Esse esporte fará de seu cão um campeão

Os animais também devem praticar exercício para não sofrer de obesidade ou de outras doenças, assim como para reduzir a ansiedade e canalizar todas as suas energias. Por isso, no seguinte artigo iremos tratar desse esporte que fará de seu cão um campeão.

Um esporte para o campeão interior que há em seu cão

A disciplina se chama “Obediência Canina Internacional” (O.C.I, na sigla em inglês). Como o seu nome indica, são diversos exercícios para demonstrar qual é o cão mais obediente do mundo. Nesse esporte, não é a raça, o tamanho ou a idade que contam, mas sim a disciplina, o amor e muita prática.

Esse esporte começou na Colômbia há cerca de uma década, e, atualmente, é disputado por diversão ou de forma profissional. A boa notícia é que, mediante esse jogo, você poderá treinar o seu cão.

O evento em si de O.C.I. é regulado por juízes especializados, e é preciso seguir um regulamento, que tem como objetivo medir as habilidades de cada participante. Os concursos estão divididos em diversas modalidades: nas categorias em grupo estão os filhotes, os jovens e os que possuem o grau 0. Nas categorias profissionais, estão os cães dos graus 1, 2 e 4.

Segundo os especialistas, esse esporte é perfeito e preciso em questão de disciplina e treinamento, e busca uma harmonia ou simbiose entre o animal e o seu dono ou treinador. Nas provas, pode-se usar comida ou brinquedos como incentivo, ou até mesmo prêmios, mas é proibido maltratar um animal de estimação dentro e fora da pista.

A Obediência Canina Internacional não exige dos participantes nenhuma característica especial ou de raça. Isso quer dizer que todos os cães podem participar, inclusive os vira-latas. Os filhotes podem começar a ser adestrados a partir dos dois meses de idade.

Como é o esporte que pode fazer do seu cão um campeão?

Trata-se de um circuito com dez exercícios, que incluem a permanência (ficar parado por um determinado tempo), recuperação de objetos, exercícios olfativos, caminhar com o guia sem usar coleira, movimentos que exigem perfeição (nas categorias mais altas) e mudanças de posição a distância.

O regulamento da categoria em grupo, por exemplo, conta com 6 exercícios (todos têm uma pontuação máxima de 10 pontos):

1. Junto sem coleira

O comando que será usado pelo guia deve ser “junto”. O exercício ocorre dentro de um quadrado de 5 metros de largura. O percurso é feito da seguinte forma: o animal corre a uma velocidade normal, em seguida, dá dois giros para a direita e dois para a esquerda, duas meias-voltas e duas paradas. O cão pode perder pontos se fizer alguns gestos, se o guia tiver que dar um duplo comando, se não fizer uma posição corretamente ou se estiver desatento.

2. Deitado em grupo

Os comandos são “deitado” ou “sentado”. Esse exercício pode ser feito com no mínimo 3 cães e com no máximo 6. Todos os cães começam sentados e seus guias ficam a 5 metros de distância. O juiz ordena a posição de cada um dos cães após o afastamento de 10 metros dos guias. O cão perde pontos caso se levante antes da ordem, se latir, se tentar brigar com outros cães ou se alcançar o seu guia depois do comando.

3. Controle a distância

Os comandos são os mesmos do exercício anterior. O cão se senta e o guia fica a 3 metros de distância. Quando o juiz der a ordem, o cão deve mudar de posição e ir até ele. Em seguida, ao ser anunciada uma nova ordem, o cão deve permanecer quieto.

4. Sentado em grupo durante 1 minuto

O comando a ser dado deve ser “sentado”, a execução dessa parte do circuito pode ser feita com no mínimo 3 e com no máximo 6 cães. Os guias ficam a uma distância de 5 metros e, depois, se afastam por mais 3 metros. Durante todo esse tempo, o animal não poderá se levantar nem mudar de posição. São descontados os pontos pelos mesmos erros do exercício em grupo anterior.

5. Enviar o cachorro em alguma direção

Os comandos nesse caso são “em frente”, “de pé”, “quieto” e “junto”. O exercício começa com o cão parado em um canto do quadrado, a 3 metros do guia. O treinador dará as ordens para que ele mude de posição.

6. Sentado e deitado

Os comandos são “sentado”, “deitado e “junto”. O exercício é realizado em um quadrado de 5 metros de lado com um cone em cada canto. O guia vai dizendo para o cão se sentar ou se deitar em cada canto.

Recomendados para você