Os roubos de cães em parques aumentam em toda a Espanha

Uma notícia preocupa, e muito, as pessoas que amam animais. É que os roubos de cães, particularmente em parques, estão aumentando em alguns lugares, como a Espanha. Tudo parece indicar que se trata de gangues organizadas, uma vez que têm um modus operandi semelhante. O destino dos animais roubados, acredita-se, é a revenda, a reprodução ou para que sejam cães de luta.

Como  são realizados os roubos de cães nos parques

Tanto a Polícia Nacional quando distintas associações de animais estão pedindo para que os proprietários dos cães tomem precauções e cuidados na hora de sair para passear com os amigos de quatro patas.

As autoridades estão investigando casos diferentes. De acordo com o relato de vítimas humanas e testemunhas, os roubos de cães em parques ocorrem inclusive sob a visão de seus proprietários. Como os criminosos agem de maneira rápida, os proprietários não têm tempo para reagir.

Normalmente, um dos ladrões pega o cão em seus braços e corre com ele até um veículo, onde um cúmplice o está esperando. E é assim que fogem do lugar com toda a velocidade.

O aumento dos casos de roubos de cães, especialmente em parques, é notícia em toda a Espanha. Conheça quais são as medidas de precaução para evitar que roubem seu animal de estimação.

Revenda de cães roubados, um crime muito rentável

O mercado de revenda de animais parece estar se expandindo na Espanha. O mais provável é que os animais roubados acabem em um mercado negro ou exibidos em um site.

Os menos afortunados, no entanto, podem ter um destino de reprodutores. Ou, o que é pior, acabar como participante em briga de cães. Isso equivale a dizer que eles são “bucha de canhão” na preparação para estas cruéis atividades humanas, nas quais os animais estão envolvidos. Se tiverem sorte, os peludos acabam gravemente feridos nestes casos. Mas o mais comum é que morram.

Supõe-se que os criminosos atuem em combinação com alguns veterinários que até mudam – ou retiram – o microchip dos cães para que não possam ser identificados.

Precauções para evitar o roubo de cães

Em meio ao aumento dos relatos de roubos de animais de estimação, a Polícia Nacional, além de pedir para que se recorra imediatamente à delegacia mais próxima para relatar o incidente, emitiu uma série de medidas de precaução. Entre elas:

  • Não deixar os cães amarrados sozinhos do lado de fora de determinados estabelecimentos, enquanto são feitas transações ou compras.
  • Sempre levar os cães com coleira. E, se eles estiverem soltos, ficar perto deles e não perdê-los de vista. Não é conveniente se distrair conversando com outras pessoas, ou no telefone celular. E muito menos entrar no mundo virtual que oferecem as novas tecnologias.
  • Sob nenhuma circunstância você deve deixar animais de estimação sozinhos no carro. Além da possibilidade de serem roubados, eles correm sério risco de morrer de insolação. E, nestes casos, quem estaria cometendo um crime seriam os próprios proprietários.

Outras medidas a considerar para evitar o roubo de cães

Mas as recomendações das autoridades não terminam aí. Eles também observam que:

  • Se os animais são cuidados por terceiros (passeadores, cuidadores ou em locais especializados) se certifique de que são absolutamente confiáveis. É aconselhável pedir referências de amigos e familiares. Também é aconselhável consultar a opinião na internet de outras pessoas que tenham contratado o serviço.
  • Outra questão a se levar em conta é não deixar cães sozinhos em jardins ou terraços que podem ser facilmente acessíveis do exterior.
  • Não confie em estranhos que se aproximam, mesmo que gentilmente, do peludo. Em caso de dúvida, o melhor é segurar firme a coleira e estar atento a qualquer manobra que possa ser efetuada para roubar os animais de estimação.
  • O ideal é que todos os cães estejam devidamente identificados com um microchip. Nós mencionamos que estes podem ser alterados, mas, em alguns casos, especialmente se você agir rápido, podem ser reconhecidos com mais facilidade nos animais roubados.
Recomendados para você