O que posso fazer para que meu cachorro aceite a chegada de um bebê?
Vamos começar de um jeito simples, os cães podem chegar a ser animais muito ciumentos e, para muitas pessoas, existe o risco dessas características distanciarem o cão quando se tem um bebê a caminho, de modo que muitos se perguntam quais estratégias devem ser tomadas para o cão aceitar a chegada do bebê?
Este é um tema delicado, especialmente porque muitos mitos circulam sobre se é bom ou não que um bebê tenha contato com cães, ou que o cão pode não se sentir bem com a chegada do bebê.
No entanto, apesar do que se ouve por aí, a recepção que o cão fará a um bebê tem muito a ver com o seu dono, dependerá unicamente da forma que o dono lide com essa situação.
Aqui estão algumas delas.
Cães mimados em excesso
Em primeiro lugar, se seu cão está acostumado a receber toneladas de atenção ou você tem sido um dono super protetor, é muito provável que ele não goste da chegada do bebê, pois receberá muito menos atenção de sua parte.
Algumas pessoas não entendem que proteção excessiva ou mimar um cão é uma maneira de maltratá-lo, porque isso vai impedir que o cão se desenvolva corretamente, sua autoestima está comprometida e dificilmente poderá desfrutar de um relacionamento saudável com outros animais de estimação.
Portanto, não descuide de seu cão, dedique um pouco do seu tempo para jogar e se divertir com ele, não se esqueça que de o carinho é a maneira de desenvolver e fortalecer os vínculos com você.
Se não deixar de lado a relação que tem com o seu cão, ele não deve dar nenhum tipo de problema.
A chegada do bebê em casa
A resposta mais comum que se pode esperar de um cão para um novo bebê vai ser curiosa, especialmente se for a primeira vez que você tem um bebê. O cão pensa que o bebê é uma fonte de sons e novos odores, assim, ele vai querer cheirar e ver o bebê.
A pior coisa que você pode fazer é repreender o cão porque ele está em torno do bebê, isso irá distanciar e gerar desconfiança no cão.
O melhor é deixá-lo ver e cheirar a criança. Procure brincar com seu animal de estimação na presença de seu bebê, assim, o cão será capaz de se sentir confortável, mesmo quando o bebê fizer algum ruído.
Isso não quer dizer que você pode confiar totalmente, por nenhum motivo deixe a criança sozinha com o seu cachorro, mesmo que o seu filho seja um pouco maior. As crianças tendem a ser um pouco invasivas com os animais de estimação.
Além de bruscas, e isso pode gerar uma reação inadequada do cão. E assim, enquanto você ensina como tratar o bebê, o melhor é ambos estejam sob supervisão.
Cachorro chamando a atenção
Obviamente, não importa o quanto você se esforce, o cão vai acabar recebendo menos atenção do que antes.
Isso pode provocar certos comportamentos para chamar a atenção, seja por tédio, porque se sente sozinho ou pelo estresse causado pelo ruído constante feito pelo bebê.
Para evitar o estresse em seu cão, vai ser essencial cuidar para que ele durma apropriadamente.
Enquanto o seu bebê regula o horário, acordará e chorará constantemente durante a noite, isso perturbará os hábitos de sono de seu cão, portanto, ele ficará cansado e um pouco mal-humorado.
Se o seu cão dorme no seu quarto, o melhor que você pode fazer é acostumar a dormir no corredor ou em outro lugar onde o choro do bebê não o desperte.
O tédio é uma outra coisa com a qual você tem que lidar, para isso, recomendamos que leve o cão para caminhar duas vezes por dia. Procure caminhar ou correr por um bom tempo, dessa maneira ele ficará cansado e poderá gastar toda a energia que se acumula nos momentos em que você não pode estar com ele.
Isso será muito mais fácil e menos traumático, se você tiver um cônjuge, uma criança maior ou se você morar com outras pessoas, para que eles possam acompanhar a o cachorro durante estes períodos de transição.
Pense no seu cão como um integrante a mais da família, não se descuide nem deixe-o de lado, lembre-se que ele é de sua responsabilidade e que você decidiu tê-lo, os cães são excelentes com as crianças, então dê uma oportunidade para que ambos possam ter um novo melhor amigo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.