seu cão tem tendência a engordar, o azeite nas quantidades adequadas o ajudará a evitar o sobrepeso. Embora, lembre-se, é necessário dar-lhe a quantidade exata, se não, o efeito poderá ser justamente o oposto.

É um excelente regenerador dérmico. Isto quer dizer que, se seu cão sofrer de ressecamento ou qualquer outro tipo de patologia em sua pele, o azeite de oliva aplicado diretamente sobre ela será excelente para solucionar o problema. Porém, este azeite demora muito para ser absorvido pela pele, por isso poderá ser substituído pelo de rosa mosqueta. Mas este último jamais deve ser ingerido pelo animal, apenas aplicado em sua pele.

Para o que mais se pode usá-lo?

Além disso, o azeite de oliva pode ajudar o seu animal de estimação com alguns outros probleminhas. Por exemplo:

  • Constipação. Consumir diariamente a quantidade recomendada de azeite ajudará a flora intestinal e permitirá que o animal defeque sem nenhum inconveniente.
  • As almofadinhas das patas, por terem muito contato com o chão, às vezes estão ressecadas, arranhadas ou até mesmo feridas. Aplicar o azeite de oliva sobre elas irá hidratar e amaciar. Também acalmará qualquer dor que o seu animal de estimação possa sentir nelas.
  • Sarna. O azeite de oliva aplicado sobre a pele, diretamente no local afetado pela sarna, debilitará os ninhos que os ácaros formam na pele de seu animal de estimação. Além disso, como ele se coça, é possível que a região esteja ressecada e o azeite a manterá hidratada.
  • Carrapatos. Molhe com o azeite de oliva a área em que está o parasita, deixe atuar alguns minutos e depois a seque com um papel e extraia o inseto na direção contrária com o uso de pinças de depilação.

Como vimos, embora os nossos alimentos não costumem ser benéficos para os animais de estimação, o azeite de oliva tem múltiplos benefícios que melhoram sua saúde e qualidade de vida. Portanto, siga os nossos conselhos, sobretudo o de não se exceder nas quantidades, e comece a ver as mudanças positivas que este produto pode causar em seu animal de estimação.

Recomendados para você