Criação de iguanas: o que você precisa saber

· maio 8, 2018

Animais exóticos estão se tornando uma moda para quem ama mascotes. No entanto, a falta de conhecimento sobre como cuidar e tratar esses animais pode nos deixar cheios de dúvidas. Hoje, vamos falar sobre a criação de iguanas. Você gostaria de saber mais? Então, venha com a gente!

Para saber o que fazer para começar a criação de iguanas, é preciso conhecer e entender os passos listados a seguir.

Criação de iguanas passo a passo

Seguindo alguns passos simples, você pode criar iguanas sem nenhum problema, tendo um animal de estimação muito especial e exótico ao seu lado.

Conselhos sobre a criação de iguanas

Muita luz

Iguanas precisam de muita luz natural para se desenvolverem, assim como de luz UVBA radiação ultravioleta (UVB) irá fornecer vitamina D ao animal, algo que ele precisa receber continuamente para continuar vivendo bem. Sem a vitamina D, a iguana não é capaz de absorver cálcio, podendo ter problemas sérios de saúde.

Luzes fluorescentes de mercúrio são ideais para montar um habitat adequado para a iguana viver.

Calor

Assim como todos os animais tropicais, as iguanas precisam de calor, pois são animais de sangue frio. Se você não vive em um país tropical, deverá instalar uma fonte de calor extra no ambiente em que a iguana viverá. Ela precisará de um clima mais quente do que provavelmente terá no resto de sua casa.

A temperatura ideal deve oscilar de 24 a 27ºC (ou 75 a 80ºF). A temperatura máxima deve ser de 35 a 38ºC (ou 95 a 100ºF).

Utilize um termostato para garantir que a temperatura do ambiente esteja sempre adequada.

Área de repouso

O ambiente no qual você colocará a iguana deve ter espaço suficiente para que ela possa se mover e descansar. Isso será de grande importância para que ela se sinta bem nesse ambiente. Um aquecedor, luz agradável e um lugar confortável para descanso são essenciais para uma boa criação de iguanas.

A gaiola (ou viveiro) deve ter dimensões mínimas de 2,5 x 1 x 2 metros. Caso você ache que é um espaço muito grande para seu pet, tenha em mente que ela crescerá rapidamente. Então, para que investir em um espaço pequeno se você precisará comprar um maior quando a iguana crescer? Compre logo um grande!

Prepare o viveiro

Não importa o que lhe digam, não coloque pedaços de madeira ou plástico. Use um substrato em todo o fundo e um tapete especial para répteis como cama. Se não conseguir encontrar, pode usar folhas de jornal ou algo parecido.

Trepadeiras

Para a criação de iguanas, você deve colocar alguns objetos na gaiola para que elas possam subir. Uma pequena árvore com muitos galhos ou uma pilha de rochas são boas sugestões. Mas você também pode utilizar outras ideias, como rampas ou pedras planas nas quais sua iguana possa descansar.

Saiba mais sobre a criação de iguanas

Plantas

O melhor ao criar iguanas é fazer com que elas se sintam em seu habitat natural. Para isso, você deve adaptar o viveiro o máximo possível para que ele pareça com a natureza. Adicionar algumas plantas será importante para simular o habitat natural do animal. Porém, tenha cuidado com as plantas que vai colocar, pois é possível que a iguana se alimente de alguma delas.

As plantas mais recomendadas são:

  • Acácia
  • Babosa
  • Bambu
  • Cardo
  • Árvore-de-jade
  • Dente-de-leão

Esconderijo

As iguanas são medrosas, mesmo que não pareçam. Para que não se sintam vulneráveis ou desprotegidas, é importante que tenham um esconderijo em seu ambiente. Isso lhes ajudará a se sentirem seguras diante de possíveis ameaças, como estranhos chegando perto ou algum ruído repentino.

Comida

As iguanas não precisam de uma alimentação complicada. Você pode oferecer frutas, ração apropriada para a espécie e vegetais. Também há suplementos vitamínicos para répteis que serão muito úteis para fornecer à iguana todos os nutrientes que precisa.

Por mais que pessoas que se acham especialistas falem isto para você, não dê insetos para a iguana comer. As iguanas são herbívoras, portanto, não precisam de outro tipo de alimento além de vegetais. O excesso de proteína no organismo pode prejudicar sua saúde.

Se você seguir esses conselhos, poderá fazer com que seu animal de estimação seja feliz, tendo uma vida longa e saudável.