Pressionar a cabeça contra objetos, o que pode ser?

Pressionar a cabeça contra objetos, o que pode ser?

Última atualização: 02 fevereiro, 2016

Em nosso tédio, nos surpreendemos em muitas ocasiões tocando várias vezes o mesmo objeto ou fazendo com que gire sobre uma superfície. Isso pode nos fazer pensar que quando nossos cães pressionam a cabeça sobre um objeto é um sinal de tédio. Lamentamos dizer que isso está longe de ser a realidade. Na verdade, esse é um gesto que não podemos deixar passar despercebido.

Quando não o vemos

Cachorro deitado na grama

Como não passamos 24 horas por dia com nosso animal, às vezes não percebemos o fato de que ele pressiona objetos e até paredes com a sua cabeça. No entanto, existem outros sinais que acompanham esse ato e que podem indicar que nosso cão pressiona a cabeça em objetos. Os sinais são os seguintes:

Voltas e movimentos compulsivos : Se de repente o seu cão começa a correr, dar voltas ou a fazer gestos como louco, pode ser um sinal de que pressiona objetos com a cabeça e, como consequência, pode indicar a existência de um problema mais grave, o que veremos mais adiante.

Mudanças no aprendizado : Se o seu animal parece ter esquecido tudo o que aprendeu e já não obedece às suas ordens da mesma forma, é possível que também pressione objetos com sua cabeça.

Convulsões : As convulsões são um sinal claro de que seu cão pode pressionar objetos com sua cabeça quando está fora do alcance de sua visão.

Problemas visuais e deficiências nos reflexos : Se notar problemas com a visão e os reflexos em seu animal de estimação, é provável que ele também pressione objetos com a cabeça.

Dito isso, o fato de seu animal pressionar objetos com a cabeça pode ser um sinal de prolemas de saúde mais graves? A resposta é sim.

Razões para pressionar objetos com a cabeça

O fato de seu animal pressionar objetos com a cabeça pode parecer não ter um motivo aparente, já que, muitas vezes, vem acompanho de desânimo. Mas o certo é que se o seu cão pressiona objetos com a cabeça é um indicativo de problemas internos, como um mau funcionamento do sistema nervoso . Esse dano, muitas vezes, pode ter sido provocado por um envenenamento. No entanto, existem outras coisas, algumas mais sérias, outras menos.

Hiponatremia;

Tumor cerebral;

Traumas causados por golpes fortes;

Infecção do sistema nervoso;

A recomendação mais prudente e benéfica para o seu animal de estimação, se suspeita que ele pressiona objetos com a cabeça quando você não o vê, é que o leve a um veterinário para que ter um diagnóstico exato do que está acontecendo com ele.

Diagnóstico e tratamento

Os principais exames aos quais seu animal será submetido são os sequintes:

Exame de retina;

Pressão arterial;

Tomografia;

Ressonância magnética;

Análise de urina;

Dosagem de chumbo no sangue.

Cachorro no colo do veterinário

Cada um dos exames tem como objetivo descobrir as diferentes causas que possam ter feito seu cão pressionar objetos com a cabeça. De acordo com o resultado, o veterinário vai definir qual o tratamento necessário.

Em casos mais graves, onde tenha sido diagnosticado um tumor cerebral ou outras causas, será necessário hospitalização e medicação forte. Em outros casos, um curto tratamento e um pouco mais de atenção são suficientes. E claro, nunca, nunca, nunca medique o seu cão sem a supervisão de um veterinário.

Às vezes, encontramos pessoas cujos animais passaram pela mesma situação e, possivelmente com boas intenções, querem sugerir um tratamento para o seu cão. Não é o mais prudente e nem o mais benéfico para o seu animal de estimação. Sempre que seu cachorro apresentar problemas de saúde, vá ao veterinário e siga as suas recomendações.

Como vimos nesse artigo, os gestos estranhos de nossos animais, por mais insignificantes que pareçam, podem ter enorme impacto em sua saúde. Portanto, fique atento e não ignore mudanças bruscas na rotina de seu cão. Por favor, aja de imediato!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.