O que comem os porquinhos-da-índia

Os porquinhos da índia ou cobaias são roedores procedentes da América do Sul, que vivem entre 4 e 8 anos. Requerem poucos cuidados, dormem muito e são muito carinhosos, por isso, são animais de estimação ideais para uma casa com crianças ou para alguém com pouco tempo para lhes dedicar. Se você está pensando em adotar um, deve estar se perguntando, o que comem os porquinhos da índia?

Os porquinhos da índia são animais herbívoros. Isto é, sua dieta consiste unicamente em alimentos vegetais. Podem comer praticamente todas as verduras e frutas que podemos encontrar no mercado, mas devemos levar em conta as necessidades de sua dieta e quais alimentos não podemos dar aos nossos porquinhos da índia.

Antes, devemos levar em conta que toda a comida que damos aos nossos porquinhos da índia deve estar crua. Eles não podem comer conservas e nem processados, como óleos, molhos, açúcar ou sal. Ele adora comida fresca, crua e bem lavada. Não é necessário temperar.

O organismo dos porquinhos da índia

Uma das características do organismo dos porquinhos da índia é que eles não são capazes de sintetizar a vitamina C por si mesmos, por isso, toda a vitamina C de que eles precisam deve vir da alimentação.

Porquinhos-da-índia

Quando planejarmos as refeições de nossos porquinhos da índia, devemos levar em conta que estas devem ser baseadas em alimentos ricos em vitamina C. Um déficit desta vitamina pode causar grandes problemas de saúde, como queda de dentes, diarreias, lesões cutâneas, resfriados severos e inclusive a morte.

Outra das características dos porquinhos-da-índia é que seu intestino não trabalha sozinho: estes roedores fazem a digestão ingerindo novos alimentos que vão empurrando o resto. Portanto, é importantíssimo que sempre haja comida disponível em sua jaula (ainda que seja feno), já que ele está constantemente comendo.

O que comem os porquinhos-da-índia: alimentos essenciais, sempre na jaula

Há três coisas que nosso porquinho-da-índia deve ter sempre em sua jaula:

  • Água fresca em um bebedouro, sempre limpa e disponível. Os porquinhos-da-índia jovens podem beber pouca água, mas devem tê-la sempre ao seu alcance.
  • Feno. O feno é imprescindível na dieta de uma cobaia. Ajuda a desgastar os dentes, que sempre estão em crescimento, facilita a digestão e contribui com a fibra necessária para que as digestões terminem bem. Há muitos tipos de feno no mercado: feno puro, feno com alfafa, feno com flores… deixe que o seu animal de estimação decida de qual ele gosta mais.
  • Alimentos ricos em vitamina C. Como comentamos, esta classe de alimentos é imprescindível para um porquinho-da-índia saudável. Quais são esses alimentos? Pimentão vermelho, pimentão verde, tomate, morangos, cerejas (tire as sementes!), couve de Bruxelas, e verduras de folhas verdes (acelgas, espinafre, nabos, etc.) são alimentos que têm muita vitamina C e que seu porquinho-da-índia deveria consumir pelo menos uma vez por dia.

Alimentos ocasionais

Em geral, os porquinhos-da-índia comem frutas e verduras; sua dieta não está limitada unicamente a alimentos ricos em vitamina C. Além disso, há muitas outras verduras das quais eles podem gostar, como cenoura, brócolis, aipo, feijão verde… bem como frutas: maçã, pêssego, ameixa, melão e melancia. Há muitíssimos alimentos disponíveis que seu pet vai adorar!

Um caso à parte são as alfaces e a salsa. Ambas costumam encantá-los, mas devemos dar a eles com moderação.

A alface, geralmente, eles adoram, mas pode ser indigesta para alguns porquinhos-da-índia e poderia provocar diarreias. Se ele se sentir mal, tente mudá-la por endívia. Além disso, a alface é composta em sua maior parte por água, e tem poucos nutrientes, então não devemos abusar dela e sim proporcionar ao nosso porquinho alimentos mais ricos.

A salsa é um alimento riquíssimo em vitamina C e que costuma enfeitiçar os porquinhos, eles amam, mas, cuidado! A salsa pode ser tóxica. Para as pessoas é praticamente impossível intoxicar-se com esse vegetal, mas os porquinhos-da-índia pesam muitíssimo menos e, portanto, isso pode ser perigoso. Normalmente, recomenda-se dar salsa aos porquinhos uma ou duas vezes a cada duas semanas.

Ração e guloseimas para os porquinhos-da-índia comerem

Você pode complementar a dieta de seu porquinho com ração ou barrinhas de cereais específicas para cobaias. A ração deve especificar que é adequada para eles, já que as de hamster ou a de coelhos os deixará malnutridos.

Podemos acrescentar um punhadinho de ração diariamente na dieta de nosso porquinho. Eles gostam dos alimentos estaladiços, e isto os ajudará a desgastar e a manter saudáveis os seus dentes. Mas, com a grande variedade de verduras que temos disponíveis para eles, não devemos transformar a ração na base de sua alimentação.

Além disso, em lojas para animais, podemos encontrar outros produtos complementares que os porquinhos-da-índia comem, como barrinhas de cereais, petiscos e guloseimas, como fruta desidratada ou combinações de frutos secos. Devemos levar em conta que, como seu nome indica, são guloseimas e não um alimento e, portanto, devemos oferecer com moderação e só de vez em quando.

Também, ocasionalmente, podemos lhes oferecer pedaços de pão duro, especialmente a casca, para desgastar os dentes.

Alimentos proibidos

Apesar de serem animais herbívoros e poderem comer quase todas as frutas e verduras disponíveis nos mercados, há algumas poucas exceções que devemos levar em conta e que eles não podem comer:

Porquinhos-da-índia comendo

  • Batatas
  • Cebola ou alho
  • Alimentos picantes. Pimenta malagueta…
  • Cítricos. A laranja e a tangerina têm muita vitamina C, mas podem lhes causar ardor no estômago ou gases.
  • Beterraba ou frutas com alto conteúdo em açúcar: o açúcar não é bom para os porquinhos da índia, portanto é melhor que o evitemos.
  • Sementes de frutas, como as de maçã e as de uvas: assim como a salsa, que precisaria ser consumida em uma quantidade exorbitante para nos intoxicar, essas sementes são perigosas para esses animais, mesmo em pequena quantidade.
  • Ovos, produtos lácteos, etc. Somente podemos dar-lhes frutas e verduras, nada que proceda de animais.

Se queremos que a nossa cobaia esteja sempre saudável e seja feliz, devemos começar por uma dieta variada, equilibrada e que cubra todas as suas necessidades de fibra e de vitamina C. Temos muitas opções no mercado para saber quais são os seus alimentos favoritos e conseguir que eles nunca enjoem dos mesmos sabores.

Fonte da imagem principal: Diego Delso

Recomendados para você