Meu cachorro tem muito apetite

Meu cachorro tem muito apetite

Última atualização: 25 março, 2016

Se seu peludo devora tudo o que encontra pelo caminho e não para de pedir comida, isso não é, sem dúvida, algo normal. As razões pelas quais um cachorro tem apetite exagerado podem ser diversas e com distintos graus de gravidade. A seguir contamos alguns detalhes.

Possíveis causas pelas quais um cachorro tem muito apetite

cachorro e comida

Entre as principais causas pelas quais um cão tem fome excessiva, podemos assinalar:

  • Uma dieta que não cubra suas necessidades nutricionais
  • Parasitas internos
  • Enfermidades
  • Que não pratique atividade física suficiente
  • Que copie as más atitudes dos donos
  • Influência do ambiente ao redor

A consulta ao veterinário torna-se fundamental para detectar problemas atuais ou prevenir inconvenientes no futuro a causa do excesso de alimentação.

Os motivos pelos quais um cachorro tem muito apetite podem ser variados. O veterinário seguramente ajudará a identificar as causas e a encontrar as formas de solucionar este problema.

Como deve ser a dieta adequada para seu amigo peludo

Uma dieta adequada para seu cão deve cobrir suas necessidades nutricionais de acordo com:

  • Idade
  • Tamanho
  • Peso
  • Atividades que desenvolve

Um especialista em nutrição animal poderá ajudar a determinar a melhor forma de alimentar seu cachorro em cada etapa da vida, de acordo com sua escolha, seja ração ou comida caseira.

O certo é que se não for oferecida a ração adequada, de acordo com as características de seu peludo, ele vai ficar com fome e pedirá por mais comida. Por exemplo, se o cachorro gasta muita energia em jogos e passeios, vai necessitar de mais alimento do que o recomendado na embalagem da ração, que é uma indicação generalizada.

Mais exercícios e menos guloseimas entre as refeições

Por outro lado, se seu cachorro não desenvolve atividade física suficiente, certamente suprirá essa falta de exercícios e brincadeiras comendo. E daí para a obesidade é um passo. Tenha em mente que, segundo uma informação difundida pela Associação Mundial de Veterinários de Animais Pequenos, o excesso de peso dos donos tem se transferido para os animais de estimação.

Dessa forma, se seus costumes são sedentários, não os transmita ao seu amigo de quatro patas. Além disso, fique entusiasmado com a ideia de passear e brincar um pouco ao ar livre com seu cachorro. Assim sendo, os dois vão estar mais saudáveis.

Além disso, se você for daqueles que costuma beliscar entre refeições e sempre anda mastigando alguma guloseima, saiba que seu amigo peludo vai querer imitá-lo e não deixará de pedir uma parte cada vez que você levar comida à boca.

Truques para que seu cachorro não coma em excesso

Então, como o ideal é que seu cachorro coma a quantidade adequada de alimento, repartida nas vezes que o veterinário indicar, e evite assim os “extras”, é conveniente:

  • Mantê-lo longe da cozinha quando estiver preparando a comida.
  • Não permitir que ele peça parte da janta ou do almoço quando a família se sentar a mesa.
  • Em vez de criá-lo mal com guloseimas a qualquer hora do dia, seria melhor oferecer um brinquedo para entretê-lo. Ou brinque um pouco com ele.

Quando o excesso de apetite aparece de forma repentina

Às vezes, as causas da fome excessiva podem se relacionar a alguns problemas de saúde, sobretudo se o apetite voraz aparece de forma repentina.

Seu peludo pode ter parasitas intestinais ou estar sofrendo, por exemplo:

  • Problemas hormonais
  • Diabetes
  • Insuficiência pancreática
  • Mal funcionamiento dos rins

Outras causas que podem desatar a fome de seu peludo

tigela de cachorro

Em alguns casos, se de repente o cachorro tem apetite exagerado, este fato pode se relacionar com mudanças no ambiente familiar. A chegada de um bebê ou a adoção de um novo animal de estimação costumam provocar ciúmes e desencadear reações em seu peludo, como a de quebrar coisas, urinar em qualquer lugar ou… engolir tudo o que encontrar pela frente.

Estes transtornos de comportamento podem ser corrigidos com paciência e carinho. É importante ressalvar que o veterinário saberá aconselhar de maneira adequada também estes temas.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.