Por que o meu cão ronca?

Existem muitas doenças semelhantes às nossas que os cães podem vir a sofrer. Além disso, podem apresentar anomalias que nós temos. Por exemplo, muitos se preocupam com os roncos dos nossos animais de estimação. Mas, como acontece em nosso caso, quando um cão ronca, faz isso por um motivo.

Nem todos os bichinhos roncam, por isso, não é algo que seja originário da espécie, mas sim que acompanha o cão de maneira individual. Se o seu cão ronca e você quer saber o porquê disso e o que fazer a respeito, vamos ajudá-lo a responder esses questionamentos.

Motivos pelos quais o seu cão ronca

caes-pug-1

Autor: wombatarama

As causas dos roncos nos cães podem ser variadas. De fato, existem cães mais propensos que outros a isso. Por exemplo, os bichinhos com focinhos achatados roncam muito, devido a sua anatomia e ao seu sistema nasal peculiar.

Os cães achatados roncam

Já que os ossos de seu focinho são mais curtos e estreitos do que o normal, o ar tem menos espaço para chegar aos pulmões e fica batendo nas paredes do focinho. Isso ocasiona um ruído que parece ronco e obriga o animal, muitas vezes, a respirar pela boca.

Embora não consigam respirar pela boca, o simples ruído que seu focinho faz já soa como roncos, e são reproduzidos, frequentemente, não só quando dormem.

Quando o cão ronca e não tem o focinho achatado

O cão reconhece novos mundos através de seu olfato. Isso faz com que, enquanto investiga o mundo que o rodeia, milhões de pequenas partículas entrem em seu focinho, obstruindo-o.

O ideal é fazer uma consulta com o veterinário, que poderá desobstruí-la e permitirá que seu cão deixe de roncar.

Doenças, outro motivo pelo qual o cão ronca

Existem anomalias que podem fazer com que nosso cão ronque. Por exemplo, um excesso de mucosidade. Isso provoca um bloqueio e estreitamento do canal por onde deve chegar o ar aos pulmões.

No entanto, os roncos também podem ser um aviso de uma doença mais grave, como infecções nas vias respiratórias ou na garganta, ou, inclusive, tumores no focinho.

O que fazer se meu cão ronca

dormir-um-cao

Às vezes, também pode acontecer de o cão estar com uma postura estranha que torne difícil para ele respirar bem. Se o seu cão normalmente não ronca e você o ouve roncando, tente mudá-lo de postura delicadamente para não acordá-lo. Se o ronco persistir, você terá que tomar outras medidas.

Como dissemos a você no começo, os bichinhos não devem roncar. É certo que o barulho que os cães de focinho achatado fazem é algo inato a eles, portanto, não é possível solucionar esse problema. Mas, no caso dos demais, se o cão ronca, há um problema por trás disso, que deve ser solucionado.

Qual a solução? É fácil, é preciso levá-lo ao veterinário. Ele é o único capaz de diagnosticar os motivos que fazem com que um cão ronque. Além disso, é a pessoa que conhece a melhor solução para isso.

Portanto, embora possa nos parecer engraçado ver um cão roncar, devemos nos lembrar de que isso não é nada normal. Assim, não podemos esperar e devemos tratá-lo o quanto antes.

Diz o ditado que mais vale prevenir do que remediar, e o corpo de um cão foi feito de uma maneira única, como o nosso. Por isso, qualquer coisa estranha que antes não acontecia pode ser sinal de que algo não funciona como deve e o melhor é agir com rapidez e entregar nosso animal aos cuidados de um profissional.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você, e que seguindo os conselhos, seu cão deixe de roncar. Bons sonhos!

Recomendados para você