O gatinho é lindo…mas será que ele gosta da gente?

junho 13, 2017

Saber se o nosso gatinho gosta da gente é um tanto mais complicado que poder reconhecer o amor de um cão. Os cães são muito mais expressivos e demonstram seu amor de muitas maneiras, enquanto que os felinos são seres independentes e embora busquem nosso carinho de diversas formas, nem sempre é fácil saber quais são os sentimentos deles.

Apesar de tudo, embora saibamos que nosso gato busca nosso carinho, para nós é importante sentir que ele gosta da gente. Como podemos fazer isso? Prestando atenção aos sinais que eles emitem para a gente.

Sinais de que seu gatinho gosta de você

Aqui você encontra os sinais inequívocos do amor que o seu gato sente por você:

  1. Esfrega a cabeça e as bochechas em você. Esse gesto não acontece apenas porque os gatos saúdam com a cabeça, mas sim porque nessa parte do corpo há uma maior concentração de feromônios e é uma forma de esfregar o odor dele em você e, por sua vez, absorver o seu. É como criar um odor familiar.
  2. Se o ronronado dele aumentam quando você faz carinho. O ronronado é um som que, sem dúvida, quer dar a entender que ele está calmo e relaxado. Portanto, quando um gato o faz enquanto você faz carinho nele, é mostra de como está à vontade e como valoriza ficar ao seu lado.
  3. Se ele mostra a barriga para você. Ficar com a barriga para cima sem proteção é uma postura um tanto vulnerável. Se o seu gato está a ponto de fazer isso, sem nenhuma vergonha, não há dúvida de que confia plenamente em você.
  4. Se ele levanta o rabo. Se, ao receber carinho nas costas, ele levanta o rabo, demonstra que está confortável ao seu lado e sente amor por você.
  5. Se ele lhe dá mordidinhas. Os gatos, como o restante dos animais, não têm a capacidade de falar, por isso, demonstram seus sentimentos de outras maneiras. Quando morde seus dedos ou seu nariz, não há dúvida de que está demonstrando o amor que sente por você. Na verdade, se observar os gatinhos bebês com sua mãe, uma das coisas que fazem constantemente é morder as orelhas dela de maneira suave.

Mais sinais de que seu gato gosta de você

  1. Se ele lhe lambe. Lamber você é a forma dele demonstrar seu amor, ou, talvez, ache que precisa de um banho a mais por dia…
  2. Se ele amassa você. Se o seu gato amassa você, já não poderá ter dúvida de seu afeto. Eles fazem esse gesto quando se sentem seguros e protegidos. É algo inato a eles, e, na verdade, desde recém-nascidos fazem isso, quando empurram, amassando a teta da mamãe deles para que flua o leite materno, enquanto mamam.
  3. Se ele dorme em cima de você. Embora, às vezes, possa nos incomodar, os gatos dormem perto daqueles que eles mais gostam. E mais, se ele escolheu fazê-lo de “colchão” para isso, sinta-se feliz, seu gato gosta de você.

  1. Se ele lhe dá presentes. Embora nós saibamos que um pássaro ou uma ratazana morta não é um presente com o qual sonhamos, trazê-los para você é uma mostra de que pensou em você e que quer lhe proteger e cuidar por uma simples razão: ele gosta de você.
  2. O lento pestanejar. Uma forma pela qual os gatos se comunicam é através do pestanejar. Quando eles são lentos, é um sinal de paz, relaxamento e de que se sentem à vontade. Se o seu gato faz isso, não tenha dúvidas, ele gosta muito de você.

Esses são apenas alguns sinais inequívocos de que seu gato ama você. Demonstre também seu amor todo dia, porque dessa maneira a convivência será mais fácil e leve.

Se você ainda não identifica esses gestos no seu gato, não se preocupe. Se ele for adotado, é possível que tenha sido abandonado ou maltratado e tenha certa desconfiança. Dê-lhe tempo, e, sobretudo, muito, muito amor. Com paciência e carinho, tudo se consegue.