O nariz seco no cão: quando você deve começar a se preocupar?
O nariz seco no cão não deveria ser motivo de preocupação, na maioria dos casos. No entanto, se isso está associado a outros sinais, poderá estar indicando patologias com diferentes níveis de gravidade, uma consulta com o veterinário de forma mais ou menos urgente é o mais recomendável.
Narizes secos e úmidos
Apesar do nariz dos cães serem famosos por sua umidade, é normal que se ressequem em alguns momentos do dia e frente a determinadas situações. Isto poderá ocorrer quando os cães:
- Estão expostos ao vento ou ao frio;
- Tomam sol durante muito tempo;
- Permanecem em lugares com calefação e com pouca ventilação.
Nestes casos, bastará manter o nariz de seu cão hidratado com algum creme específico indicado pelo veterinário e tentar fazer com que o seu animal de estimação tome água o suficiente para evitar que se desidrate.
Nariz seco no cão: sinais de alerta
Há ocasiões nas quais o nariz seco vem acompanhado de sinais mais preocupantes e que podem acabar em doenças agudas e graves.
Se o seu cão tem diarreias ou vômitos, o motivo de seu nariz seco é a desidratação. Neste caso, uma consulta com o veterinário deverá ser urgente, já que ele pode estar desenvolvendo doenças com risco de morte como a Parvovirose ou a Cinomose.
Por esse motivo, é de suma importância que se cumpra em tempo hábil com o calendário de vacinação de seu animal de estimação.
Também, a Cinomose poderá ser manifestada de diferentes formas. Uma delas é a cutânea. Neste caso, o animal apresenta dermatites, com engrossamento da pele do nariz e das almofadinhas das patas.
Doenças dermatológicas que causam o nariz seco no cão
Entre as patologias da pele, há muitas que podem provocar um nariz seco no cão, acompanhada de fissuras e até mesmo de feridas. Por exemplo:
O lúpus eritematoso discoide (LED)
É um transtorno cutâneo crônico de caráter autoimune, relativamente benigno e que não causa compromisso sistêmico. Os primeiros sinais clínicos concentram-se no nariz e são:
- Despigmentação;
- Eritema (a pele fica avermelhada devido ao aumento do sangue contido nos capilares);
- Descamação;
- Perda da arquitetura normal.
O pênfigo foliáceo
É a doença autoimune mais comum em cães e gatos. Provoca lesões do tipo pustulosas, crostas e úlceras, ao redor dos olhos, sobre a ponta do nariz, orelhas, plantas dos pés e na região da virilha.
O tratamento é para a vida toda, com drogas imunossupressoras.
O nariz seco e as doenças oportunistas
Um sistema imune debilitado costuma favorecer o aparecimento de doenças oportunistas que podem ter como epicentro o nariz de seu cão.
É o caso da Aspergilose, uma infecção micótica causada por uma espécie de fungo muito comum em todo o meio ambiente.
Há dois tipos de infecções por este fungo: a nasal e a difundida.
Aspergilose nasal
A infecção localiza-se no nariz, fossas nasais e seios frontais.
O animal apresentará também:
- Espirros;
- Dor nasal;
- Sangramento do nariz;
- Perda de apetite;
- Nariz visivelmente inchado;
- Mucosidade que pode chegar a conter pus e sangue;
- Despigmentação.
Tenha em mente que, frente a doenças oportunistas, além do tratamento pontual, é importante reforçar as defesas de seu cão com uma dieta adequada e algum suplemento vitamínico que deverá ser indicado pelo veterinário.
Outras causas que incluem o nariz seco como sinal
Preste bastante atenção aos seguintes dados:
- Um nariz seco e descamado pode ter como causa uma exposição excessiva ao sol, como já mencionamos. Mas, às vezes, ocorrem queimaduras solares, principalmente se o animal tiver um nariz pálido ou rosado.
Neste caso, o cão poderia chegar a desenvolver câncer de pele, portanto é sempre recomendável que você o proteja da radiação solar.
- Se, ao nariz ressecado, soma-se secreção nasal, tosse, espirros e dificuldade para respirar normalmente, é certo que o animal está passando por algum problema respiratório.
- As alergias também podem provocar secura no nariz de seu animal. Por exemplo, certos ingredientes que se encontram nas rações, como é o caso do trigo, ou produtos químicos utilizados em tigelas de plástico.
Nestes casos, é importante uma mudança na dieta e a troca dos comedouros e bebedouros de plástico para os de aço inoxidável.
Além de sinais evidentes que peçam uma visita urgente ao veterinário, consulte sempre o profissional para solucionar qualquer dúvida que o nariz de seu cão esteja provocando em você, assim como sobre quaisquer outros sintomas que possam colocar em risco a vida de seu amigo de quatro patas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.