O livro escrito por uma cachorrinha colombiana

O primeiro livro escrito por uma cachorrinha colombiana narra a linda história de Linda. A vida aventureira de uma professora espanhola muda da noite para o dia com a chegada dessa nova amiga que tem muito coisa para contar.

Um livro escrito por uma cachorrinha?

Pode ser difícil de acreditar, mas a verdade é que se trata de um livro escrito por uma cadela. O objetivo da obra é conscientizar sobre a “experiência” canina. E para isso usa de grandes doses de humor para retratar a situação em que estão muitos dos animais de rua.

Quem é essa escritora tão original?

livro-escrito-por-uma-cachorra

Linda Guacharaca é uma cadela criolla que foi encontrada nas ruas por Yamila Fakhouri, uma professora espanhola da Universidade dos Andes.

Foi durante um passeio que a professora encontrou esse animal moribundo. Estava com metade do corpo paralisado porque um caminhão havia quebrado as patas traseiras. O diagnóstico do primeiro veterinário a Yamila era de que não havia nada a ser feito.

Yamila quis remediar a situação e escolheu lutar pela vida de sua nova amiga. Como nunca havia cuidado de um cachorro antes, a ilusão de trazer Linda era muito grande.

Não foi algo fácil. A vida de Yamila não estava adaptada para cuidar de alguém, muito menos de uma cadela doente. Por isso uma de suas primeiras opções foi entregá-la à adoção.

No entanto, com o passar do tempo, o vínculo que Yamila criou com Linda era tão forte que acabou finalmente ficando com ela.

Linda escreve com as mãos de sua dona o livro escrito por uma cadela

Os problemas era grandes e Yamila precisava desabafar. Ela descobriu que a melhor maneira de fazer isso era retomar uma de suas grandes paixões desde pequena, mas que havia deixado de lado: escrever.

Ela escolheu escrever a partir do ponto de vista da cachorrinha. Yamila estava sobrecarregada e se escrevia com o seu próprio nome sentia que não seria capaz de colocar para fora tudo o que estava vivendo e sentindo.

Yamila criou um blog, “O mundo a 4 patas”, um espaço dedicado onde Linda podia contar como sua vida mudou desde que foi retirada das ruas.

Em suas postagens, a cadelinha conta sobre suas viagens, os lugares que visitou etc.

O blog originou o livro escrito por uma cadela

O blog escrito por Linda Guacharaca pouco a pouco vai ganhando fama. É lido por cada vez mais pessoas. Por isso, “as” autoras decidem que o projeto precisa crescer e dão origem a um livro.

Assim como no blog, o livro é narrado sob a perspectiva de Linda e é uma compilação de diversas histórias que, embora pareçam ficção, são reais.

É um estilo de escrita divertido e esperançoso. Os leitores encontrarão algo diferente, não apenas pela apresentação literária, mas também porque servirá de inspiração de atividades para fazer com seus cães e destinos para novas viagens.

O livro e sua publicação

Vivemos tempos difíceis para a publicação de livros e não foi nada fácil para Linda publicar as suas histórias. Yamila visitou diversas editoras, mas não fechou com nenhuma, de modo que optou por lançar uma campanha de “crowdfunding”, pedindo a ajuda de todos para a publicação.

Livro “A vida é Linda”

cachorro

Esse é o título escrito por uma cadelinha criolla colombiana que deixou para de viver como aleijada e faminta para viajar pelo mundo. A obra começa dizendo: “meu nome é Linda, Linda Guacharaca”.

Seu primeiro parágrafo é muito significativo. Leia a seguir:

“Talvez seja difícil de acreditar, mas nem sempre fui uma diva, uma viajante, nem escritora… Nem sempre tive uma família. Antes de estar aqui contando a você sobre meu livro, viva em um posto de gasolina de beira de estrada. Um caminhão quebrou minhas patas em atropelamento brutal e estive a ponto de morrer de fome. Foi então que apareceu uma turista recém chegada à Colômbia, sem experiência com cães e com a vida menos rotineira da face da terra. Fui levada para Bogotá. Embora o veterinário tenha recomendado que eu fosse sacrificada porque não iria voltar a andar, ela cometeu a maior loucura de sua vida e meu deu uma oportunidade“.

O que é Crowdfunding?

Crowdfunding é uma palavra de origem inglesa. Consiste em custear um projeto através do financiamento de pessoas que acreditam e estejam dispostas a apoiá-lo.