Mau hálito em cães: como solucioná-lo?

· agosto 23, 2018
Existem bactérias que ficam no estômago ou na boca e que causam a halitose. Podem ser eliminadas com alimentos naturais e uma escovação periódica.

Uma das coisas mais desagradáveis que você pode sentir em seu animal de estimação é a halitose. Nos animais, especialmente, ela é ainda mais forte do que em humanos. Então, se você quer saber como acabar com o mau hálito em cães, temos alguns conselhos práticos.

Por que os cães têm mau hálito?

Certamente, o odor corporal dos cães é muito diferente do nosso. Embora possa parecer desagradável, é apenas diferente. No entanto, o mau hálito em cães rapidamente salta aos olhos, ou melhor dizendo, “salta” ao nariz.

Este cheiro não é natural de seu corpo, mas sim causado por bactérias que se alojam na boca ou no estômago. Portanto, quando o animal respira, fica ofegante ou late, esse mau odor se espalha no ar. Entretanto, esse cheiro não é natural do seu animal, mas das bactérias que o causam.

Embora essa seja a causa principal, às vezes o mau hálito nos cães é gerado por questões mais simples. Por exemplo, medicamentos ou certo tipo de alimentação. Portanto, existem várias coisas que você pode fazer em casa para acabar com esse cheiro.

Como lutar contra o mau hálito em cães

Através da alimentação

Uma alimentação ruim pode ser uma das principais causas do mau hálito em cães. Uma ração de má qualidade, ou excesso de ração, podem produzir halitose. dieta BARF é altamente recomendada para combater esse mal.

Foi comprovado que, embora a ração seja altamente recomendada para cães, não deixa de ser um alimento com substâncias químicas e aditivos. Portanto, no fim das contas, pode causar mau hálito no seu animal de estimação. Uma dieta com alimentos naturais, mesmo que por pouco tempo, é ideal para eliminar a halitose de uma vez por todas.
Cachorro com tártaro nos dentes e gengivite

Através da higiene bucal

Além disso, a má higiene dental e oral também causa mau hálito em cães. É claro que um cão não pode escovar os dentes sozinho. Diante disso, é nossa responsabilidade, como donos deles, fazê-lo. A verdade é que, por mais que amemos e nos importemos com nossos animais de estimação, a higiene dental é frequentemente esquecida.

Além das bactérias às quais os cães estão expostos, há o problema adicional do acúmulo de tártaro que a ração provoca. Portanto, se não houver um bom hábito de higiene oral, o mau hálito em seu cão aparecerá mais cedo do que você imagina.

Portanto, estabeleça bons hábitos de higiene. Fale com o seu veterinário para ter as orientações necessárias. Escolha uma escova e um creme dental de qualidade e combata o mau hálito dos cães de forma simples.

Remédios caseiros contra o mau hálito em cães

Parece que remédios caseiros também costumam funcionar com nossos animais de estimação. Os que citaremos abaixo são comprovados. Por essa razão, temos certeza de que funcionarão para você também.

Cachorro comendo cenoura: bom para os dentes
  • Dê legumes ao animal. Nem todos os vegetais são bons para o cão. Entretanto, a salsa e a cenoura agem naturalmente contra o mau hálito em cães.
  • Vinagre de maçã. Muitos sabem que o vinagre tem um efeito neutralizante contra os odores. Por essa razão, é ideal oferecê-lo misturado com a água de beber. Entretanto, alguns cães não gostam muito da mistura e é possível que a rejeitem. Dito isso, caso você veja que é o caso do seu animal, não o force a beber. Também existem outras coisas que você pode fazer.
  • Deixe sempre água limpa ao alcance do seu cão. Às vezes, podemos deixar de trocar a água porque vemos que ainda não acabou. Nesse caso, ela só acumulará poeira e outras substâncias que podem fazer o mau hálito aparecer.
  • Guloseimas. Existem muitas no mercado que são úteis para a higiene dental e combatem o mau hálito. Pergunte ao seu veterinário ou até mesmo na loja de animais, quais podem ser mais eficazes para o seu pet.

Se seu cão sofre de mau hálito, você deve ter reparado que não é tão difícil combatê-lo. Basta colocar essas dicas em prática e você verá que o problema se resolverá mais rápido do que imagina.