Evite que seu cão faça travessuras quando vocês estiverem passeando

Levar o nosso cão para passear pode ser muito prazeroso, podendo nos ajudar a relaxar e a desconectar dos problemas. Mas pode ser também o contrário: uma verdadeira batalha. Por que estamos dizendo isso? Porque às vezes os nossos animais de estimação fazem travessuras que não sabemos como evitar.

Certas vezes, essas travessuras podem acontecer devido a dois fatores: o nosso cão não foi bem treinado ou ele quer brincar, mas não sabe diferenciar a hora certa de fazer isso.

Travessuras nos passeios

Vamos ver a seguir as travessuras mais comuns que os nossos cães fazem e como podemos evitá-las.

O meu cachorro não me dá bola

Às vezes, podemos achar que o nosso cão foi bem treinado, já que nos obedece quando o chamamos. No entanto, esse pensamento é justo o que nos faz soltar o cão quando estamos na rua. É nesse momento que enfrentamos uma dura realidade: não dão a mínima para a gente.

E por que eles agem assim? É algo novo eles ficarem soltos na rua. Ele conhece cada cantinho da nossa casa, mas a rua… a rua é outra história! É um mundo novo a ser descoberto que desperta o seu instinto mais explorador e aventureiro, pois é repleto de cheiros, texturas, cores e sabores excitantes e desconhecidos para ele.

Quando o cão fica solto, ele acredita que tem o direito de buscar as suas próprias diversões. E é isso o que ele faz. Mas, como você pode evitar problemas?

Não podemos deixar o nosso cachorro solto para explorar o mundo. Para evitar que nos ignorem, devemos interagir com eles, fazer com que percebam que estamos ali, que estamos interessados e que o amamos.

Chame-o para brincar, adestre-o e ofereça prêmios quando aprender. Todos esses gestos farão com que ele perceba que ir ao parque não significa ficar sozinho e descobrir por si só como se divertir, mas sim que é para ficar com você, estreitar o vínculo entre ambos e passar um tempo agradável em sua companhia.

Se levamos o nosso cão ao parque e soltamos a sua coleira, com certeza ele irá começará a se divertir em seguida, mas irá relacionar o seu chamado com o fim da diversão. Por isso, você precisa fazer com que ele veja que é justamente o contrário, que quando está com você é quando se diverte mais.

Se ele para levantando a pata e faz xixi em todos os lugares

Essa é uma das travessuras mais comuns e, talvez, uma das que mais nos tiram do sério. Esse movimento não é feito para esvaziar a bexiga, mas sim para deixar o seu cheiro em cada canto por onde passa.

Você deve adestrá-lo a não agir assim, e a melhor forma de fazer isso é passeando com ele preso na coleira e puxando todas as vezes que ele parar. É claro que isso deve ser feito de forma equilibrada, já que, em certas ocasiões, ele precisa aliviar a bexiga.

Não volta para o meu lado quando o solto

Você precisa se assegurar bem que o seu cão foi bem treinado para responder ao seu chamado antes de soltar a sua coleira.

Como dissemos anteriormente, quando eles estão soltos, querem desfrutar de uma infinidade de possibilidades e aventuras. Por isso, ele não vai querer voltar para o seu lado naquele momento. O melhor que você pode fazer é se assegurar bem antes de soltá-lo e, inclusive, poderá usar guloseimas ou outro tipo de prêmio para atraí-lo.

É importante não gritar com ele, já que isso só vai piorar as coisas, e é provável que ele não faça nada daquilo que está sendo pedido. Lembre-se de que os resultados são obtidos através do carinho, da paciência e do amor.

Se ele for treinado direitinho desde filhote, essas situações não serão um problema. Você precisa se esforçar para estreitar o vínculo com o seu cão, assim, ele será sempre obediente. Não se esqueça de interagir com ele, brincar e atender a todas às suas necessidades.

Recomendados para você