Lanches saudáveis para o seu cachorro
Os lanches caseiros são uma excelente forma de dar ao seu cachorro a nutrição que necessita, completa e saudável. O custo é baixo e inclusive podemos aproveitar as sobras de carne, de guisados, de verduras, etc. Na hora de prepará-los, poderemos controlar os ingredientes e evitar os aditivos e conservantes que têm os produtos comerciais.
Benefícios saudáveis
Os lanches caseiros são ideais para os cachorros alérgicos, com problemas intestinais ou que necessitam de cuidados especiais em relação à comida.
É preciso sempre levar em consideração que o chocolate, as uvas-passa, a cebola e o abacate figuram entre os alimentos nocivos e tóxicos para os cachorros, assim, convém excluí-los.
Também temos que controlar a quantidade de lanches. Esse tipo de produtos e alimentos deve ser usados como um prêmio, em nenhum caso como um substituto da alimentação habitual. Bem elaborados, com produtos saudáveis, serão um bom complemento.
Lanches de cereais
Ingredientes
- Farinha integral ou branca, de acordo com a intolerância de nosso amigo canino: 200 g
- 100 g de flocos de aveia ou farelo
- Uma colher de manteiga para tornar os lanches mais deliciosos
- Essência de baunilha ou qualquer outro aromatizante
- Limão ou laranja ralada
- Um punhado de frutas secas, que podem ser nozes (sempre que o cachorro não seja alérgico a esses produtos)
Modo de Preparo:
- O primeiro passo será misturar todos os ingredientes com uma colher pau. Amassaremos até conseguir uma mistura homogênea.
- Podemos dividir a mistura resultante em várias partes e conservar (inclusive congelar) algumas delas para uma próxima ocasião.
- Com as mãos, modele as porções de massa que vamos usar para preparar os lanches. Também podemos utilizar um molde com forma de cachorrinho, osso ou coração.
- Pré-aqueça o forno a 200 ºC e coloque os biscoitos ou lanches sobre o papel para assar. O tempo aproximado de cozimento é de 10-15 minutos. Estarão prontos quando a superfície estiver dourada.
Lanches preparados com sobras
Ingredientes
- Sobras de guisados ou pratos com carne
- 200 gramas de farinha branca ou integral, conforme a intolerância do cachorro
- Uma pitada de sal
- Um pouco de água quente
Modo de Preparo:
- Começaremos misturando bem os ingredientes em um recipiente, com água quente, até que possa se tornar uma massa manejável.
- Pré-aqueça o forno a 180-190ºC. Enquanto o forno vai esquentado, faça bolas usando as mãos, e depois amasse-as com um rolo de madeira, dando-lhes a forma desejada.
Lanches rápidos para micro-ondas
Ingredientes
- 100 g de flocos de aveia
- 100 g de farinha branca ou integral
- 200 g de frango, vitela, restos de pratos ou guisados, livres de gordura e de ossos
- 1 ovo
Modo de Preparo:
- O primeiro passo será bater o ovo e acrescentar a carne e ir misturando tudo com a ajuda de uma colher de pau. Agregaremos o resto dos ingredientes, a farinha e a aveia, mexendo constantemente, para que não fique empelotado.
- Modele os snacks de forma manual, da mesma forma que as receitas anteriores. Sobre uma bandeja ou prato apto para ir ao micro-ondas, asse-os por não mais que 6 minutos em potência média, dependendo das características do aparelho. Para que fiquem bem suculentos, é importante tampar o recipiente onde são assados.
Lanches simples de frango
Ingredientes
- 200 g de frango em pedaços ou restos de refogado de frango, sem ossos nem gordura, nem pele
- 100 g de farinha branca ou integral
- Meio copo de azeite de oliva virgem
- Um punhado de flocos de aveia ou outro tipo de cereais. Os cereais podem ser misturados com a levedura da cerveja para uma melhor consistência
- Um ovo batido
- Essência de baunilha
Modo de Preparo:
- Comece misturando bem o ovo com a farinha e os cereais, batendo até conseguir uma mistura homogênea, sem ficar empelotado.
- Em seguida, acrescente o resto dos ingredientes. Modele os snacks com as mãos e depois com um rolo, para conseguir deixar a massa plana.
- Ase-os em o forno pré-aquecido a 180º C por uns 15 minutos, ou até que fiquem bem dourados. Você já pode oferecer ao seu cachorro uma alimentação muito saudável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.