3 dicas para que o seu cachorro faça suas necessidades no lugar certo
Continuamos em nossa batalha para educar nosso animal de estimação e torná-lo um cão bem comportado e educado. A criação dele é muito importante e é por isso que você tem que começar a ensiná-lo desde filhote, assim será mais fácil conseguir dele o que queremos.
A primeira coisa que devemos ensinar ao cachorro, e que não devemos parar até que ele aprenda, é a fazer suas necessidades onde deve. Caso contrário, sua casa pode se transformar em um chiqueiro, pois vai ser difícil eliminar o cheiro.
Além do mais, os cães devem ter locais certos para fazerem suas necessidades, pois com isto você evitará muitos problemas de educação a curto prazo.
Nós iremos te passar 3 dicas para ensinar o seu cão a fazer suas necessidades onde deve.
Informações preliminares
Você tem que entender que o seu cão não nasce sabendo, portanto, você é responsável pela educação dele, neste caso, você irá ensiná-lo a fazer xixi e defecar onde deve.
Para isso, você tem que ser persistente e não desistir, lembre-se que é através de repetições que o seu cão vai aprender.
Determine um lugar para que ele faça as suas necessidades, é essencial que seja longe do prato de comida e também do de água. Uma vez que você tenha escolhido o local, você deve cobrir tudo com um jornal.
Atualmente, também vendem uma espécie de tapete higiênico que imita um gramado, onde ele poderá se aliviar.
É muito importante que você não se esqueça de recompensar o seu cão com uma carícia ou com seu biscoito favorito, se ele fizer a coisa certa.
Três dicas essenciais
Uma vez que você já determinou o espaço que vai servir como banheiro, é hora de ensinar como e quando usá-lo. Lembre-se que é mais fácil do que parece, você só precisa seguir 3 passos básicos.
O Meus Animais sempre ensina que não se deve bater ou maltratar nossos animais de estimação, você não irá conseguir nada maltratando-os e é melhor ensinar com amor e recompensá-los quando eles fizerem a coisa certa.
-
Estabeleça um horário
É o primeiro e o mais importante de todos os passos. O cão é uma criatura de hábitos e se você conseguir determinar um horário para tudo, você ganhará no futuro, não só por ele se aliviar onde deveria, mas também pelo sucesso em outros treinamentos.
O cão, normalmente, faz suas necessidades quando acorda, pela manhã, mas também quando ele termina de comer ou beber.
Então, quando você acordar de manhã, deve levá-lo para o local escolhido como banheiro, com certeza, em breve, ele passará a fazer as necessidades dele somente lá.
Além do momento em que acordam, pela manhã, os cães muitas vezes precisam ir ao banheiro a cada meia hora depois de comer (mais ou menos).
Desta forma, recomenda-se que você também determine um horário para as refeições, assim você poderá calcular que o tempo médio em que ele irá fazer suas necessidades e poderá guiá-lo para onde o jornal está servindo como banheiro.
-
Recompensá-lo
Outro conselho básico para o seu cão para fazer suas necessidades onde deve é recompensá-lo quando ele fizer no local certo.
Com horários estabelecidos, aponte para o banheiro e incentive-o a fazer as suas necessidades lá. Quando você conseguir, é muito importante mostrar entusiasmo ao seu cão e felicitá-lo, seu cão notará quando você estiver feliz.
Se necessário, você também poderá presenteá-lo com o seu petisco preferido.
-
Aí não!
Quando você ver que ele vai fazer suas necessidades no local que não é o determinado, diga um sonoro e firme “NÃO” e conduza-o imediatamente para o lugar certo.
Não hesite em mostrar o que ele tem feito de errado, fale com firmeza, mas sem agressividade.
Mas se você voltar do trabalho, para casa, ou depois de um período de tempo ausente e ver que seu animal de estimação fez suas necessidades em um lugar que não é o determinado, não o puna e nem brigue, já que ele não vai entender nada.
Ele não vai associar a sua raiva com algo que ele fez de errado.
Não se desespere se você não conseguir que o seu cão faça xixi e coco onde deveria, você vai ver que, com paciência e tenacidade, você vai conseguir.
Basta seguir as dicas dadas acima. Boa sorte!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.