Cuidados com uma mascote prenha

· abril 2, 2018

Tal como acontece com as pessoas, a gravidez de uma cadela ou de uma gata é um momento muito bonito. Compartilhar essas semanas com elas faz com que se sintam seguras e mais preparadas para a chegada de seus filhotes. Neste artigo, oferecemos algumas dicas sobre quais são os cuidados com uma mascote prenha.

Quais são os cuidados com uma mascote prenha?

Quer se trate de uma cadelinha ou de uma gatinha que esteja prenha, devemos redobrar as atenções com nossa pet. Embora você tenha que viver uma vida normal, salvo certas exceções, é essencial prestar atenção às necessidades e mudanças do animal. Claro, levá-la ao veterinário é muito importante para que seja realizado um controle, tanto de sua saúde como da dos filhotes.

Cuidados com uma cadela prenha

Preste muita atenção a estas dicas para que sua cadelinha tenha a melhor qualidade de vida possível durante as semanas de gravidez:

Cadela grávida

1. Cuide da dieta

Consulte o veterinário em relação à dose diária de alimentos que você deve dar. Além disso, verifique se há algum tipo de alimentação especial para essa situação. Não se esqueça de que uma mascote prenha precisa de mais nutrientes do que em qualquer outro momento da vida.

2. Não se esqueça dos exercícios

Sempre que a gravidez for tranquila, é importante que o animal continue fazendo alguma atividade física. Fazer uma caminhada no parque é uma das melhores opções. Talvez a cadela não tenha vontade de brincar como antes. Respeite os desejos dela, mas tente, pelo menos, andar alguns metros por dia.

3. Evite as mudanças de temperatura

Tanto o calor extremo como o frio podem prejudicar a saúde de uma mascote prenha. Mudanças repentinas na temperatura são indesejáveis. Portanto, é bom protegê-la se ela sair na rua no inverno. Já no verão, escolha as horas do dia de temperatura mais amena para caminhadas. O metabolismo, nessas semanas, será mais acelerado. Mantenha-a perto de uma fonte de calor ou frio dependendo da época do ano.

4. Ofereça água fresca o tempo todo

Independentemente da estação ou temperatura, uma mascote prenha deve ser hidratada mais do que o habitual. Se ela não for muito “fã” de água, você precisará estimulá-la a beber. Lembre-se de trocar a água da tigela diariamente.

Cuidados com uma gata prenha

Embora os gatos sejam mais independentes do que os cães durante a gravidez, sua gatinha precisará de cuidados adicionais.

1. Ofereça-lhe uma boa dieta

Nas primeiras semanas de gravidez, a gatinha pode comer normalmente, mas o tipo e a quantidade de alimento devem mudar. Consulte o veterinário para que ele indique a dose apropriada. Alguns recomendam ração para cachorros porque têm mais calorias e nutrientes.

2. Ofereça leite e água

Nunca pode faltar líquidos disponíveis para sua gata prenha. Aproveite o fato de que os gatos adoram o leite, para oferecer-lhe a bebida pela manhã. E lembre-se de que embora prefiram água “em movimento”, eles podem estar com sede a qualquer momento. Mantenha a tigela de água sempre cheia, não se esqueça disso.

3. Deixe-a brincar e pular

Durante os primeiros estágios da gravidez, uma gata segue sua “vida normal”. Então, você a verá correr, escalar e saltar em todos os lugares, como costuma fazer. Ela sozinha vai parar de se comportar assim quando ganhar um pouco de peso ou não tiver tanta energia quanto antes. Quando isso acontecer, encoraje-a a caminhar um pouco, mesmo que seja ao redor da casa. As brincadeiras tranquilas são permitidas.

Gata grávida

4. Prepare um “ninho”

Sua gatinha adorará ter um lugar calmo, longe do ruído e do movimento e, ao mesmo tempo, quente o suficiente para dar à luz. Crie esse canto especial com antecedência para que ela possa conhecê-lo. Você pode usar uma caixa de papelão com jornal e uma pequena almofada.

Finalmente, seja uma gata ou uma cadela, além dos cuidados com uma mascote prenha, ela vai precisar de muito amor, atenção e dedicação durante esse momento de sua vida. O animal estará em uma etapa muito importante e quer compartilhá-la com seus donos. Aproveite a oportunidade para mimá-la mais do que o habitual e faça com que ela entenda que será acompanhada em todos os momentos.

Fonte da imagem principal: Julian Rodriguez