Informe-se sobre a doação de sangue de cães
Talvez, assim como aconteceu comigo até agora, este fosse um tema no qual você nunca tinha parado para pensar. Mas a verdade é que, o que acontece se um cão sofre um acidente e precisa de uma transfusão? De onde é obtido o sangue? E agora que paramos para pensar nisso, será que os cães têm tipos diferentes de sangue? Hoje vamos aprofundar um pouco este tema e explicaremos alguns pontos sobre a doação de sangue de cães. Convidamos a todos a aprender junto conosco.
Passos a seguir para uma doação de sangue canina
Assim como no caso dos seres humanos, também são realizados exames exaustivos nos cães para saber se o seu estado de saúde é bom o suficiente para fazer uma transfusão canina com seu sangue.
É preciso determinar claramente que o cão está livre de anemia, danos internos, doenças crônicas e outras coisas que poderiam fazer com que o sangue não estivesse 100%.
Quais cães precisam de uma transfusão canina?
As transfusões são de especial importância para aqueles cães que:
- Estão sofrendo de hemorragias por algum tipo de doença;
- Aqueles que sofrem de anemia;
- Aqueles que sofreram acidentes graves e perderam sangue;
- Os que podem ter algum tipo de doença que chegue a contaminar o sangue.
Quantos tipos sanguíneos existem no caso dos cães?
A quantidade que se extrai de um cão para uma doação de sangue é a mesma que a retirada de pessoas, um pouco menos de meio litro, ou para sermos exatos, 450 mililitros.
Nos cães há 8 tipos sanguíneos diferentes que são os seguintes:
- DEA 1.1;
- 1.2;
- 3;
- 4;
- 5;
- 6;
- 7;
- 8.
Os mais importantes e comuns são o DEA 1.1 e o 1.2, por isso o ideal é que o doador canino tenha este tipo de sangue em sua forma negativa.
Quando vai ser realizada pela primeira vez uma transfusão em um cão não é necessário assegurar-se de que tipo é o sangue, já que não há nenhum caso de rejeição de transfusão canina. No entanto, se em datas posteriores um mesmo cão for se submeter a outra transfusão canina, ela deverá ser do mesmo tipo de sangue do cachorro.
Como deve ser um cão doador?
Devido aos exames exaustivos aos quais um cão é submetido para saber se pode ser um doador, eles devem gozar de excelente saúde. Devem ter todas as vacinas em dia, estar totalmente desparasitados e não apresentar nenhum tipo de doença infecciosa.
Durante um ano, antes de ser doador, o cão será submetido a dois exames completos para comprovar que tudo está bem e que não havia nenhum tipo de doença “oculta” que ainda não havia se manifestado.
Os cães devem pesar pelo menos 20 quilos, e são muito melhores os cães de personalidade tranquila como o labrador, já que não seria necessário recorrer aos sedativos para realizar a extração. Um cão pode doar sangue a cada 8 semanas.
Onde pode ser realizada a doação de sangue canina?
O fato é que há pouca conscientização sobre este tema na maioria dos países, e há pouquíssimos bancos sanguíneos nos quais podemos levar nossos animais de estimação para doar sangue.
É uma pena, já que cada vez mais cães precisam de uma transfusão canina. Nós de Meus Animais queremos chamar a todos que tenham animais de estimação para que sejam generosos e ajudem a salvar as vidas dos animais de estimação de outras pessoas.
Os diferentes bancos de sangue costumam estar situados em diferentes universidades veterinárias, e por isso normalmente os cães que estão localizados ali ou os dos pesquisadores e estudantes que estão diariamente no local são os únicos doadores de sangue canino que existem. Entretanto, suas portas estão abertas para todo aquele que desejar levar seu animal de estimação.
O animal não irá sofrer nenhum dano e tudo é feito de forma totalmente gratuita. Ajude outras famílias a conseguir que seus animais de estimação continuem com eles.
Se você não sabe onde ir para doar o sangue de seu animal, converse com o seu veterinário para que ele possa indicar um local especializado neste tipo de doação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.