Logo image
Logo image

Conselhos para que seu filhote cresça saudável

4 minutos
Conselhos para que seu filhote cresça saudável
Última atualização: 19 dezembro, 2015

Se você for adotar um filhote, leve em conta que tudo em sua casa irá mudar, já que eles contribuem com muita alegria e carinho. Entretanto, no princípio, isso poderá ser uma tarefa difícil, já que os filhotes requerem muitos cuidados e é a etapa em que eles necessitam que nós os dediquemos mais tempo.

Você terá que atender às suas principais necessidades, como alimentação, o calendário de vacinas e, é óbvio, ele necessitará que você dedique várias horas de seu dia para brincar com ele.

Nós do “Meus animais” queremos dar alguns conselhos para que o seu filhote cresça saudável e principalmente feliz.

O carinho

Some figure

Ao adotar um filhote, você deve ter em mente que nos primeiros dias pode ser que o filhote os passe chorando, sobretudo durante a noite. Pense que você acaba de separá-lo de sua família canina e que ele pode se sentir triste. É por isso que você terá que oferecer ao seu filhote muitos mimos e carinho para que ele se sinta querido e protegido.

Um truque que funciona bastante é umedecer um pano ou toalha em água morna e passá-la no lombo do animal, isto o acalmará, pois simula a língua de sua mãe e fará com que ele se sinta mais tranquilo. Outra opção é colocar garrafinhas de água morna em sua cama para que ele se sinta acompanhado.

A alimentação do filhote

A dieta de nosso filhote é a base fundamental para que ele cresça saudável, já que garante seu crescimento e boa saúde. Nos primeiros meses você deve se certificar de que ele coma uma ração completa e de boa qualidade, e que se adapte ao tamanho do filhote.

Por isso, o mais correto sempre é levar o seu cão ao veterinário para que ele indique o tipo de alimentação de acordo a raça e peso de seu animal. A comida para filhotes que é vendida no mercado contribui com todos os nutrientes que o nosso cão necessita, mas sempre é conveniente dar a ele algumas vitaminas ou suplementos nutricionais, principalmente nos primeiros meses de vida.

A medicina preventiva

A medicina preventiva é outro pilar básico para que seu filhote cresça saudável e forte, sobretudo em seus primeiros seis meses de vida. É por isso que ele deve visitar regularmente o veterinário para que o profissional verifique se há alguma patologia. Dessa maneira, será mais fácil detectar um grande número de enfermidades congênitas.

Neste quesito, incluem-se o cumprimento do calendário de vacinação e a desparasitação, tanto interna como externa. Se fizer isso, você garantirá um ótimo desenvolvimento e crescimento de seu filhote.

A higiene

Some figure

Embora pareça óbvio, para que cresça saudável, um filhote tem que estar em dia com sua higiene. Um cão não tem apenas que ser banhado e limpo, mas também tem que ser escovado todos os dias se tiver pelos compridos e, pelo menos, três vezes por semana se tiver pelos curtos. Assim, garantimos a saúde de sua pele e de seus pelos, fazendo com que estejam sempre saudáveis e brilhantes.

Lembre-se também de limpar as orelhas de seu cão com lenços de bebê.

Não se deve esquecer de sua saúde bucal. É importante que os dentes de seu animal de estimação sejam escovados diariamente.

No mercado há escovas especiais para eles, assim como pasta dental, que tem que muitos sabores, eles adoram a que tem sabor de frango. Se você o acostumar desde pequeno, isso se tornará parte de sua rotina diária e não lhe incomodará.

Muitos donos de cães não prestam atenção à higiene bucal de seus animais e quando estes ficam idosos veem as consequências, tendo problemas de dores nas gengivas e de tártaro nos dentes, causando dores na boca de seu cão.

Sua educação

Ainda que você não acredite, seu cão deve ser educado e adestrado desde os primeiros dias que chega em casa, para que ele saiba onde deverá fazer suas necessidades, o que pode fazer e o que não pode fazer.

Você tem que lhe ensinar a não morder suas coisas, para isso lhe dê brinquedos que ele possa morder e que façam com que ele se esqueça de seus móveis.

As horas de brincadeiras são fundamentais para o seu pet; quando são filhotes, os animais têm muita energia e precisam gastá-la. É por isso que você deve brincar e interagir com ele, isto também é uma boa forma de conhecer o seu cãozinho. Você verá como o seu cão crescerá feliz e saudável.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.