A importância das recompensas após o passeio
As recompensas após o passeio são um detalhe importante que às vezes é esquecido. Se um cachorro é devidamente recompensado pelo seu comportamento, ele vai repeti-lo para receber o mesmo reconhecimento.
Se você quiser saber quais recompensas oferecer ao seu cachorro após os momentos de atividade física ou quando isso deve ser feito, recomendamos a leitura atenta deste artigo.
Quais recompensas podem ser dadas após o passeio?
Assim que voltarmos do passeio, o animal de estimação deve receber uma recompensa. Esse incentivo deve ser dado se ele tiver se comportado bem durante a atividade.
Ademais, isso também é adequado para que ele permita a realização da higiene assim que chegarmos em casa. Dessa forma, reduzimos o risco de espalhar pela casa o que foi trazido da rua, principalmente na atual época de quarentena.
Uma pergunta que pode surgir é o tipo de recompensa que pode ser dado ao animal de estimação. A seguir, vamos falar sobre algumas opções possíveis:
Petiscos
Geralmente, são a recompensa mais usada para premiar os animais de estimação, principalmente quando se trata de filhotes que estão no período de aprendizagem. Por esse motivo, o mercado oferece uma grande variedade de produtos.
É possível escolher opções naturais ou mais processadas. Alguns petiscos naturais que podem ser encontrados na sua cozinha são fatias de melão, banana ou cenoura, entre outros.
- Também existem diferentes tipos de petisco, de acordo com a idade do cachorro. Afinal, um filhote não pode comer o mesmo que um cachorro adulto ou idoso.
Esse tipo de recompensa é muito adequado ao treinar o animal. Assim, ele aprende a executar uma ação ou ter um comportamento específico mais rapidamente.
No entanto, não é recomendável usar esse tipo de recompensa para cães com problemas de peso. É melhor usar outros tipos de reforço positivo, tais como carinhos ou expressões verbais, já que não é apropriado promover um vínculo entre os alimentos e o comportamento quando o animal já tem problemas alimentares.
Carinhos
Os cães geralmente adoram receber o carinho dos donos. Por esse motivo, eles buscam esse prazer por meio de pequenos gestos, tais como empurrar suavemente com a cabeça ou tocar o corpo do dono com o rabo. Você pode aproveitar a atenção do animal para educar. Assim, fazer carinho pode ser um reforço positivo que motiva os cães a obedecer.
Reconhecimento verbal
O reconhecimento verbal também é um tipo de reforço positivo. Por isso, é recomendável recompensar o cachorro com alimentos ou carinhos juntamente com palavras de encorajamento ou satisfação. Os cães são capazes de reconhecer o tom e o humor do dono, de modo que interpretam a alegria como um grande incentivo.
Atividades físicas
Os cães têm muita energia que precisam gastar realizando diferentes atividades. Por isso, atividades físicas como passeios ou brincadeiras são incluídas como reforços positivos.
Assim, é possível dar um comando para que o animal execute uma ação, como sentar-se, por exemplo. Se a ação for executada corretamente, ele será recompensado com uma brincadeira ou um passeio.
Um fato conhecido é que todo processo de aprendizagem requer dedicação e repetição durante um determinado período de tempo. Portanto, não se pode esperar que o animal aprenda tudo em cinco minutos.
Por que eu devo dar recompensas após o passeio?
Os cães são animais que aprendem conceitos através da repetição. Se uma recompensa for recebida ao atender a um comando, como “quieto”, ele vai assimilar esse comportamento. No entanto, os tipos de recompensa precisam ser trocados pouco a pouco.
Inicialmente, a recompensa geralmente é um petisco, um prêmio. Com o tempo, essas recompensas devem ser mais espaçadas e substituídas por gestos ou palavras, embora ainda devam ser usadas, de vez em quando.
Assim, o animal acaba obedecendo porque o dono pediu e, dessa forma, vai associar o comportamento apropriado a um incentivo, seja ele um carinho ou um “Muito bem!”.
Por esse motivo, as recompensas são rápidas e fáceis de administrar. Essa é uma maneira de recompensar uma ação de forma imediata.
O que não pode ser feito?
É necessário ter em mente várias dicas a serem seguidas ao dar uma recompensa ou ao aplicar uma punição:
- Se o animal não cumprir a ordem, a recompensa não deve ser dada, mas nunca devem ser aplicados castigos físicos. A punição violenta pode causar instabilidade mental no animal de estimação.
- Gritar não faz o animal reagir mais rapidamente. Embora possamos gritar em momentos de tensão ou perigo, o animal não vai entender melhor o comando.
- É necessário falar com um tom calmo e firme, que imponha respeito.
- O mais importante de tudo é chamar a atenção do animal assim que ele executar a ação, tanto em caso de recompensa quanto de punição. Caso contrário, ele não vai identificar o comportamento associado à referida ação.
- Ser constante e paciente é outra recomendação a ser seguida pelos donos de animais de estimação.
O mundo do adestramento canino exige tempo e consistência, mas com boas recompensas e carinho, o animal vai aprender a seguir os comandos do dono rapidamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Miranda, Antonio Paramio. Psicología y aprendizaje del adiestramiento del perro. 2a Ed. Ediciones Díaz de Santos, 2010. Accedido 18 de abril de 2020. Disponible en: https://books.google.es/books?id=pp4iBAAAQBAJ&pg=PA89&dq=recompensas+despu%C3%A9s+del+paseo+perros&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwiPxcjg6ezoAhXq8eAKHfzJCRIQ6AEIQDAD#v=onepage&q=recompensas%20despu%C3%A9s%20del%20paseo%20perros&f=false
-
Mikkel Becker .10 de septiembre de 2013. «How to Reward Your Dog Without Using Treats». Vetstreet. Accedido 18 de abril de 2020. Disponible en: http://www.vetstreet.com/our-pet-experts/how-to-reward-your-dog-without-using-treats.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.