Educar um cão é uma luta entre o coração e a razão
É certo que você deve se lembrar como foi o primeiro dia, quando você trouxe o seu pequeno filhote para casa. Ele te olhou de forma meiga quando você o deixou em seu lugar, perguntando-se: quem será esse ser humano? Você o olhou com amor, desejoso de lhe dar o melhor e de fazer dele um bom cão, mas com algum temor de não saber como educá-lo.
Quando os dias foram se passando, você foi aprendendo a rir das pequenas coisas que ele fazia, o sentimento dos primeiros mimos, seu coração foi se enchendo de ternura e seu amor por ele foi crescendo ainda mais.
Inclusive, se ele não te obedecia, se quando você lhe dava uma ordem e ele ignorava, e mesmo assim você não podia deixar de se alegrar. Mas, essa é uma boa atitude na hora de educar um cão?
A verdade é que encontrar o equilíbrio entre o amor que sentimos por nosso animal de estimação e o que queremos que ele aprenda é difícil, muito difícil.
Teremos que tentar controlar os nossos sentimentos e emoções e não deixar que o animal perceba que não estamos sérios e que nosso amor por ele está acima de sua obediência. Você deve ser amigo de seu cão, mas acima de tudo, deverá ser seu dono e líder.
Educar um cão: Você é o dono
Você se lembra da primeira vez que você colocou um jornal para que seu cão fizesse suas necessidades nele? Sabemos que ele deve ter começado a morder o papel e a o arrastar por toda a casa.
Você certamente o perseguiu para que ele te desse o papel. Foi uma ocasião divertida, mas essa atitude não ajuda muito na hora de ensinar o seu cão que as necessidades dele deveriam ser feitas no papel.
Se você não quer que isso aconteça eternamente, deverá aprender a ser o dono e o líder, não só o amigo de seu animal de estimação. Isso poderá ser mostrado com pequenos gestos que em nada afetarão o amor que sente por ele e que terá que continuar demonstrando para o resto de sua vida.
- Seja amoroso, mas firme. Quando der uma ordem ao animal, uma das principais formas de educá-lo, não deixe de ser amoroso, mas mostre firmeza e seriedade em sua voz. O cão deve ter claro o que você está pedindo a ele e você deve saber que quando ele se aproximar de ti ou quando te lamber, que isso não trará o resultado que você espera.
- Cumpra com o que pede. Se você tiver ensinado ao animal que não faça algo, como por exemplo, não subir no sofá, então não permita que ele o faça nunca, sob nenhuma circunstância, nem mesmo se estiver doente ou porque você gosta dele ao seu lado. É melhor que seja você quem desce do sofá para ficar com ele e, assim, você não irá confundir o animal. Lembre-se também que todos os membros da família deverão agir da mesma forma. É um bom método para educar.
- Decida quando e onde. É você quem deve decidir quando e onde se come, quando e onde se dorme, quando e onde se sai e um comprido etecétera. Não é o animal quem toma essas decisões. Nem você deverá ser um tirano, mas o animal deve ter claro quando e onde fazer o que.
- Não vá atrás dele. Quando o levar a passear não permita que seja ele quem siga na frente, ele deverá ficar sempre ao seu lado. É você quem leva as rédeas nessa relação, e neste caso, também a correia. Não dê puxões fortes na correia se ele não te obedecer, faça apenas suaves e breves puxões quando necessário. Se você o soltar em algum lugar em que ele possa correr e não obedecer ao seu chamado, volte a colocar a correia nele em sinal de castigo. Ele deve saber que você é o líder de sua matilha.
Educar um cão: Não mostre fraqueza
Essas palavras poderiam resumir todo este artigo. Como dissemos em várias ocasiões, os cães descendem dos lobos, quem andam em grupos. Todo grupo necessita de um líder e se o cão não ver clara a figura de seu líder, ele mesmo se auto-proclamará como tal. Não permita isso.
Se diante de qualquer mimo, lamento, choro ou carinho de seu cão você se enche de ternura e esquece suas ordens ou as coisas que antes ensinou, ele irá se esquecer de tudo e você terá que começar desde o começo novamente. Lembre-se de começar a educar o seu cão desde bem pequeno. Conforme os cães crescem, fica muito mais difícil educá-los.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.