O que eu preciso de saber antes de adotar um filhote de cachorro?

Março 10, 2018

Ao se aproximar de importantes datas festivas, como o Natal, muitas pessoas pensam em acrescentar um novo membro à família: um filhote de cachorro. No entanto, esta é uma decisão que deve ser meditada. Não vale a pena ter pressa e é importante ter certeza do que você está fazendo.

Quando você adota um filhote de cachorro, é um fato que o cão vai viver com sua nova família por toda a vida dele, algo em torno de 12 a 15 anos, então é um compromisso muito importante. Por esse motivo, você deve considerar estas dicas antes de adotar um filhote:

Analise sua rotina antes de adotar um filhote de cachorro

A chegada de um cão muda sua vida. Muitos donos adotam ou compram um filhote de cachorro e então ficam surpresos porque eles latem muito, podem morder ou quebrar as coisas. Se você adotar um filhote de cachorro, deve saber que algumas rotinas em sua vida irão mudar.

Viver com um cão tem suas vantagens e desvantagens. Além disso, embora os filhotes ainda não saiam para a rua, eles são animais que exigem muito tempo e atenção enquanto ainda são jovens. Portanto, antes de adicionar um cão à sua vida, você deve fazer uma reflexão e ver se você tem 4 ou 5 horas por dia para se dedicar.

Mas é quando crescem que eles precisam de ainda mais cuidados. É quando eles deverão sair para caminhar, algo que, aliás, também é um hábito saudável para as pessoas. Portanto, analise bem as coisas, reflita sobre sua agenda e seu estilo de vida.

Você tem esse tempo para se dedicar? Quantas horas você deixa o seu cão sozinho em casa? Se você não pode incluir um cachorrinho no seu dia-a-dia, talvez a melhor decisão seja deixar isso para mais tarde.

Escolher um filhote de cachorro

Você refletiu e agora sabe que na sua vida se encaixa um filhote de cachorro, então a pergunta seguinte destina-se a saber a melhor maneira de obtê-lo. Atualmente, existem duas opções: comprar ou adotar. O conselho, a menos que queira um muito específico, é que adote. Existem milhares de animais à procura de uma casa, e sua casa está a procura de um animal.

Filhote de cachorro numa caixa

Em ambos os casos, você deve se informar bem sobre onde está e como está vivendo o seu filhote de cachorro. Procure por associações protetoras em sua região, investigue que tipo de animais eles tendem a ter, como são suas instalações e pergunte como é o processo de adoção.

Uma associação protetora responsável deverá te informar sobre a origem do animal que você pretende adotar, qual é sua condição específica e que compromissos você assume antes de adotar um filhote de cachorro. Por exemplo: quantas vacinas foram dadas, quando foi sua última vermifugação e se no futuro terá de ser esterilizado (castrado).

No caso de você optar por comprar um filhote de cachorro, vá diretamente a um criador e não compre filhotes de vitrine. Um criador profissional deve permitir que você conheça sua mãe e irmãos, bem como permitirá que você visite suas instalações. Se você pedir para entrar em contato com outros compradores anteriores, para que eles te falem sobre a experiência deles, um criador responsável não irá negar isso.

Que tipo de filhote de cachorro

Às vezes é difícil saber o tamanho que vai ter um cachorro quando adulto. No caso dos cães de criadores ou dos de raça, estes são mais previsíveis do que os cães mestiçosAntes de adotar um filhote de cachorro, informe-se sobre a genética do cão.

No caso dos mestiços, você deverá ser guiado pela intuição e, se tiver dúvidas, que é o mais comum no caso de cruzamentos entre raças, pela genética diferente, você deve consultar um veterinário ou um educador canino.

Filhote de cachorro

Conhecer a genética antes de adotar um filhote de cachorro permitirá a você descobrir seu futuro tamanho e peso aproximado, mas também que tipo de doenças ele poderá vir a sofrer ou, até mesmo, problemas de comportamento. Só assim você poderá ter certeza de escolher um companheiro que se ajusta perfeitamente a você.

As raças tendem a ter um caráter e comportamento distinto ou, ainda, problemas de saúde frequentes. E esta genética poderá ser herdada pelos cães mestiços. Por exemplo, os terriers são cães que tendem a ter uma personalidade forte e latir muito. Um terrier mestiço deve herdar este comportamento e essa tendência a latir.

Educação para o seu filhote

Os filhotes de cachorro são como bebês quando eles chegam em sua casa. Um cão é considerado filhote até sete meses, aproximadamente, e adolescente até que ele complete um ano e meio ou dois. Quando um filhote entra em sua casa, ele não sabe nada, então caberá a que você lhe ensinar tudo.

Para evitar problemas enquanto ele é jovem, e quando um adulto, você deverá estar bem informado sobre a educação que deverá lhe dar e sobre como irá fazer isso. Leve em conta que os métodos tradicionais, como gritar com ele ou esfregar seu nariz quando ele faz xixi dentro de casa, estão ultrapassados e tornam-se problemáticos quando o cachorro cresce.

Antes de adotar um filhote, certifique-se de que poderá lhe dar a melhor educação possível. Há livros que podem ajudá-lo em muitas coisas. Também existem educadores caninos que dão aulas para filhotes.

Prepare a casa para adotar um filhote de cachorro

Até o cachorro adotado chegar em sua casa, você terá tempo para reunir informações sobre isso. A família deverá decidir quais regras desejam estabelecer e serem consistentes.

Proteja todas as coisas que ele pode morder ou quebrar para evitar acidentes. Procure comprar brinquedos que o filhote possa morder, camas ou lugares de descanso e diferentes objetos que o filhote também possa morder. Decida onde ele irá comer e dormir.

Além de tudo isso, pense sobre o que pode dar errado e tente agir da melhor maneira possível. Mas sempre tenha em mente que se trata de um filhote de cachorro e que ele irá cometer erros. Seja paciente com o seu filhote. Aprenda a educá-lo sem dor e com todo o respeito e vocês passarão muitos anos felizes juntos.

Recomendados para você