Por que as cadelas podem morrer durante o parto?
A gestação das cadelas gira em torno de 58 e 67 dias. A preparação para o parto pode ser emocionante e divertida. No entanto, devemos estar conscientes dos riscos que o nosso cão sofre durante o parto.
Passos importantes
Uma boa ideia é marcar a data do cruzamento, assim você será capaz de estimar quando o parto ocorrerá.
Após 35 dias de gestação, as necessidades calóricas da cadela começam a aumentar.
Em geral, deve-se consumir o dobro da comida usual. O plano nutricional mais adequado deve ser sugerido pelo veterinário.
Os exercícios da cadela não devem ser restritos até que se passe ente 4 e 6 semanas de gestação.
Cuidado com o excesso de vitaminas, pois pode ser prejudicial para os filhotes.
Por isso, é importante que tudo o que tenha a ver com a saúde do seu animal de estimação seja discutido com o veterinário.
Por volta de 45 dias de gestação, o seu cão deve ser examinado por seu médico veterinário.
Se um ultrassom for feito, você poderá ver seus filhotes. Vale lembrar que o ultrassom pode ser usado para confirmar a gravidez após 25 dias.
Um local tranquilo e confortável deve ser reservado para que seu animal de estimação dê à luz e crie seus filhotes.
O cão deve se sentir em casa e ser capaz de ir e vir quando quiser, e os filhotes devem permanecer sob sua guarda.
Caso haja outros cães em casa é importante isolá-los da cadela por cerca de até três semanas após o parto.
Esta medida ajuda a prevenir a infecção por herpes. A herpes é transmitida quando os cães se lambem ou cheiram uns aos outros.
Cães adultos raramente apresentam sintomas, mas os recém-nascidos, ou os filhotes, geralmente morrem. Portanto, para evitar, é importante o isolamento.
Dificuldades no parto da cadela
O ultrassom da cadela
Avaliação prévia. Se o processo de gestação da cadela tem sido acompanhado por seu veterinário, provavelmente não haverá problemas no parto.
Por isso, é muito importante que quando você perceber que sua cadela está prenha, você a leve ao seu veterinário, para que você possa detectar rapidamente qualquer problema que possa surgir.
Lembre-se que as fêmeas, muitas vezes, sofrem de doenças cardiorrespiratórias.
Ainda que esse problema não signifique a morte de seu animal de estimação, é importante que ele seja detectado e que estejam atentos a isto durante o parto.
Problemas para parir os filhotes. Muitas vezes, o tamanho dos filhotes e a posição em que eles estão dentro do canal vaginal pode se tornar um grande impedimento para que a cadela possa pari-los com facilidade.
Nesses casos, é importante que o seu veterinário esteja presente no momento do parto, porque com a sua experiência, ele poderá ajudar na situação.
Se você tem um cão braquicefálico, muita atenção. As cadelas da raça buldogue, por exemplo, devido à grande dimensão da cabeça de seus filhotes, frequentemente devem programar o parto.
Síndrome de reperfusão. Isto significa que o coração de seu animal de estimação bombeia mais sangue do que o normal. Isso pode vir a causar a morte dele.
O que fazer durante o trabalho de parto?
Parir
Quando a data limite estiver próxima, você deve começar a controlar a temperatura retal de seu cão.
Quando a temperatura cair abaixo de 37 °C (a temperatura canina normal é de 38, 39 graus °C), o parto começará no prazo de até 24 horas. Durante este estágio, começam as contrações uterinas.
O cão vai parecer muito inquieto, certamente você notará o que se passa, podem ocorrer vômitos ou arrepios. Todos estes sintomas são normais.
Esta fase é muito longa, dura entre 6 e 12 horas e termina com a dilatação completa do colo do útero.
A segunda fase é conhecida como “trabalho duro”, em que ela expele os filhotes.
Em seguida, durante a terceira fase, ocorre a expulsão da placenta.
Os filhotes nascem cobertos com membranas que devem ser limpas, ou os cachorrinhos podem se sufocar.
A mãe vai morder e lamber as membranas. Deixe que ela faça esta tarefe, mas se depois de um ou dois minutos de nascimento dos filhotes, ela não o fizer, então você tem que limpar para ela.
Basta retirar a capa lisa e esfregar o filhote com uma toalha limpa. Você também deve cortar o cordão umbilical.
A mãe certamente irá querer comer a placenta, mas isso provavelmente não é uma boa ideia, pois mais tarde irá produzir vômitos. Por isso, é melhor tirar de perto dela.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.