Ensine o seu cachorro a devolver a bola

Brincar com nosso cão é uma das coisas que nós mais gostamos de fazer. Adoramos jogar a bola para ele e ver como ele vai na direção dela, mas quando chega a hora de devolvê-la… Ele não devolve! Como podemos ensinar nosso cão a devolver a bola?

Isso, sem dúvida, não é uma tarefa simples. Mas vamos mostrar um passo a passo muito fácil para conseguir isso em pouco tempo.

Como ensinar nosso cachorro a devolver a bola

Ensinar os nossos animais de estimação a obedecer às ordens é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Por instinto, um cão irá atrás de uma bola, mas devolvê-la já é outra coisa.

Para conseguir isso, primeiro, você deve ter paciência, estar disposto a não gritar e, sobretudo, a usar o reforço positivo, pois é a única coisa que surte efeito para esse objetivo.

Com essas dicas e um passo a passo simples que mostraremos a seguir, você conseguirá fazer com que a brincadeira com seu cachorro com a bola se torne um verdadeiro prazer.

Aprenda a falar frases simples

Os animais relacionam palavras com ações, então, você deve ensiná-lo as 4 frases básicas para ele cumprir essa ordem:

Buscar a bola – pegar a bola – trazer a bola – soltar a bola.

As duas primeiras são fáceis, o animal as realizará por instinto. Ele verá uma bola rolar e irá atrás dela para pegá-la. O difícil é o resto.

Brinque com ele

Para ajudar o seu cachorro a se relacionar com a bola e vê-la como um objeto com o qual ele pode fazer algo mais do que apenas arremessá-la e correr atrás dela, sente-se com ele e brinquem juntos com ela.

Faça seu cachorro se sentar e aproxime a bola do focinho dele para que ele vá começando a se habituar com ela e para que ela chame sua atenção. Deixe-o pegar nela, mas não o deixe levá-la. Agora, é a hora de começar a lhe dar ordens para que ele as relacione.

Começa a partir das ordens

Quando você estiver brincando com ele e pegar a bola, você pode aproveitar para dizer-lhe: “pega a bola”. Desse modo, ele começará a relacionar ambas as coisas. Se ele não tomar a iniciativa de pegá-la, tente dar-lhe a bola até que ele a pegue.

Quando ele conseguir pegá-la, parabenize-o e lhe dê um prêmio. O reforço positivo é a melhor forma de ensinar a ordem a um animal, então, não se esqueça de premiá-lo sempre que ele agir bem.

Depois que ele já tiver pego a bola, vem o mais fácil, fazê-lo soltar a bola. Não o deixe soltá-la até que você permita. Ajude-o, dizendo-lhe “solta” e arremessando a bola, se for necessário. Só o fato de colocar as mãos debaixo do focinho dele deveria ser suficiente para que ele a soltasse.

Tente dar-lhe a ordem durante uns vinte minutos, por vários dias, até que ele consiga soltá-la. Nessa fase, a paciência é fundamental, como dissemos bem no começo.

Quando ele soltar a bola sem você ordenar isso, diga-lhe “não” e volte a dar a ordem para que ele aprenda a relacionar a ação as suas palavras. Se ele obedecer, de novo, parabenize-o.

Hora de brincar

Autor: Dirk Vorderstraße

Quando ele tiver aprendido a pegá-la e a soltá-la, já será hora de praticar brincando. Arremesse-a, espere que ele vá em direção à bola e a pegue, chame-o para que ele venha e dê-lhe a ordem para soltá-la. Se ele conseguir devolver a bola nem que seja só uma vez, ele está em um bom caminho e, sobretudo, não se esqueça de premiá-lo.

Trata-se apenas de perseverança e paciência. Assim, você conseguirá fazer com que seu cachorro aprenda as ordens que quiser e que ele seja capaz de estreitar o vínculo que existe entre vocês dois. Lembre-se de que o reforço positivo sempre será a melhor opção.

Recomendados para você