Melhore a convivência com os seus animais de estimação

Se você tem um animal de estimação, provavelmente se esforça dia a dia para que a convivência de vocês seja a mais prazerosa possível. Quer ser o melhor “papai ou mamãe” que existe, mas isso às vezes não é o bastante. Na verdade, você não sente que as coisas vão bem como devem ser.

O problema de comunicação que existe entre animais de estimação e pessoas pode favorecer isso. Inclusive, você pode sentir que o seu cão está indiferente com você, ou que faz algumas coisas que antes não lhe incomodavam. Não se preocupe, tudo tem solução, e isso também.

Faça com que a convivência funcione

Para que tanto você quanto seu animal fiquem contentes e a convivência vá bem, apenas siga estes conselhos. Lembre-se de que, como para tudo, você precisará de tempo, carinho e paciência.

Esqueça por um momento os dispositivos tecnológicos

cao-que-consegue-voltar-pra-casa

Hoje em dia, em uma era repleta de tecnologia, ficamos mergulhados em aparelhos eletrônicos, esquecendo o resto, quase sem nos darmos conta disso. Faça uma boa reflexão. Se você teve um animal de estimação em uma época em que toda essa tecnologia não existia; o que você fazia ao chegar em casa?

Por acaso você não brincava e passava tempo com esse ser que rouba seu coração todo dia? O que você faz agora quando chega em casa? Você presta atenção em seu animal de estimação? Se não é assim, está na hora de mudar isso.

Não importa o animal de estimação que você tenha, eles são dependentes de nós em todos os sentidos, também no emocional. Portanto, reserve um tempo para seu amigo, pelo menos um pouco todo dia. Não precisa fazer nada especial, quem sabe apenas fale com ele, enquanto você faz carinho nele, ou brinque com ele dentro de casa.

Seja o que for, mas dedique-lhe tempo.

Cuide da saúde de seu bichinho

Não espere que aconteça algo para procurar um veterinário. A partir do momento em que você adota um animal de estimação, você já deve procurar um profissional de saúde animal, ao qual você possa recorrer sempre que precisar.

Ele poderá aconselhá-lo sobre a alimentação do pet, que é importante para que seja completa e ajude o seu animal a manter seu peso ideal.

Além disso, você poderá procurá-lo diante de qualquer anomalia com urgência e não perder tempo no último minuto procurando um médico de confiança.

Deixe que o seu cão interaja

Os animais pertencem a um grupo, quase todos. Os cachorros, principalmente. Se o seu animal de estimação for um cachorro, deixe-o brincar com outros e interagir com outras pessoas.

Às vezes, muitos donos têm medo que seu animal de estimação vá na direção de outros da espécie dele no parque, por exemplo, por receio de que se envolvam em uma briga. Isso não é nada benéfico para o animal, pelo contrário. Eles precisam se relacionar com outros.

Não deixe que ele se sinta só

Muitas pessoas acreditam que os animais existem para ficarem apenas no jardim ou na varanda, mas já alertamos: se você pensa em fazer isso, melhor não adotar um animal. Os animais de estimação são feitos para conviver conosco, em casa, dormir aos nossos pés, se sentar ao nosso lado.

Pode ser que você se preocupe com a higiene, mas se você mantiver limpo e saudável o seu animal, não haverá problemas. Contudo, você não pode negar-lhe a oportunidade de interagir com as pessoas, pois é algo que eles precisam. Tudo isso sem contar que os climas extremos afetam o pet e poderão causar dano à saúde dele.

Não importa o que as pessoas digam

cao-novo-em-casa

É possível que amigos ou familiares, talvez em tom sarcástico ou inclusive com as melhores intenções, não entendam sua atitude com relação ao seu animal de estimação. Tanto faz!

Você sabe que vale a pena dedicar um pouco de tempo e esforço para fortalecer o laço entre o seu bichinho e você e sabe que, além disso, seu animal de estimação merece. Nem todos entendem e nem nunca entenderão, o quão especial é a convivência com um animal que adora você e o qual você adora.

Defenda sua relação e esqueça os comentários negativos. Esforce-se todo dia para que sua convivência com seu animal de estimação seja a melhor e no final você obterá bons resultados.

Recomendados para você