Preciso colocar um guizo em meu gato?

· junho 27, 2017

Os gatos são animais muito silenciosos e independentes. Em algumas ocasiões, nem mesmo sabemos onde eles estão ou o que fazem. Por isso, muitos donos decidem colocar um guizo em seu felino, mas esta é uma boa ideia?

Ao pensar em gatos, talvez venha à sua mente a ideia de um animalzinho peludo com um sininho. Mas esse costume não é muito comum. Além disso, é uma prática perigosa para o animal.

O guizo é bom para os gatos?

O que um gato com esse acessório sente? O sino pode deixar o animal surdo, como muitos afirmam?

De onde surgiu a ideia desses guizos? Tudo indica que veio da obra de um poeta inglês chamada “O livro dos gatos”. Ela conta a história de um grupo de felinos que era perseguido por um bichano malvado. Para saber onde ele estava, o resto dos gatos decidiu prender um guizo em seu pescoço.

A internet nos bombardeia com imagens lindas de gatinhos com guizos, parecendo personagens dos desenhos animais Doraemon ou da gata Fluffy, em que os felinos carregam esses objetos sonoros.

É por isso que tendemos a relacionar o uso de guizos aos gatos.

O que leva as pessoas a colocarem guizos nos gatos?

São vários os motivos pelos quais muitos escolhem prender um guizo em um gato, entre eles:

  • Estética. Um gato fica muito mais bonito usando um guizo e uma coleira que identifique se é macho ou fêmea.
  • Localização. Como dissemos antes, essa é uma maneira de saber onde está o nosso gato, especialmente se ele tem o costume de sair de casa.
  • Aviso. São discretos e, se temos outros animais em casa, como pássaros ou roedores, presas dos gatos, o sino ajudará tanto eles como nós a evitar acidentes.

Entretanto, devemos nos colocar no lugar de nosso gato e pensar em como nos sentiríamos se tivéssemos um guizo preso ao pescoço o tempo todo. Sem dúvida nenhuma, seria uma verdadeira tortura, principalmente com a audição muito mais sensível que a nossa.

Por isso, um ruído constante em seu pescoço, com sua audição aguçada, apenas prejudicará nosso bicho de estimação. Além disso, é provável que ele estranhe o acessório, fique de mau humor e decida se “vingar” de nós.

O que é verdade no que dizem sobre o guizo?

Apesar disso, existem muitos mitos envolvendo o uso desses adornos barulhentos. Estarão certos? Vamos descobrir.

O guizo pode deixar o seu gato surdo

Não é um fato confirmado, embora seja verdade que o uso de guizos é capaz de causar danos irreparáveis no tímpano do animal. Para que você entenda, é como usar fones de ouvido no último volume todos os dias.

É perigoso colocar um guizo em um gato

Sim, é verdade. Não apenas para a sua saúde auditiva, mas também emocional. Os gatos são espontâneos e com muita personalidade. Se algo os incomoda, são capazes de fazer o impossível para tirá-lo e, com isso, poderiam se machucar.

Todos os guizos são prejudiciais

O que é prejudicial é prendê-los no pescoço do animal, mas o seu gato adorará brincar com um sino, principalmente os maiores. Correr atrás dele e tentar descobrir de onde vem o seu som será uma ótima maneira de passar o tempo.

Se você está pensando em prender um guizo em seu gato, pense duas vezes. Siga nossos conselhos e faça do seu gato um animal mais feliz.