Ensinar um cão a usar focinheira: veja dicas
Há cães que não têm escolha senão usar uma focinheira. Sendo assim, é preciso acostumá-lo a isso. Alguns devem usar esse objeto ao longo de toda sua vida, outros apenas durante uma época. De qualquer forma, é necessário ensinar um cão a usar focinheira para que possam sair e interagir com outros cães ou pessoas sem colocá-los em perigo.
Os cães classificados como potencialmente perigosos são obrigados a usar focinheiras ao longo de suas vidas, por exemplo. Seja como for, el não deve ser vista como uma punição ou algo negativo para o cachorro.
Ensinar um cão a usar focinheira
A focinheira é um objeto estranho que o cão tem que carregar apoiado no nariz, por isso é desconfortável. Ensinar seu cão a usá-la é necessário para que ele não a perceba como uma punição ou algo negativo. Se o cão sair com desconforto por nunca ter colocado uma focinheira, é possível que as caminhadas sejam de má qualidade.
Sendo assim, tentará retirá-la, ficará frustrado e não vai farejar. Portanto, não vai caminhar à vontade. Como sabemos, para um cachorro, a caminhada é um dos momentos mais esperados do dia. Por isso, não devemos permitir que nenhum cachorro fique sem o seu passeio.
Além disso, vale ressaltar que o fato de um cão usar uma focinheira não significa que seja perigoso. Há muitas razões pelas quais um cão pode usar uma focinheira e ainda ser bem controlado. Por exemplo, os cães de raças potencialmente perigosas são obrigados por lei a usarem focinheiras em lugares públicos ao longo de suas vidas, independentemente do seu comportamento.
Tipos de focinheira
Antes de ensinar um cão a usar focinheira, você precisa descobrir que tipo de focinheira quer usar. Existem vários modelos que você pode escolher. Dê preferência a uma que seja tipo de cesta e tenha aberturas à frente. Dessa forma, você pode dar prêmios quando o levar para passear nas primeiras vezes a fim de estabelecer boas associações com a focinheira.
Apresente a focinheira
Você deve apresentar a focinheira em casa ou em um ambiente muito familiar e seguro para o seu cão. Isso deve ser feito antes de colocá-la pela primeira vez para sair na rua. A focinheira é um objeto muito estranho que não é agradável de usar. Por isso, antes de sair na rua, o cão precisa conhecer bem o objeto ou ficará tentando retirá-la durante todo o passeio.
Para fazer isso, comece tornando a focinheira mais um objeto. Deixe-a sempre ao alcance do animal, ele deve poder cheirar e vê-la entre os brinquedos e outros objetos da casa.
Depois, coloque alguns prêmios ou comida apetitosa ao redor do objeto. Dessa forma, ele será atraído pela focinheira. Finalmente, você pode começar a colocar os prêmios dentro da focinheira. Colocar o rosto em um objeto pela primeira vez é bastante estranho. Portanto, não force seu cão e deixe ele decidir quando se aproximar e colocar o nariz dentro da focinheira.
Pouco a pouco, o cão vai ficar menos hesitante em colocar a cabeça para pegar prêmios. Quando isso acontecer, apresente os prêmios através da abertura frontal da focinheira. Quando ele se aproximar para comer, ponha a focinheira, mas continue dando-lhe prêmios. Assim, o cão verá que embora seja desconfortável, vale a pena usar o objeto.
Repita esses passos algumas vezes e seu cão já associará a focinheira com coisas que ele gosta. Além disso, ela já terá sido usada por um tempo e a sensação de carregar algo apoiado no focinho ficará menos desconfortável.
Brincadeiras com a focinheira
Usar uma focinheira não pode ser uma punição ou uma sentença, já que não é mais do que uma medida de segurança. Claro, lembre-se de fazer jogos e coisas divertidas com o seu cão quando ele estiver de focinheira. Mostre-lhe que você não o está castigando, mas, na verdade, quando ele estiver de focinheira, vai se divertir e brincar com você.
Você não deve apenas colocar a focinheira no seu cão para sair e não brincar com ele. Se for assim, ele acabará descobrindo que nada legal acontece quando está de focinheira. Na verdade, ele vai começar a odiá-la. Por fim, ele vai terminar por associar que, saindo na rua com ela, não vai se divertir. É fácil fazer uma boa associação: nunca torne a focinheira algo negativo.
Ou seja, brincar com o animal de focinheira e colocá-la também quando não for para sair é parte do processo de ensinar seu cão a usá-la. Não deixe cair na rotina e se tornar algo previsível.
As outras pessoas e o focinho
Você passará por pessoas na rua que têm medo de seu cachorro porque estão de focinheira. É provável que os proprietários de outros cães não os deixem se aproximar. Afinal, muitos veem um cão com focinheira e pensam que é perigoso. Entretanto, isso pode não ser a realidade. Afinal, há cães que obrigatoriamente precisam usar uma focinheira quando saem de casa, mesmo que não tenham nenhum tipo de atitude agressiva.
Isso é tremendamente injusto se seu animal de estimação não for do tipo violento. Há algumas coisas que você pode fazer para que seu cachorro passe e tenha menos olhares suspeitos:
- Escolha a focinheira mais discreta e a que tenha melhor camuflagem com a cor do seu cão.
- Decore a focinheira com cores bonitas.
- Caminhe com um outro cão sem focinheira ao lado do seu cão. Dessa forma, você pode mostrar que seu cachorro não tem nenhum problema de personalidade agressiva.
- Evite atravessar lugares onde há pessoas. Se, de fato, seu cachorro tiver que usar uma focinheira porque ele não gosta de pessoas ou cachorros, evite-os. Você vai evitar muitos problemas e reduzir os níveis de estresse do seu cão.
Como a guia, a focinheira é um elemento artificial. Você deve ensinar um cão a usar focinheira para que ele possa ser quem normalmente é também durante as caminhadas. Não é difícil e a vida do seu cão mudará radicalmente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.