Conselhos para que o seu gato não danifique os seus móveis
Os gatos são uns amores, mas, às vezes, costumam ter atitudes que podem chegar a nos enlouquecer; te daremos alguns conselhos para que o seu gato não danifique os seus móveis e se esqueça desse hábito horrível.
Entretanto, não vá achando que o seu gato age assim para incomodar você, essas situações vão além de uma simples fixação felina, e parte da correção do problema é entender por que está acontecendo.
Uma questão de instinto
Em um ambiente natural, e isso se observa nos gatos “asselvajados” (que vivem em áreas semi-silvestres e passam muito tempo ao ar-livre), os gatos aranham os troncos das árvores e o solo. Eles fazem isso principalmente nos lugares em que se sentem mais vulneráveis, ou quando detectam a presença de um invasor.
Antes de atacar o problema da destruição, para que o seu gato não danifique os seus móveis, você deve entender o que seu felino é, possivelmente, um dos animais domésticos mais territoriais que existem, e essas marcas são uma forma de deixar sinais a outros gatos de que esse território pertence a eles.
Eles marcam o seu território pois, ao fazerem isso, deixam o seu cheiro, assim como os seus sinais físicos, além disso, o som que eles produzem ao realizar essa ação também pode ter uma função de comunicação.
Isso faz com que assim que outros gatos entrem no seu território, saibam qual é o seu tamanho, gênero e em qual fase do ciclo de cio ele se encontra. É principalmente importante nas gatas, pois são elas que saem para buscar os machos nos seus territórios.
Os gatos também usam as superfícies para afiar as suas garras, pois isso os ajuda a retirar as camadas exteriores desgastadas e renová-las quando a novas se encontram prontas.
Superfícies que eles preferem arranhar
Varia muito de acordo com as experiências táteis que o gato já teve. Por exemplo, a esmagadora maioria parece preferir as áreas enrugadas, em especial, quando são elementos recentemente incorporados à casa, pois o felino irá se sentir tentado a renovar o seu território.
Por outro lado, alguns gatos preferem arranhar as superfícies planas, como as almofadas, por isso, para esse tipo de bichinho, o ideal é adquirir um arranhador horizontal.
No mercado você irá encontrar uma ampla variedade de brinquedos e acessórios que poderão te ajudar com esse problema, inclusive algumas estruturas que permitem que ele trepe e se esconda, escolha preferencialmente aquelas que possuem diversos níveis e texturas.
O que você fazer para que o gato não danifique o móvel
Você pode melhorar a sensação de propriedade do seu bicho de estimação dentro de casa, esfregando suavemente, com um pano úmido, toda a região do rosto dele, pois isso te ajudará a coletar os seu aromas próprios, para depois aplicá-los no lugar que você deseja que ele arranhe.
Nunca castigue o seu gato por arranhar os móveis. Se você o pegar em flagrante, o mais apropriado é distraí-lo com um brinquedo, ou emitir um barulho alto, como bater palmas. O ideal é conseguir alguma coisa que se movimente, como um brinquedo amarrado em uma corda, para distrair a sua atenção e estimulá-lo a perseguir.
E quanto ao seu sofá, recorte as bordas irregulares e limpe-o com um pano úmido para eliminar o cheiro que o seu gato tenha deixado para trás. Isso fará com que ele compreenda que não o pertence e, lentamente, irá parar de arranhar essas regiões.
Uma coisa que aconselhamos é cobrir o sofá com algum protetor, mas isso só protegerá a região e não tratará do problema a fundo, nem irá evitar que o seu gato pare de danificar o móvel.
Se o seu gato arranha os seus móveis, é preciso proporcionar uma alternativa de arranhador para que ele possa marcar o interior da sua casa. Procure alguma coisa que seja robusta, como um poste coberto por um tecido ou um poste arranhador que seja suficientemente alto para permitir que o felino fique em pé se sustentando com as patas traseiras.
Caso ele continue arranhando de maneira compulsiva, o melhor a se fazer é buscar apoio, porque ele pode estar estressado ou entediado. Então, distraia o seu gato, para que ele não danifique os móveis e tente oferecer-lhe uma vida feliz para evitar problemas extras com os felinos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.