Logo image
Logo image

Enxofre e cães, um remédio ou um perigo?

4 minutos
Enxofre e cães, um remédio ou um perigo?
Última atualização: 04 novembro, 2017

É possível que, ao passear na rua, já tenham visto um pó amarelo em muitos cantos. Bem, isso é enxofre, um “remédio caseiro” que muitas pessoas acreditam que evita que os cães urinem nos cantos. No entanto, nos últimos meses, veio à tona a seguinte pergunta: enxofre e cães, essa mistura realmente funciona? Vamos ver.

Sabemos que encontrar algum canto da casa com xixi do nosso cão não é agradável para ninguém. Por esta razão, diferentes tipos de remédios têm sido criados para tentar evitar “acidentes”. Como muitas pessoas não conseguem evitar que o pet faça xixi apenas colocando garrafas de água ou outras coisas nos cantos, alguns estão usando produtos mais fortes. No entanto, você tem que saber que o enxofre e os cães não são compatíveis.

Enxofre e cães, realmente funciona?

Muitos acreditavam que essa mistura poderia funcionar. No entanto, estudos recentes têm mostrado que, além de não ter sucesso com o objetivo, causa algo pior, mal aos animais.

Não podemos esquecer que o enxofre é tóxicoCom apenas o cheiro, nossos animais podem se envenenar. Na verdade, esta questão tornou-se tão grave, que a polícia nacional da Espanha enviou uma mensagem que pede para que as pessoas parem de usar essa substância para combater a urina dos cães.

Some figure

Mas não é só isso, a polícia também pede que qualquer cidadão que estiver passando na rua e vir a substância, que denuncie o local para que a polícia possa intervir. Isto visa preservar a saúde dos animais.

Não faça mal a si mesmo

Além do dano que os animais podem sofrer, o batalhão de Polícia adverte que esta substância suja as ruas. Além do mais, nos faz respirar sua toxicidade e nos coloca em risco de contrair conjuntivite. E não é só isso, também podemos sentir falta de ar e, até mesmo, vir a desenvolver asma.

Além disso, é uma substância altamente inflamável que pode favorecer os incêndios. Não podemos nos esquecer que o enxofre pode explodir quando em contato com o ar ou com elementos oxidáveis. Portanto, esta substância é um perigo para os nossos animais de estimação e também para nós. Na verdade, a polícia diz que não há provas claras de que realmente misturar “enxofre e cães” seja algo eficiente e que isso se trata muito mais de uma crença popular.

Além disso, a questão se tornou tão grave que em cidades como Valência, Oviedo, Barcelona, Madrid e Málaga, agora é proibido o uso de enxofre nas ruas. Quem fizer isso será multado, o valor das sanções pode chegar a 750 euros.

Remédios caseiros, uma alternativa ao enxofre

Visto que a mistura enxofre e cães não funciona bem, pois o que se pensa ser um remédio se torna um perigo, devemos procurar outras alternativas para evitar que os cães urinem nas portas, nos cantos ou nas ruas.

Some figure

Oferecemos-lhe uma lista de repelentes caseiros que funcionam. Na verdade, não vai prejudicar você ou ao seu animal de estimação ou qualquer outro cão que passar na rua:

  • Limão. A acidez do limão repele os cães. Embora para nós o cheiro de limão seja muito agradável, para os cães é forte e os afasta. Você só terá que preparar uma solução com o suco de dois ou três limões e, depois, pulverizar o local onde o peludo costuma urinar.
  • Álcool branco. O Álcool tem um odor forte que não agrada aos cães. No entanto, não se torna muito agressivo para o sentido do olfato deles se você misturá-lo com água. Faça uma mistura de uma parte de álcool e duas de água e pulverize sobre a área. O vinagre e a amônia têm o mesmo efeito.
  • Pimenta caiena. Seu cheiro forte e seu efeito picante fará com que o animal fuja para outro lugar. É só colocá-la em pó ao lado das portas ou no local onde os cães têm o costume de… você sabe.

Como pode ver, com algumas alternativas naturais você pode chegar longe. Estes remédios caseiros não apenas funcionam, como também não irão prejudicar os animais. Claro, e nem você e nem a sua família. O enxofre e os cães não são uma boa combinação, em nenhuma circunstância.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ayuntamiento de Madrid (2009) Ordenanza de Limpieza de los Espacios Públicos y Gestión de Residuos, de 27 de febrero de 2009. Recuperado el 7 de enero de 2022, disponible en: https://sede.madrid.es/portal/site/tramites/menuitem.5dd4485239c96e10f7a72106a8a409a0/?vgnextoid=4bde9faac2330210VgnVCM2000000c205a0aRCRD&vgnextchannel=6b3d814231ede410VgnVCM1000000b205a0aRCRD&vgnextfmt=default
  • Gupta, Ramesh. (2014) Sulfur and Lime-sulfur. MSD Manual Veterinary Manual. Recuperado el 7 de enero de 2022, disponible en: https://www.msdvetmanual.com/toxicology/insecticide-and-acaricide-organic-toxicity/sulfur-and-lime-sulfur

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.