Como eu limpo as orelhas do meu cão?
Uma maneira de manter as orelhas de seu animal de estimação saudáveis é através de um bom processo de higiene. Preste muita atenção a este artigo, se alguma vez você já se perguntou: como eu limpo as orelhas do meu cão?
Cuidar das orelhas do seu cão é muito importante, porque o ouvido é um dos principais órgãos do cão, a orelha não está associada apenas a sua audição, mas também com a velocidade de resposta e equilíbrio.
Por que devo limpar as orelhas do meu cão?
Um dos principais problemas resultantes da falta de higiene está relacionado com o crescimento e a proliferação de bactérias, além do aparecimento de infecções e fungos.
Também pode ocorrer o impedimento da passagem de ar para o ouvido, o que pode afetar a audição.
Recomendamos a você fazer isto pelo menos uma vez a cada duas semanas, e, assim, evitar o acúmulo de cera nos canais auditivos e o acúmulo de sujeira nas orelhas. A limpeza também permite que você detecte qualquer irregularidade que esteja acontecendo no canal do ouvido de seu animal de estimação.
Uma vez que o cão tenha se acostumado com a limpeza e que ela tenha se tornado um hábito, será muito simples e não vai ser um inconveniente para o seu animal de estimação.
Antes de começar
Antes de prosseguir na limpeza das orelhas de seu cão, é bom que você faça uma inspeção preliminar do estado de seus ouvidos, para que possa detectar qualquer anomalia que ele pode ter. Preste atenção às seguintes situações:
- A otite produz desconforto e coceira dentro do canal auditivo, então o cão vai tentar coçar para aliviar o desconforto.
- Caso o canal auditivo esteja escorrendo algum líquido, pareça irritado, inflamado, vermelho ou sangre, pode ser sinal de uma infecção ou doença. A cor ideal deve ser um rosa pálido.
- Apalpe as orelhas a procura de anormalidades, inclusive as pontas das mesmas. Inflamações e infecções tendem a se espalhar e a causar dor no seu cão.
- Seu cão chora, rosna ou não permite que você toque em suas orelhas ou cabeça.
- A orelha ou o canal auditivo fedem.
- Superprodução de cera
Se o seu cão apresenta algum destes sintomas, é melhor levá-lo ao veterinário para avaliar a sua condição.
Primeira parte: Limpeza externa
A orelha é dividida em duas partes, externa e interna. Limpar o exterior, que correspondente à parte que tem pelos, é relativamente simples:
- Use um pano úmido com água morna e um pouco de shampoo.
- Esfregue suavemente seus ouvidos.
- Faça massagem em suas orelhas e cabeça, para mantê-lo relaxado.
- Umedeça o pano em água morna, sem shampoo.
- Remova todos os vestígios do produto. Deixar resíduos de shampoo poderá causar irritação e reações cutâneas.
- Quando terminar, seque bem os ouvidos com uma toalha.
Segunda parte: Limpeza interna
A parte interna é a mais delicada e a que mais cuidados você deve ter. Ela inclui a parte rosa do canal e as áreas internas do ouvido.
- Pegue um pequeno pedaço de gaze e enrole um de seus dedos nela.
- Insira-a na orelha de seu cão suavemente, tomando cuidado para não para tocar o fundo.
- A gaze vai limpar as paredes e remover os restos de cera que estejam nelas.
- Repita o processo sem irritar ou machucar a orelha de seu cão.
- Quando terminar, recompense o seu cão pelo seu bom comportamento.
O que você deverá evitar
- Não use gaze molhada sobre a área sem pelos ou na área perto do canal auditivo. Se a água chegar até o canal, poderá causar uma infecção, já que a água poderia gerar um ambiente úmido, ideal para as bactérias.
- No mercado você vai encontrar diferentes produtos que facilitam a limpeza das orelhas, estes são especiais para a dissolução da cera acumulada, mas lembre-se de não usar em seu animal de estimação qualquer produto sem antes consultar o seu veterinário, especialmente se eles não forem produtos específicos para cães.
- Algumas pessoas sugerem o uso de soros ou vinagre, embora isso não seja recomendado, pois eles tendem a se acumular e a ficar no canal auditivo. Não insira nada no canal do ouvido de seu animal de estimação, mesmo cotonetes, você poderá lesar gravemente o ouvido de seu animal, vindo a causar surdez em seu amigo peludo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.