Como ensinar um filhote a fazer suas necessidades
Se você tiver tomado a decisão de adotar um filhote, deve saber que irá assumir a responsabilidade de uma criatura. Assim, caberá a você alimentá-lo, brincar com ele, mimá-lo e principalmente educá-lo. É muito importante que sua educação comece no mesmo momento em que ele chegar ao seu lar, já que quanto mais adulto ele for, mais difícil será educá-lo.
A primeira coisa que você tem que determinar é o lugar onde o filhote terá que fazer suas necessidades. É necessário que ele seja um cão limpo, isso evitará um monte de problemas. Quer saber como ensinar o seu filhote a fazer suas necessidades no lugar que você escolheu?
A escolha do lugar para fazer suas necessidades
Até que ele tome as vacinas, não é conveniente que você leve o seu cachorrinho para a rua e ele também não deve se relacionar com outros animais. Até então, você deverá ensinar seu cachorrinho a fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar.
Para isso é preferível que você espere que o seu cão faça suas necessidades pela primeira vez no local que ele escolheu, se você considerar que está bom, considerando que tem que ser um local afastado de sua comida e da água, é hora de colocar os jornais no chão. Quando você estiver em casa, deverá controlar para que ele realize ali suas necessidades.
Estabelecer uma rotina
Pense nos momentos mais habituais, quando o seu animal de estimação irá fazer as suas necessidades, estes são: depois de comer ou beber, ao despertar ou depois de brincar, assim você poderá aproveitar para controlar que ele faça no lugar escolhido. No momento que for evacuar, o cachorrinho começará a girar em torno de si mesmo, esse é o principal sinal.
Assim, procure estabelecer alguns horários de refeição, brincadeira e repouso, dessa maneira será mais fácil saber quando ele vai fazer suas necessidades, deste modo poderá educá-lo e lhe advertir sobre o lugar correto.
Chegou o momento de ensinar o filhote!
É muito importante que você seja constante no processo de educação de seu cão, não se renda! Já que é primordial que seja contínuo o processo de adestramento. Assim, observe quando o seu cachorrinho quer fazer suas necessidades, nesse momento, leve-o ao lugar escolhido por você e deixe-o lá. Quando ele terminar, você deverá premiá-lo com uma guloseima ou com outro petisco que o agrade.
Se fizer suas necessidades em um lugar que não é o escolhido, você deverá dizer um “não” contundente e que ali não se faz, é conveniente que você o leve onde estão os jornais.
Um ponto muito importante é que se você tiver saído de casa e ele fez suas necessidades no lugar errado, que você não brigue com ele, porque ele não irá entender. Você terá que corrigi-lo no mesmo momento. Não se preocupe se ele não aprender imediatamente, pense que seu filhote é como uma criança e que necessita de seu tempo, você apenas necessita de paciência e perseverança.
Não cometa o engano de lhe castigar e muito menos o de esfregar o focinho dele em seus excrementos, isso não deverá ser feito de jeito nenhum.
É hora do passeio
Assim que o seu cachorrinho puder sair, é preferível que ele faça suas necessidades na rua, assim é hora de trocar a área do banheiro. Mas você não deverá tirar os jornais até que o seu cachorrinho tenha aprendido por completo a fazer suas necessidades fora de casa.
Não pretenda que ele faça suas necessidades fora de casa no primeiro dia de sua saída para a rua, já que ele está acostumado a fazê-lo no lugar que você determinou, tudo é um processo contínuo. Não se frustre se passar horas na rua e ele não fizer suas necessidades e logo que vocês chegarem em casa ele for juntando os jornais para fazê-lo, já que é normal.
Procure escolher sempre os mesmos horários de saída. Um bom momento para sair é pela manhã, assim que despertar. Quando ele conseguir fazer suas necessidades na rua, você deverá premiá-lo e lhe dizer que o que ele fez é muito bom, ele tem que entender que agora o lugar de fazer as necessidades é na rua e não mais em casa.
Não volte do passeio imediatamente depois que o seu cão fez suas necessidades, você deverá prolongar o passeio por mais alguns minutos. A retirada do jornal deverá ser progressiva.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals. (2015). Perros: Micción (orina) por emoción o temor al saludar. Recuperado el 2 de abril de 2022, disponible en: https://www.sfspca.org/sites/default/files/documents/sp-dog-behavior-excitement-and-fear-urination-during-greeting.pdf
- International Association of Animal Behavior Consultants. (2019). Manual de entrenamiento canino. IAABC. Recuperado el 2 de abril de 2022, disponible en: https://m.iaabc.org/docs/espanol/IAABCManual_digitalv120919.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.