Como escolher o nome ideal para meu cão

junho 2, 2016

Ao adotarmos um animal de estimação, possivelmente uma das tarefas mais difíceis seja escolher um nome para ele. São muitos os nomes comuns que centenas e centenas de cães já têm e, claro, nosso cão aos nossos olhos é único e especial, portanto, queremos que ele tenha um nome especial e único. Mas, como escolher o nome ideal para um peludo?

Os cães aprenderão o nome deles mais cedo ou mais tarde, mas apenas se soubermos escolhê-lo bem. Considere que há muitos fatores que devemos levar em conta, já que, se por exemplo, adotarmos um cão de raça grande e, quando ele é um filhote, escolhermos para ele um nome de bebê, quando ele crescer não ficará nada bem. Assim para evitar estes equívocos siga os seguintes conselhos.

Escolher o nome ideal para seu cão

O nome ideal: curto

Menino com filhote

Escolha um nome de no máximo duas sílabas e, se for possível, que tenha as vogais ‘a’ e ‘o.’ Não sabemos ainda o porquê, mas os cães reconhecem mais facilmente essas vogais. Se o nome for muito longo é possível que o cão jamais venha a aprendê-lo.

O nome ideal: fácil de pronunciar

Ser original é algo genial, mas quando se trata de escolher um nome para um cachorro a dificuldade é maior: ser original, mas evitando os nomes muito difíceis de serem pronunciados. Se escolhermos um nome muito complicado, isso irá causar problemas para você, para aqueles que conheçam pela primeira vez o seu cão e, também, para o seu cão, já que é possível que ele nunca venha a se adaptar a um nome exótico.

O nome ideal: nome para a vida toda

Como já lhe dissemos antes, você deve escolher um nome para toda a vida de seu cão. Imagine que você passe a chamar de “Puppy” um filhote de Grand Dinamarquês. Na verdade esse nome seria ideal para um Yorkshire toy e não para um cão de grande porte.

O nome ideal: nome de pessoa ou de animal?

Dizem que gosto não se discute. Isso é verdade neste assunto, porque embora muitos sejam favoráveis a alguém colocar um nome de pessoa em um animal de estimação, há outros que nunca o fariam e que inclusive criticam a aqueles que fazem. Em nosso caso, lhe aconselhamos que siga seus gostos e que leve em conta que, seja qual for o nome, deve ser um nome fácil de ser pronunciado e curto, se se trata de um nome de pessoa ou de animal, você decide.

O nome ideal: observe seu cão

Embora sempre desejemos que desde o primeiro dia o nosso cão já tenha um nome, esperar um pouco para conhecê-lo melhor, observar gestos e atitudes, poderá nos ajudar a encontrar o nome ideal para ele. A cor da pelagem ou dos olhos do animal, algumas manchas no pelo ou qualquer mania que ele tenha pode ser de utilidade.

O nome ideal: mantenha o mesmo nome

Cachorro na grama

É possível que seu cão tenha sido adotado e que já tenha um nome e pode ser que você não goste muito do nome que ele já tenha. Mas se o bichinho responde a ele e se sente identificado com tal nome, não troque, isso apenas causará confusão e ele não saberá quando deverá ou não responder.

O nome ideal: escolha bem

Pense que, uma vez que você tenha escolhido um nome, seu cãozinho não demorará muito para identificá-lo, por isso é imprescindível que escolha bem e que não troque o nome depois. Isto não seria uma boa ideia, pois o cão poderia se sentir totalmente confuso.

Escolher o nome ideal para seu cão não parece ser uma tarefa fácil, mas como você vê, há muitos conselhos que poderão lhe ajudar para que você acerte na sua escolha. Lembre-se que essa é uma questão para toda a vida de seu animal de estimação e, portanto, você deverá dedicar tempo a ela.

Estamos certos de que se você seguir os nossos conselhos, escolherá um nome original, curto, fácil de ser pronunciado e que esteja de acordo com à personalidade de seu animal de estimação.