Osso de limpeza dental para cães: como escolher

Janeiro 21, 2018

Quando se trata de reconhecer o afeto fiel e desinteressado que os cães demonstram, saber como escolher um osso de limpeza dental para cães que seja saboroso é uma questão importante. Um presente sempre será bem recebido pelo nosso animal de estimação que, além da sua companhia, também nos oferece ternura e fidelidade. Se esse mimo trouxer benefícios para sua saúde, a felicidade será completa.

Mastigação e saúde dental

Evitar o desconforto da escovação dos dentes e, ao mesmo tempo, garantir uma boa higiene oral, hálito fresco, boa saúde e diversão podem andar de mãos dadas. Existem várias alternativas modernas: produtos mastigáveis, naturais ou artificiais, são opções disponíveis no mercado. No entanto, o fundamental é escolher aquele que é mais indicado para cada raça de cão.

Cabe ressaltar que a mastigação é um comportamento natural dos cães. Na verdade,  um osso de limpeza dental para cães se tornará uma escovação de dentes, sem os desconfortos dessa tarefa.

Além disso, os exercícios, uma dieta adequada e visitas constantes ao veterinário complementam a higiene bucal.

Os riscos de o animal apresentar tártaro, placa e inflamação das  gengivas aumentam após os três anos. De acordo com a American Veterinary Dental Society, as dores de dente afetam 80% dos cães nessa idade e, os restos de alimentos que geram bactérias, brancas primeiramente e depois amarelas ou marrons, se somam ao mau hálito.

Cachorro com osso de limpeza dental

Um osso de limpeza dental para cães é projetado para atacar todos esses desconfortos, exercitar a mandíbula e aliviar o estresse do seu animal de estimação. Além disso, deve-se ter em mente que o sangramento também pode ocorrer e esse é um problema sério.

Não podemos esquecer que é essencial levar em conta o tamanho do cão e a condição dos seus dentes. Para os filhotes, os ossos devem ser mais macios, para não danificar as gengivas, enquanto que a dureza dos ossos de limpeza dental para cães adultos ajuda a evitar danos, desde que se leve em conta o tamanho do seu animal de estimação.

Fatores para escolha de um osso de limpeza dental para cães

Um bom osso de limpeza dental para cães pode ser encontrado em diversas formas: com base em peles naturais de cavalos, bois ou porcos. O mais importante é analisar a qualidade, a confiabilidade dos fornecedores e seguir os padrões veterinários de saúde bucal.

Alguns deles têm sabores particulares, mas é importante verificar se eles não contêm aditivos prejudiciais ou hormônios. O nitrato de sódio, o sorbato de potássio, os corantes artificiais e os umectantes naturais são ingredientes a serem evitados.

Na hora de selecionar um osso de limpeza dental para cães, devemos estar atentos ao tempo. Se o cão mastiga e engole o produto em segundos, ele não será útil para limpar os dentes e pode causar asfixia e outros danos. Aqueles ossos que forçam um mastigamento mais longo são mais efetivos.

Os mastigadores de boa qualidade têm enzimas de higiene bucal que mantêm a placa sob controle. Eles fazem uso da ação abrasiva com a atividade antisséptica natural, e alguns contêm fibra dietética e fontes naturais de antioxidantes.

Por se tratarem de guloseimas, eles devem ser oferecidos de maneira controlada, pois aumentam a ingestão de calorias de maneira prejudicial. Vale ressaltar que a ingestão deles nunca devem exceder 10% da dieta diária.

Variedades

  • Os ossos têm diferentes consistências, sabores, formas e tamanhos. Alguns são macios e úteis para os filhotes e cães pequenos e em processos de treinamento, enquanto outros são secos e duros, e se assemelham a alimentos humanos.
Cachorro com osso de limpeza dental na boca

  • Tenha cuidado, pois eles podem causar obstrução intestinal, se engolidos. Portanto, é essencial encontrar o tamanho certo para cada cachorro; e você tem que selecionar bem os ossos para que sejam o seu reforço positivo.
  • Os ossos naturais de animais produzem cárie dentária e problemas no trato gastrointestinal. Os mais perigosos são os dos aves, que devem ser dispensados, pois suas rebarbas podem se cravar na garganta ou perfurar o intestino do animal e, embora as orelhas de porco sejam um deleite para cães, elas também levam à obesidade.
  • A dieta humana também não é recomendada; por exemplo, cookies, queijos ou salsichas são prejudiciais. Cenouras, carnes magras, maçãs, aves e frutos do mar, sem condimentos, são uma opção apropriada.
  • Outros alimentos que são totalmente desaconselháveis são cebolas, passas e uvas, já que são venenosos para animais de estimação. Além disso, o alho só pode ser fornecido com supervisão veterinária.
  • A alternativa são os ossos artificiais de cartilagem, de couro natural, plástico ou carne real, que sejam esterilizados.

Escolher os melhores e mais saborosos ossos de limpeza dental para cães é a melhor recompensa para um cão fiel, amoroso e alegre. Certamente, seu melhor amigo merece.

Recomendados para você