O que fazer se um cão te atacar?
Sem nos darmos conta, um cão pode se aproximar e tentar nos morder. Isso pode acontecer quando estivermos no parque, andando de bicicleta ou caminhando pelo nosso bairro. Neste artigo, vamos dizer o que fazer se um cão te atacar.
Dicas sobre o que fazer se um cão te atacar
Em algumas ocasiões que não podemos prever, os cães se tornam perigosos. As mordidas de um cão são mais comuns do que pensamos. Por isso, daremos alguns conselhos sobre o que fazer se um cão te atacar:
1. Não entre em pânico
Dizem que os cães têm a capacidade de sentir o cheiro do medo e do nervosismo das pessoas. Se você gritar, correr ou ficar agitado, o animal ficará mais agressivo e poderá te atacar, acreditando que você seja uma ameaça. Sendo assim, o ideal a ser feito é permanecer quieto, respirar fundo e deixar que o cão se tranquilize (ou que os donos o busquem).
2. Não se mova
Quando um cão se aproxima com a clara intenção de atacar, é fundamental não fazer movimentos bruscos. Não procure espantá-lo nem assustá-lo, pois será ainda pior. O melhor que você pode fazer nesses casos é permanecer imóvel, com as mãos presas ao corpo, e desviar o seu olhar. Aja como se fosse uma árvore ou um poste de energia elétrica.
3. Não corra
Novamente, você precisa compreender que o cão enxerga a sua fuga como uma ameaça e, dessa forma, irá te seguir como faz quando deseja capturar um pássaro ou um inseto. E lembre-se de que ele pode ser mais rápido que você e te morder sem que você perceba.
4. Distraia o animal
Se você tiver algum objeto em mãos ou perto, tente jogá-lo para longe para que o animal vá pegá-lo. Na hora que o animal estiver prestando atenção na outra coisa, bata em retirada. Uma garrafa de água a sua mochila, um galho ou algum alimento podem ajudar muito.
5. Dê algumas ordens
Outra postura que você poderá adotar para evitar que um cão ataque é enfrentando a situação. Para isso, você deve estar se sentir muito seguro de si mesmo e dizer com autoridade que se detenha, que saia dali e que se acalme. Fale com uma voz profunda e forte, a mais imperativa possível. Não olhe nos seus olhos.
6. Defenda-se somente se for necessário
Quando o cão passa do latido e do grunhido para a intenção clara de morder, você pode se defender. Jogue nele alguma coisa que não seja muito pesada para que ele saia de perto de você. Não bata nem dê um soco no seu animal, pois isso irá machucá-lo e poderá machucar você.
7. Tire vantagem
Use todo o seu peso para subjugar o animal, para que ele não possa te morder. Adote uma postura vantajosa como, por exemplo, colocar uma perna em cima do animal.
8. Atirar-se no chão
Uma boa técnica para evitar que um cão te morda é se atirar no chão, se fechar como uma “bolinha”, cobrir o rosto, o peito e a garganta com os braços e mãos, e o estômago com as pernas e os joelhos. Em muitos casos, isso pode ser suficiente para que o animal te deixe em paz. Ou, se ele te morder, não colocará em risco a sua vida.
9. Caminhar devagar
Se você perceber que um cachorro está se aproximando de você com a clara intenção de te morder, o melhor que você pode fazer é caminhar ao redor dele o mais devagar possível. Nada de fazer movimentos bruscos.
10. Analisar os sinais de alerta
Se você já sabe que existe um cão perigoso na esquina da sua casa, faça o possível para não passar por lá. Veja se há cartazes nas casas que avisem sobre os bichos de estimação que atacam e evite passar nessas portas a pé. Fale com o dono do animal, caso você tenha sido atacado mais de uma vez.
E, se não conseguir evitar o ataque e for mordido por um cão, deverá ir imediatamente a um médico. Não se esqueça de consultar os donos do cão para saber se ele tem todas as vacinas em dia e se sofre de alguma doença. A pior ameaça é a raiva, uma doença mortal e incurável se não for detectada e tratada a tempo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.