Dicas para cuidar de seu Pintassilgo
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O Pintassilgo, cujo nome científico é Carduelis carduelis, é um pássaro alegre que traz sorrisos a qualquer lar. Principalmente por suas cores vivas e seu agradável canto, ainda que também seja de temperamento nervoso e personalidade sensível. Por sua maneira de ser e sua complexidade física, ele precisa de cuidados especiais. Portanto, tome nota destas dicas para cuidar de seu Pintassilgo, elas são geniais.
É necessário saber detalhadamente como cuidar de seu pássaro para ter um animal de estimação saudável e feliz.
O lar do Pintassilgo
Os Pintassilgos precisam voar, e para isso é necessário espaço. Uma medida mínima aceitável para a altura da jaula é de 50 centímetros. Essa jaula deve incluir poleiros que lhe permitam pousar depois de um voo. Dessa forma, suas patas e asas ficarão exercitadas. Além disso, ele terá a importante sensação de liberdade que precisa para se sentir tranquilo.
A gaiola deve estar localizada em um lugar ventilado, mas não deve receber luz solar direta. O lugar deve ser protegido de correntes de ar e de vapores quentes, por isso é recomendável evitar a cozinha e o banheiro.
A gaiola do Pintassilgo deve estar fora do alcance de animais, como ratos e outros roedores, que possam ameaçar sua vida. Também deve-se evitar o contato com pássaros silvestres, eles não irão ferir o Pintassilgo, mas poderão transmitir doenças e parasitas.
Alimentação apropriada para cuidar de seu Pintassilgo
Os Pintassilgos são granívoros. A natureza desenhou seu bico e aparelho digestivo para consumir sementes. Estas sementes devem ser combinadas. Uma particularidade da dieta do Pintassilgo é que ela deve ser variada para cumprir com todas as necessidades nutricionais.
A alimentação do Pintassilgo depende da etapa de vida do pássaro. Também das condições ambientais que se apresentam e do período do ano.
Algumas sementes que os Pintassilgos podem consumir são: alpiste, papoula, aveia, cânhamo, colza, linhaça, gergelim e perila. Podem consumir também frutas como damasco, ameixas, figos, morango, maçãs, laranjas, peras, banana e melancia, entre outras.
Frutas e verduras para alimentar seu Pintassilgo
Ele também pode se beneficiar de verduras como tomates, alfaces, brócolis, cenouras, espinafre e pepino.
Você deve se certificar de que todas as frutas e verduras estejam bem lavadas antes de dá-las ao Pintassilgo. Também é importante verificar que elas não tenham estado em contato com pesticidas ou inseticidas que possam afetar a saúde do pássaro. Para eliminar estes resíduos, deixe as frutas e verduras em água com bicarbonato de sódio durante duas horas e depois lave-as novamente.
Os alimentos frescos devem ser trocados várias vezes ao dia. Dessa forma, evitamos que o Pintassilgo os consuma em estado de decomposição.
Em certas etapas de sua vida, como a época de muda, o Pintassilgo pode precisar de um complemento vitamínico. Este suplemento deve ser rico em proteínas, para que contribua com a regeneração de suas plumas. Nesse caso, podem ser incorporados a sua alimentação gérmen de trigo, soja ou levedura.
Existem outras recomendações segundo a temperatura. Se o Pintassilgo estiver localizado em um ambiente frio, recomenda-se aumentar seu consumo calórico com sementes oleaginosas, como as de girassol ou de linhaça.
Hábitos de higiene
Entre as dicas para cuidar de seu Pintassilgo, destacam-se as relacionadas com a higiene. Trata-se de reduzir os riscos de que ele contraia doenças e infecções prejudiciais para sua saúde. Alguns passos a seguir são:
- Retirar os excrementos da gaiola diariamente.
- Trocar a água ou colocar um dispositivo que conserve sua qualidade por mais tempo.
- Soprar o recipiente de comida diariamente para eliminar os restos das sementes vazias.
- Evitar que a comida do pássaro caia no chão da gaiola para impedir que esteja em contato com excrementos.
- Limpar a gaiola e seus poleiros uma vez por semana de maneira profunda.
Como medida de higiene especificamente do Pintassilgo, é necessário desparasitá-lo o número de vezes ao ano que o veterinário recomendar. Também é importante escolher o tipo de desparasitação correta para sua idade, tamanho e condição física. Nas lojas de animais existem opções em pó, spray e unguento.
Cuidar da temperatura ambiente
Esta talvez seja uma das dicas para cuidar de seu Pintassilgo mais difícil de ser seguida. Os criadores não podem controlar a chegada das estações do ano. No entanto, devem fazer o possível para controlar a temperatura ambiente dentro de suas possibilidades. As mudanças bruscas de temperatura afetam o sistema imunológico do Pintassilgo, facilitando o aparecimento de doenças. Especificamente as altas temperaturas podem afetar estes animais.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.