Logo image
Logo image

Albinismo em Cães: o cuidado de um cão albino

3 minutos
Albinismo em Cães: o cuidado de um cão albino
Última atualização: 29 março, 2018

O albinismo em cães é uma doença genética na qual há uma ausência de melanina (o hormônio que provoca a pigmentação), presente nos olhos, pele e cabelo dos animais e também em seres humanos. A falta desse hormônio causa palidez extrema, olhos vermelhos e pelos brancos.

A melanina, além da cor, fornece proteção contra os raios UVA e outros fatores ambientais. Portanto, os seres humanos e animais albinos precisam de cuidados especiais. Aqui, nós dizemos os fatores importantes de albinismo em cães e os cuidados que devem ser dados.

Quais problemas de saúde podem aparecer devido ao albinismo em cães?

Some figure

As duas áreas mais vulneráveis em um cão albino são a visão e a pele.

A carência de melanina afeta a visão em cachorros albinos, por um lado, porque a retina é pouco desenvolvida e em parte porque é uma íris sem pigmentação, que permite passar passar mais luz do que uma íris que contém mais pigmentos.

Além disso, os cães albinos, muitas vezes, têm estrabismo (olhos cruzados) e nistagmo (movimentos involuntários dos olhos de forma rápida). Os problemas de visão são um sinal claro para o diagnóstico do albinismo, tanto em humanos como em cães.

Quanto aos problemas de pele, uma pele sem pigmentação é muito mais sensível à radiação solar, assim estes cães são mais propensos a queimaduras, tumores e câncer.

Além disso, devido a estes dois problemas juntos, os albinos têm fotofobia, ou seja, aversão à luz. Portanto, estes cães evitam lugares bem iluminados; em parte porque, devido a descoloração da íris, a luz incomoda, e em parte porque faz danos à pele.

Os cachorros albinos também têm muitas chances de serem surdos. Embora nem todos os cães com albinismo apresentem surdez, é altamente desejável que os proprietários de cães albinos façam teste de audição no animal.

Quais cuidados específicos para o albinismo em cães?

Some figure

Por ser um problema genético de segregação do hormônio que produz a melanina, não há tratamento para o albinismo. Portanto, há certas precauções e cuidados especiais que devem ser aplicado a estes cães.

Por terem uma má visão, a casa deve estar sempre limpa e tudo deve estar colocado no seu lugar. Não é conveniente mudar os móveis de lugar com frequência.

Além disso, os brinquedos do cão deve ter algum som, de modo que o cão possa encontrá-los mesmo tendo uma baixa visão.

Existem alguns óculos, chamados Doggles, que reduzem a quantidade de luz que atinge os olhos do cão e evitam grande parte da radiação solar.

Considerando-se que os óculos obscurecem a visão do animal, o proprietário deve se lembrar de retirá-los após o anoitecer, caso contrário, você não vai ver.

Este óculos não pode ser usado durante todo o dia, então fale com o seu veterinário sobre o tempo e a freqüência de uso.

Quanto aos cuidados específicos da pele, deve-se proteger o cachorro albino com proteção solar sempre que ele sair de casa. Você também pode colocar roupas leves que protegem da radiação, mas que não aqueçam.

A pele destes cães é muito sensível, por isso você deve usar um shampoo suave especial. O melhor é consultar o veterinário sobre o tipo de sabão a ser usado para estes cães.

O albinismo, muitas vezes, faz com que o pelo do cão seja alérgico a determinados materiais, como, por exemplo o metal, assim deve-se evitar o uso deste material em cães albinos.

Além disso, os cães albinos são cachorros muito desconfiados, retraídos e tímidos porque não podem ver ou ouvir bem o que acontece no mundo exterior e podem perceber tudo como uma ameaça.

Para evitar essa desconfiança, estes cães devem ser socializados desde filhotes, procurando familiarizar o animal com tudo que esteja ao seu redor.

Finalmente, se um cachorro é albino, é conveniente a sua castração. A vida de cães albinos não é fácil, assim você deve evitar, tanto quanto possível, que filhotes nasçam com este gene.

Se os cães albinos são estéreis, eles não podem passar o gene e, aos poucos, essa alteração genética desaparecerá.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.