Precauções com uma isca envenenada

· junho 11, 2018
Se nosso companheiro animal estiver intoxicado, é essencial agir rapidamente. Se 60 minutos ainda não passaram, uma boa opção pode ser causar vômitos, mas é essencial ir ao veterinário em qualquer caso.

Em muitas cidades, o uso de iscas envenenadas e de outros produtos tóxicos para combater pragas ainda é comum. Portanto, um simples passeio com o nosso animal de estimação requer muita atenção, principalmente quando deixamos nossos animais sem coleira e eles podem comer uma isca envenenada.

Abaixo, resumimos algumas dicas para evitar acidentes e, também, analisamos os primeiros socorros em caso de envenenamento.

Os riscos de uma isca envenenada para os nossos animais de estimação

A isca envenenada é um dos métodos mais tradicionais para combater pragas, especialmente ratos e camundongos. Em geral, são pequenos pedaços de iscas que contêm substâncias venenosas em sua composição.

A eficácia de muitos destes produtos baseia-se no efeito anticoagulante das substâncias químicas mencionadas. O rato come a isca e, rapidamente, o veneno é assimilado pelo seu organismo. Com isso ocorre uma hemorragia interna que leva à morte.

Quando nossos animais de estimação ingerem uma isca envenenada, corremos o risco de seu corpo sofrer essa mesma ação. Portanto, é essencial agir rapidamente para evitar que substâncias químicas sejam assimiladas pelo seu corpo.

Cão envenenado

O que faço se meu animal de estimação engolir veneno?

Se o nosso animal de estimação consumir uma isca envenenada, devemos levá-lo imediatamente ao veterinário para um atendimento especializado.

No entanto, se moramos longe da clínica, será essencial saber como usar os primeiros socorros para animais envenenados. Os venenos geralmente agem rapidamente, por isso as manobras devem ser rápidas e eficazes.

Induzir o vômito para eliminar o veneno

Geralmente, a primeira manobra que vem à mente, em caso de envenenamento, é causar vômitos. No entanto, este método só pode ser usado com segurança em um curto espaço de tempo.

Em uma análise de tempo, o vômito só pode ser efetivo até uma hora após o consumo da isca envenenada. Nesse tempo, o produto ainda não foi totalmente assimilado.

Se causarmos vômito além desse limite, colocamos em risco a saúde de nosso animal de estimação. Quando a substância tóxica já começou a ser digerida, o vômito seria corrosivo e causaria graves danos ao trato digestivo.

Portanto, se o consumo ocorreu após 60 minutos, é melhor levar o animal para a clínica mais próxima. A comida foi processada e o vômito não seria eficaz.

Cão comendo isca em parque

A técnica para causar vômito

A próxima pergunta seria como induzir o vômito com segurança. Para isso, precisaremos de uma seringa e de água oxigenada, dois elementos que devem estar sempre incluídos em nosso kit de primeiros socorros.

Primeiro, pegaremos uma boa quantidade de peróxido de hidrogênio com a seringa. Em seguida, basta abrir a boca do animal e injetar o líquido diretamente, tudo de uma vez.

Idealmente, mantenha a boca do animal fechada por alguns segundos, para garantir que o líquido seja ingerido adequadamente. Em questão de poucos minutos, o animal deverá vomitar.

Conselhos para usar os primeiros socorros

  • Mantenha a calma: parece simples, mas o nervosismo geralmente é o maior inimigo dos primeiros socorros corretos. Se nosso animal de estimação consumir qualquer produto tóxico, devemos agir com segurança e rapidez. Não devemos nos esquecer que isso pode salvar a vida de nosso pet.
  • Cuidados veterinários: as manobras de primeiros socorros são um método de urgência para evitar que o organismo do animal assimile o veneno, mas nunca substitui a necessidade de cuidados veterinários. Portanto, após a aplicação dos primeiros socorros, devemos ir imediatamente para a clínica veterinária.

Como evitar que os nossos animais de estimação comam iscas envenenadas?

A melhor maneira de impedir que os nossos animais de estimação ingiram substâncias tóxicas é ficarmos atentos durante as caminhadas. Se desconfiarmos da presença de venenos em qualquer jardim, parque ou praça, é melhor não deixar o animal solto. Ao levá-lo para passear com a correia, é possível controlar a situação.

Por outro lado, existem também áreas especiais em muitas praças e parques dedicados ao entretenimento canino. Nesses espaços, qualquer substância prejudicial é proibida e é por isso que eles estão mais seguros nesses locais. Lá podemos deixar o nosso parceiro correr livremente e se divertir com seus amigos de quatro patas.

Também, devemos ter muito cuidado em nossa própria casa. Além de evitar o uso de uma isca envenenada, é importante não deixar nenhum produto tóxico ao alcance de nossos animais de estimação. Isso inclui inseticidas, produtos de limpeza, cosméticos e itens de higiene pessoal, etc.