
“… que o homem de hoje é o pai do macaco do ano 2000 (ou 3000)”, escreveu certa vez o trovador Joaquin Sabina. O tempo dirá se sua frase está correta ou não. No entanto, a verdade é que este…
Se você está pensando em adotar um pet e sua casa é pequena, não desanime, porém há uma série de questões que você deverá considerar na hora de pensar nas opções mais recomendáveis de raças de cães para casas pequenas.
E se você já tem um amigo peludo e irá se mudar para um espaço mais reduzido, também não se desespere. Com paciência e amor poderá ser encontrada a solução para que o animal se adapte à nova situação.
Porém, de maneira nenhuma você deverá pensar em procurar outro dono para o seu melhor amigo peludo e, muito menos, abandonar o seu cão.
Afirmar que um cão se adequará melhor que outro a uma casa pequena, ou inclusive a um apartamento, é um pouco arriscado.
Partindo do princípio de que o tamanho ou a raça do animal podem determinar melhores condições de convivência em espaços reduzidos, devemos considerar também outros fatores, como o nosso estilo de vida e o tempo que podemos dedicar ao nosso pet.
Ainda que o ideal fosse que tanto humanos como cães vivessem em casas amplas, com grandes quintais e jardins, devemos aprender a como nos acomodar às diferentes circunstâncias.
E se você se comprometer a suprir as necessidades de seu peludo, certamente ele se adaptará ao tamanho de seu novo lar.
Independentemente do tamanho de sua casa e do tamanho de seu animal, um cão precisa passear ao ar livre para, entre outras coisas:
Além de tudo isso, é óbvio que você deve ensinar ao seu cão regras básicas de comportamento e que, neste pacote, deve estar o controle da atividade preferida de muitos cães, que é o latir.
Este assunto é ainda mais importante se você vive em um apartamento já que, se o seu cão latir o tempo todo, isso poderá causar alguns inconvenientes com os vizinhos. Não se esqueça: nestes casos, consulte sempre o regulamento do edifício.
Além do tamanho ou da raça do cão, devemos considerar fatores como o nosso estilo de vida e o tempo que podemos dedicar ao nosso animal de estimação.
Em alguns casos, a realidade se impõe. Se moramos em uma quitinete, ter um São Bernardo ou um Grand Dinamarquês pode ser tão incômodo para nós como para o animal.
Para uma referência, daremos a você uma lista sobre as raças de cães mais recomendáveis para as casas pequenas, considerando o tamanho e a personalidade de seu animal.
Por ordem alfabética:
A seguir, daremos uma outra lista de raças de cães também recomendáveis para você adotar se você tiver uma casa pequena. Mas você deve saber também que são raças que latem mais e são mais nervosas que as que indicamos anteriormente.
Por esse motivo, se não forem devidamente educadas, podem chegar a gerar inconvenientes com os vizinhos se você morar em um apartamento. Leve em conta, então, também estas outras opções:
Há algumas raças de cães de tamanho maior que, por suas características, também poderiam chegar a se adaptar, sem maiores inconvenientes, a espaços reduzidos. É o caso dos Labradores e do Golden, dos Galgos e do Boxer.
Quanto aos cães vira latas, se você vai adotar um, pergunte pelas características de sua personalidade no canil onde for pegá-lo, para saber se ele poderá se adaptar, sem muito esforço, a uma casa pequena.
Na hora de adotar um cão, deveremos sempre levar em conta que estamos nos tornando responsáveis por um ser vivo e que assumiremos um compromisso que tem que ser para a vida toda.
Este compromisso implica em considerar, a priori, suprir todas as necessidades de seu futuro amigo. E nessa lista está, como é óbvio, avaliar se há espaço suficiente em seu lar para que o animal esteja cômodo sem incomodar o resto da família, por exemplo.
Ainda que a casa possa ser pequena, o coração deverá ser bem grande. Amar também é garantir qualidade de vida para humanos e animais.
Créditos da imagem: wombatarama.