Os benefícios do azeite de oliva para cães

Também conhecido como ouro líquido, é raro encontrar um ser humano que não goste dele. Sim, falamos sobre o azeite de oliva. Um elemento que, além de saboroso, é benéfico para a saúde de muitas maneiras. Você sabia que o azeite de oliva também é bom para os cães ??

Neste artigo, queremos falar com você sobre isso e lhe dizer como usá-lo para beneficiar o seu animal de estimação.

Quais os benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva ganhou a fama de alimento ‘saudável’ e fonte de antioxidantes. Ele pode fornecer a seu cachorro ômega 3 e vitamina E, bem como gorduras saudáveis que aumentam o colesterol bom.

Ajuda a controlar o colesterol ruim, melhorar as articulações e músculos e há evidências científicas de que ele ajuda a prevenir o câncer.

Cachorro na praia com bola na boca

No entanto, apesar de suas múltiplas propriedades benéficas, não se deve abusar dele, pois tem um grande efeito laxante.

Como você deve dar o azeite de oliva para o seu cão

Como você deve imaginar, é pouco provável que o seu cão tome o azeite como se tomasse água, então você terá que administrá-lo de forma que ele o consuma, de maneira camuflada.

A primeira coisa a fazer antes de começar a oferecê-lo para o seu cão é falar com o veterinário. Ele irá te informar qual é a dose recomendada e que não será perigosa para o seu animal.

É normal a tabela a seguir:

  • Cães de até 10 kg: meia colher de chá por dia
  • Cães de onze a trinta quilos: uma colher de chá por dia
  • Cães de tamanhos maiores: Uma colher e meia por dia

Sabendo disso, podemos continuar a dar as doses necessárias para o nosso pet.

Uma das melhores maneiras é molhar os alimentos com azeite, porque a isso deixará o alimento com um sabor agradável para o seu animal de estimação. Além disso, umedecido, se torna mais suave ao paladar e mais fácil de comer.

Você também poderá aplicá-lo em cereais para cães, petiscos ou nos alimentos em lata. O trânsito intestinal de seu cão irá começar a trabalhar de forma correta imediatamente, desde que não exceda a dose, o que poderá causar diarreia.

No que é benéfico o azeite de oliva para seu animal de estimação

Além de seu interior, o azeite de oliva pode melhorar o exterior de seu cão. Por exemplo, é um fantástico regenerador cutâneo. Se você notar qualquer parte da pele do seu animal de estimação ressecada, coloque o azeite de oliva sobre as áreas afetadas e verá como isso vai melhorando. Isso acontece porque o azeite regenera as células devido a seu efeito antioxidante, e dá vida a sua epiderme.

O único inconveniente neste caso é que o cão poderá manchar móveis, pisos e paredes, mas se seu animal de estimação vive em um território próprio, isso não será um problema.

Porém, se você quer melhorar apenas a pele de seu pet, use o óleo de rosa mosqueta, que é absorvido mais rapidamente e não manchará. Mas atenção, sob nenhuma circunstância seu cão poderá ingeri-lo.

Cão com linda pelagem entre flores

Os pelos de seu cão também serão beneficiados pelo uso do azeite de oliva. Ele irá brilhar mais, ficará muito mais macio e sedoso.

Como você pode ver, existem muitos benefícios deste elemento natural vindo da mãe natureza. Não deixe de dá-lo ao seu cão, mas lembre-se: sempre na dose correta.

Em poucos dias você vai notar melhorias em sua saúde, em seu trânsito intestinal, na pele e no pelos. Claro, sempre siga as recomendações do veterinário em relação às quantidades, a tabela que mostramos é uma generalização. Cada cão é um mundo e pode ter necessidades especiais.

Quem disse que os cães não podem ingerir o azeite de oliva?

Recomendados para você