Devo colocar um ventilador para o cão se fizer calor?

novembro 8, 2017

Existem muitas dúvidas sobre se devemos colocar um ventilador para o cão quando as altas temperaturas espreitam. Quer saber a resposta? É verdade que o ar diretamente dirigido a eles costuma incomodar, mas eles passam calor, assim como nós.

Apesar de seus pelos servirem como um protetor durante as altas temperaturas, bem como para as baixas, isso não significa que eles não as sofram. E mais, como a pele deles não transpira, há muitas chances de que venham a sofrer de uma insolação e, também, desidratação.

Por isso, se a seu amigo de quatro patas não se incomoda com o ar direto que o ventilador lhe proporciona, não há nenhum problema em se colocar um ventilador para o cão. E mais, o provável é que ele te agradeça enormemente por isso.

Devo colocar um ventilador para o cão nos dias de calor?

Há muitas maneiras de evitar que seu cão sofra além da conta as consequências das altas temperaturas. Se você o ajudar, evitará que ele venha a sofrer de uma insolação.

Para desfrutar verdadeiramente da companhia de um cão, você não deve treiná-lo
para que ele se torne um semi-humano. O ponto é deixá-lo ser mais cão.
-Eduard Hoagland-

A primeira coisa que deve fazer é evitar que ele esteja em situações que propiciem a insolação. Por exemplo:

Cachorro com a língua de fora, passeando de coleira

  • Não o deixar no carro. Não são poucos os que vão fazer compras no supermercado e, se levam o cão, o deixam no carro, com as janelas fechadas ou um pouco abertas. Diremos algo a você, fechadas ou abertas, o efeito é o mesmo: efeito estufa. Sim, o carro aquecerá em excesso e seu cão poderá inclusive morrer se você o mantiver lá por muito tempo. O melhor é deixar seu peludo em casa.
  • Não o leve para passear nas horas em que as temperaturas estão muito altas. Esta é outra falha. É verdade que seu cão deve sair três vezes ao dia, mas as rotinas horárias têm que ser diferentes no verão e no inverno. No verão, você não poderá levá-lo em uma hora que faça muito calor, pois o animal poderá sofrer danos.
  • Não o deixe amarrado sob o sol. Há quem deixe o cão na porta do supermercado em pleno sol, ou os que querem que seu cachorro fique apenas no quintal ou em uma sacada onde não há sombra. Nos últimos anos ocorreram casos de peludos que, tentando fugir de tal situação, se jogaram da varanda.

Além de colocar um ventilador para o cão, você deve seguir estes conselhos

  • Evite o sobrepeso. Se seu animal de estimação sofre de sobrepeso, ele está mais propenso de vir a sofrer uma insolação, e poderá, inclusive, morrer por causa disso. Coloque seu pet em uma dieta para evitar que isto ocorra.
  • Leve em conta sua raça. Há cães de raças específicas que correm mais perigo durante as altas temperaturas. Também os cães idosos e os filhotes são mais delicados em relação a isso.
  • Sim ao ar condicionado. O ar condicionado também é bom para os cães e, se você tem um na sua casa, não pense duas vezes para usá-lo. Todos esses mitos de que os cães ficam resfriados ou que podem adoecer por conta do ar não são verdadeiros.
  • Sim ao ventilador. Tudo dependerá de como o seu cão reage a isso. Alguns se assustam, outros odeiam devido ao ar direto, e alguns desfrutam. Ninguém melhor do que você conhece seu pet. Por isso, se pensa em colocar um ventilador para o cão, se pergunte se essa é uma boa ideia, e você saberá a resposta devido à personalidade dele.

O que fazer diante de uma insolação

Se você perceber que seu cão está sofrendo uma insolação, siga estes conselhos:

Cachorro bebendo água

  • Gelo. Se você o tem à mão ou há um lugar onde pode comprá-lo, não pense duas vezes, coloque o gelo em sua cabeça, em seu pescoço e em sua barriga. São os três lugares do corpo que mais sofrem com as altas temperaturas.
  • Água. Se não há gelo, mas há água, jogue sobre sua cabeça e, também lhe dê um pouco para beber. Não o force, deixe que ele beba a que aceitar.
  • Quando chegar em casa, uma ducha de água fria o ajudará, ainda que ele já tenha se recuperado da insolação.