Gravidez felina: o que você precisa saber sobre

· julho 18, 2018

As chaves do período de gravidez felina estão nos sintomas e gestos que as gatas apresentam. A duração da gestação é de um pouco mais de dois meses.

Se você acha ou já confirmou que sua gatinha está grávida e quer dar a ela o melhor neste período, recomendamos que leia o artigo a seguir. Nele você encontrará informações detalhadas sobre a gravidez felina.

Sinais da gravidez felina

Quando pensamos na gravidez de uma fêmea, imaginamos o animal com uma barriga grande. No caso das gatas, isto é visível a partir das quatro semanas. Igualmente, podemos detectar que está ocorrendo uma gravidez por diversos sinais, tanto físicos como comportamentais:

Gata grávida

1. Mamilos rosados

Os mamilos da gata incham desde os primeiros momentos da gravidez. Às vezes, isto também pode ocorrer durante o cio, fazendo com que não seja um indício determinante.

Porém, algo típico desta condição é a coloração dos mamilos se tornar um rosa mais intenso. Você não precisa ser muito observador para notar isso, mesmo com a pelagem do animal por cima.

2. Perda de apetite

Se você tem uma gatinha que adora comer (para não chamá-la de gulosa) e, de repente, ela começa a deixar comida no prato e não demonstra interesse quando você serve sua ração, pode ser que ela esteja grávida.

Claro, você deve levá-la ao veterinário para garantir que não se trata de uma doença. Além disso, a ida será oportuna, já que o especialista irá confirmar o que queremos saber: se a gata está esperando filhotinhos.

3. Mais horas de sono

É verdade que os gatos geralmente dormem de dia e saem para caçar ou brincar à noite, mesmo que também possam estar ativos quando há luz solar. Se sua gata estiver grávida, ela provavelmente passará muito tempo dormindo ou deitada no sofá ou na cama.

Além disso, outra das mudanças de conduta durante a gestação das gatas é que não brincam tanto quanto costumam. Elas pulam e correm menos, e objetos não chamam tanto sua atenção como antes.

4. Comportamento oposto

Isso significa que, se sua gatinha era carinhosa, talvez se torne arisca, e vice-versa. Quando confiam muito em seus donos, as gatas grávidas ficam mais próximas deles, buscando carícias e atenção a todo momento.

No entanto, saiba que talvez a gata se torne mais assustada, desconfiada ou nervosa. Isto é mais frequente em gatas que viviam na rua e foram resgatadas há pouco tempo. Além disso, provavelmente ela irá se distanciar de outros animais que vivem na casa, inclusive daqueles com os quais ela se dá bem.

A gravidez felina semana a semana

A reprodução dos felinos é similar a de todos os mamíferos. O espermatozoide do macho alcança o óvulo da fêmea durante a cópula e em 5 dias é produzida a nidação no útero.

Gestação felina

Durante a gestação

A gravidez felina dura de 64 a 67 dias, um pouco mais de dois meses. O número de gatinhos por ninhada dependerá de vários fatores. Porém, em média, uma gata tem entre um e cinco filhotes.

Entre a primeira e a terceira semana, a gestação não é muito visível, como comentamos. O batimento cardíaco dos bebês pode ser percebido numa ultrassonografia a partir do 20º dia de gestação.

Os embriões possuem cinco centímetros de comprimento e sete gramas de peso no dia 33, mas necessitam de apenas dez dias para duplicar seu tamanho. É por isso que a partir do primeiro mês de gestação pode-se notar a barriga inchada.

Entre a quarta e a quinta semana, a mãe pode ter náuseas. Porém, não se preocupe, isto é normal e deve-se às mudanças hormonais em seu corpo, tal como ocorre com mulheres gestantes.

À medida que os gatinhos vão ganhando peso, a gata também engordará um pouco e talvez queira comer mais que o habitual. É muito importante consultar o veterinário em relação à quantidade e à qualidade do alimento que você oferecerá neste período, já que a gata estará alimentando a ela mesma e a seus filhotes.

Por volta dos 45 dias de gestação, os filhotes desenvolvem seu focinho e a pelagem que os cobrirá durante a vida. Alguns dias depois, é possível detectar o movimento dos gatinhos no ventre materno.

Após a gestação

O parto ocorrerá em torno do dia 65, quando os bebês pesarem entre 85 e 100 gramas, e, pelo menos, medirem 10 centímetros. Você perceberá que o nascimento está próximo ao menos uma semana antes. Isto ocorre pois a gata procurará um lugar isolado, silencioso e tranquilo para dar à luz.

Uma boa ideia é preparar uma caixa de papelão com toalhas e mantas, para que ela se sinta confortável e possa parir sem problemas. No dia do nascimento, seus miados intensos e respiração ofegante alertarão você sobre o que está por vir. Deixe-a ter seus bebês sozinha, mas não descuide caso ocorra algum problema, por exemplo, se os bebês demorarem muito a nascer.