O que fazer se o seu cachorro morder a guia?
Escrito e verificado por a bióloga Ana Díaz Maqueda
Ao passear com o cachorro, são comuns alguns comportamentos indesejáveis , tais como puxar a guia continuamente ou rosnar para outras pessoas ou animais. Também é possível que o seu cachorro seja um daqueles que morde a guia e não presta atenção a outros estímulos.
Embora isso não seja algo que ele faça de forma contínua ao longo de todo o passeio, basta que esse ato se repita todos os dias para que você tenha que repor as guias continuamente. O que se pode fazer para o cachorro não morder a guia? Embora possa parecer uma meta inatingível, fazer um cachorro parar de ter esse comportamento não é tão difícil assim.
Por que um cachorro morde a guia?
O fato de um cachorro morder a guia pode significar que ele está excessivamente excitado. O momento do passeio, em vez de ser a situação perfeita para conhecer e interagir com o ambiente por meio do olfato, é utilizado por muitos cães para que possam se desestressar e reduzir o tédio.
Antes de sair para passear, o cachorro deve estar calmo. E isso não é conseguido apenas através de comandos como “senta” ou “tranquilo”, pois o cachorro deve aprender o autocontrole e compreender que, com esse estado de excitação, ele não vai sair para passear.
Por outro lado, há cães que mordem a guia quando querem se soltar e fugir. Se eles estiverem com medo ou perceberem a aproximação de uma situação desagradável, como, por exemplo, outro cachorro vindo em sua direção, eles podem tentar morder a guia para evitá-la se o tutor não entender os seus sentimentos e emoções.
Quando o cachorro morde a guia por causa de um estado de agitação
A maioria dos cães morde a guia ao sair de casa porque estão entediados há várias horas e precisam liberar o estresse que acumularam. Essas situações devem ser trabalhadas a partir de duas perspectivas diferentes. Vamos mostrá-las a seguir.
Trabalhar o olfato e exercícios mentais
Sem dúvida, o exercício físico cansa o corpo, mas a atividade mental pode ser ainda mais exaustiva. Os cães trabalham as suas mentes através do nariz. Portanto, se você quiser que o seu cachorro saia focado e um pouco cansado para passear, ele deve primeiramente se exercitar em casa.
Experimentar diferentes jogos de olfato antes de sair para passear tornará a caminhada muito mais confortável para os dois, o humano e o cachorro. Ademais, isso também fará com que o cachorro passe mais tempo farejando na rua, concentrado nos estímulos olfativos e não em morder a guia. Esse comportamento não será mais tão motivador quanto o mundo a ser descoberto.
Se o seu cachorro morde a guia, pratique o passeio
Depois de praticar com os jogos de olfato, o cachorro deve aprender a sair de casa. O pensamento estabelecido de que o cachorro deve ser o último a sair pela porta para que ele não pense que ele é o líder é algo que já foi desmentido e descartado por especialistas em psicologia canina.
Um cachorro deve sair quando quiser, antes ou depois de você. Porém, se você quiser sair primeiro, recompense-o por esperar dentro de casa até você chamar. O mais importante nessa questão é que o cachorro deve controlar os seus impulsos e a sua energia de querer sair rápido e animado.
Para isso, só devemos colocar a guia, coleira ou peitoral quando o animal estiver tão calmo quanto possível – de acordo com a sua personalidade. Se ele estiver agitado, você terá que esperar um pouco até que ele se acalme. Os jogos de olfato anteriores e comandos básicos como “NÃO” ou “senta” podem ser muito úteis para isso.
Evite falar continuamente durante o passeio
Quando passear com o seu animal de estimação, se você der comandos continuamente, no final ele acabará por ignorá-los. Você deve aprender a conduzir o cachorro com a guia. Pequenos e suaves redirecionamentos vão ajudar o seu cachorro a prestar mais atenção quando você precisar.
Pelo contrário, se você gritar ou puxar a guia abruptamente, o cachorro não vai entender nada. Ele vai entrar em um ciclo de estresse, mordendo ainda mais a guia e se envolvendo em outros comportamentos indesejáveis.
O objetivo é que o cachorro demonstre interesse pelos estímulos olfativos presentes ao seu redor ao sair de casa. Sem dúvida, para isso, você deve deixá-lo farejar tranquilamente e segui-lo até o lugar que ele precisar farejar.
Se um cachorro não farejar durante o passeio e caminhar continuamente ao seu lado sem prestar atenção em nada, será um cachorro desequilibrado. No entanto, isso não significa que você sempre precise ir para onde o cachorro quiser, porque ele deve aprender quando pode e quando não pode. O que você nunca deve esquecer é que o passeio é para ele, não para você.
Se você quiser que um cachorro que morde a guia pare de fazer isso, você deve trabalhar fora dessa situação. Melhore o autocontrole, a autoestima e o relaxamento do animal. Depois disso, você poderá corrigi-lo com um “NÃO” se o comportamento se repetir esporadicamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cal, R. (2019). Habla con ellos: educación canina.
- Patricia B. McConnell. (2015) Al otro extremo de la correa. España. Ediciones invisibles.
- Rugaas, T. (2005). El lenguaje de los perros: las señales de calma. hada kaır.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.