Os gatos fazem bem a sua saúde cardíaca

Muitas pessoas sabem que ter um animal de estimação faz bem à saúde. Hoje iremos explicar por que ter um gato melhora a nossa saúde cardíaca.

O coração é o maior músculo do nosso corpo. É ele que move as nossas ações, sentimentos e vontade de viver. Mantê-lo saudável é essencial para termos uma vida saudável e cheia de felicidade, de acordo com o que as circunstâncias nos permitem.

Vocês verão a seguir quais são as razões pelas quais ter um gato melhora o nosso coração e, com isso, a nossa saúde.

Os gatos e a nossa saúde cardíaca

Dizem que os donos de gatos têm menos probabilidade de sofrer ataques do coração. Isso foi comprovado em um estudo da Universidade de Minnesota.

Os pesquisadores monitoraram por volta de 4,5 mil pessoas, dentre as quais três em cada cinco indivíduos tinham um gato. A pesquisa foi realizada ao longo de mais ou menos dez anos.  Foi tempo suficiente para comprovar que os donos de felinos tinham uma saúde cardíaca muito melhor em relação àquelas pessoas que não possuíam um bichinho.

Além disso, os seus riscos de sofrer um ataque do coração reduziam uns 30%. No entanto, esse não é o único estudo que afirma isso. Em 2009, foi realizado outro que afirmava que ter um gato reduzia imensamente o risco de apresentar doenças cardiovasculares.

Outras formas nas quais os gatos melhoram a nossa saúde cardíaca

Foram os inventores da sesta

Pelo menos é isso que dizem as lendas. Os gatos foram os primeiros a dormir e foram eles que começaram essa tradição de dormir a qualquer hora. Sem dúvida, tirar uma sesta assim como eles fazem, principalmente depois de comer, melhora a produtividade, criatividade, concentração e a nossa saúde em geral. A sesta ajuda a diminuir o estresse e, consequentemente, faz bem ao nosso coração.

Não aceitam o fracasso

Os gatos sempre descobrem a maneira de se levantarem. Eles nunca aceitam o fracasso, e a perseverança em conseguir o que desejam os ajuda a se manterem vivos. O seu exemplo nos serve de inspiração, já que alguém que consegue o que deseja na vida se torna uma pessoa feliz. Lembre-se de que a felicidade está ligada a um coração saudável.

Deixam você mais calmo

Existem estudos que afirmam que acariciar e escutar o ronronar de um gato é algo relaxante que, inclusive, reduz o estresse e a tensão arterial. Isso também diminui bastante o risco de contrair doenças cardiovasculares.

Você precisa de mais motivos para mimar ainda mais o seu gatinho?

Te fazem rir

Em diversas ocasiões já falamos de como é divertido ter um animal. Mas ter um gato é ainda mais divertido! A sua curiosidade de ver e tocar em tudo faz com que eles se metam em situações muito divertidas que nos farão rir muito, sem parar.

Dizem que o riso aumenta a expectativa de vida e melhora a saúde cardíaca. Outra maneira muito positiva na qual os nossos amigos felinos nos ajudam!

Inclusive, alguns estudos que demonstraram que só de ver vinte minutos de vídeos de gatos fazendo bagunça reduz o nosso nível de cortisol e melhora a nossa memória a longo prazo.

São bons para a depressão

Acariciar um gato alguns minutos por dia reduz o estresse. Além disso, melhora o seu estado de ânimo e serve como uma distração muito positiva para aqueles que estão deprimidos. Ajudam a criar uma rotina, seja através de exercícios ou de outras coisas, auxiliando assim, além de diminuir a depressão, também a fortalecer o coração. Um coração feliz é um coração saudável.

Eliminam o sentimento de solidão

Um coração solitário é um coração triste e apagado que pode chegar a ter carências ou a não cumprir as suas funções, ocasionando doenças.

Os gatos são ótimos companheiros, já que sabem escutar, acabam com o sentimento de solidão e acalmam o seu coração.

Esses são somente alguns dos benefícios que os gatos trazem para o nosso coração, mas tem muito mais coisas. Se você ainda não tem um gato, adote um e descubra todas essas maravilhas.

Recomendados para você