Postes arranhadores para gatos

O hábito de arranhar é muito importante e natural para os gatos, daí a importância dos postes arranhadores para felinos.

Muitos proprietários acreditam que os gatos arranham as coisas ao redor para estragar tudo de propósito, mas, na realidade, é um ato instintivo para eles. A ideia de que o gato “quer” danificar algo é humanizar o animal em certo sentido, quando o que realmente deve ser feito é descobrir mais sobre os instintos naturais do gato, para entender o porquê de suas ações.

Para evitar o problema de danos materiais causados, existem postes arranhadores para gatos. Esses postes são projetados para que o felino possa arranhar de acordo com seu instinto e esquecer o resto dos móveis ao seu redor.

Você pode comprar um para o seu animal de estimação ou pode até mesmo construir sozinho!

A importância arranhar

Alguns proprietários não entendem que, para um gato, arranhar um objeto é o mesmo que dormir, respirar, comer ou fazer exercício.

Basicamente, arranhar os relaxa porque permite que eles se alonguem (evitando tensões) e, inclusive, serve para marcarem seu território.

Além disso,  quando eles arranham, os gatos afiam suas unhas e isso faz com que elas cresçam mais fortes e saudáveis. Lembre-se de que elas são um elemento essencial na vida do animal.

Os animais de estimação não sabem muito bem se o sofá ou o tapete pode ser arranhado ou não,
para eles, são todos objetos que servem para essa finalidade.

A boa notícia é que você não precisa esperar que a casa seja destruída. Tampouco, vai ter de recorrer à prática horrível de cortar as unhas do seu gato para “resolver” o problema. Na verdade, a solução é muito mais simples: tudo pode ser resolvido com os postes arranhadores para gatos!

Tipos de postes arranhadores para gatos

Existem diferentes temas e tamanhos de postes arranhadores para felinos. Eles são projetados para interiores e exteriores e vêm com um design específico para o espaço onde pensamos em colocá-lo. Existem também postes que se adaptam a qualquer espaço, com acessórios que tornam possível alongá-los ou diminuí-los.

Gatinho com arranhador
Há também arranhadores para gatos que têm outros usos possíveis. Por exemplo, alguns postes possuem uma cama incluída, com diferentes materiais. Outros postes são incorporados a uma “área de lazer” para o gato, para que ele também se divirta com brinquedos enquanto arranha, entre outras variedades.

Nas lojas de animais, você pode encontrar muitas opções para levar um bom poste arranhador de presente para seu gato.

Se você tem mais de um felino, recomendamos que todos tenham seu próprio arranhador
para evitar problemas entre eles. Para os gatos, é importante ter um poste arranhador individual.

Os postes arranhadores mais comuns são:

1. Arranhador básico

Consiste em um poste alto com uma base para mantê-lo na vertical e outra na parte superior para deixá-lo em equilíbrio. Eles podem ser envoltos em fio de sisal ou qualquer outro material áspero. O design básico permite que o gato se estique nas duas pernas traseiras para arranhar com as dianteiras. É o mais econômico dos postes arranhadores para gatos.

2. Arranhador com acessórios

Os acessórios são adicionados ao modelo básico para resultar em uma espécie de “playground” para o seu felino.

Se você tiver espaço suficiente, é uma excelente opção. Eles podem ter uma ou mais cavernas ou caixas para o gato se esconder, rampas, escadas e vários níveis para garantir a diversão do bichano por horas. Ideal para filhotes brincalhões!

3. Arranhador plano

É mais adequado para gatinhos pequenos e para donos que não vivem em um lugar muito grande. É como um tipo de moldura com um pano semelhante a um tapete a fim de que o animal possa arranhar sem exercer muita pressão.

Eles também podem ser usados para gatos adultos ou aqueles que não podem fazer movimentos muito “atléticos”. É muito fácil fazer um desses se quisermos.

4. Arranhador de papelão

Entre todos os arranhadores, esse é o mais barato… em alguns casos, inclusive, não chega a custar sequer um centavo.

Se você tem um gato, certamente sabe que essa espécie tem um fascínio pelas caixas de papelãoNão importa o que esteja dentro, ele vai usá-la para se divertir durante horas. Ele vai se esconder, ele vai dormir, ele vai arranhá-la e ele se divertirá muito com isso.

Como fazer um poste arranhador para gatos

Se você gosta de artesanato e tem algum tempo livre, pode te interessar criar seus próprios arranhadores. É mais fácil do que você imagina!

Gatinho laranja com arranhador caseiro

Você precisa:

  • 1 bastão de madeira (aproximadamente da mesma altura que o gato em pé)
  • 2 quadrados de madeira (cujos lados devem medir a metade do comprimento do bastão)
  • Lixa para madeira
  • Fio de sisal
  • Retalhos de tapete
  • Cola
  • Pregos e martelo

Passos a seguir:

  1. Lixe as madeiras bem para se certificar de que não há farpas ou saliências que possam ferir o gato.
  2. Forre as madeiras quadradas com os pedaços de tapete que você selecionou anteriormente (em ambos os lados). Fixe bem o material com cola.
  3. Coloque cola no bastão de madeira e passe o fio de sisal o mais apertado possível.
  4. Pregue a base e a tampa nas extremidades da vara de madeira.
  5. Deixe tudo secar bem.
  6. Presenteie seu animal de estimação para começar a diversão!

Se você quiser, pode adicionar algumas bolas feitas com corda ou lã para chamar a atenção do gato.

Recomendados para você