Prós e contras de dormir com animais de estimação
Todo mundo que decide adotar um animal procura por um amigo fiel, para dar e receber carinho, cuidados e todas as atenções necessárias. Também pretende-se compartilhar o máximo de tempo possível. Por esses motivos, muitos donos de animais tomam a decisão de dormir com seus companheiros.
Há quem considere que é uma maneira de fazer com que os pets se sintam protegidos e cuidados, porém há quem se posicione contra, afirmando que o melhor é que o animal não durma acompanhado de seu dono, já que será permitido que ele entre no mundo mais privado do dono.
Desta forma, vamos expor os prós e os contras de dormir com seu pet, para que você possa decidir qual é a melhor opção, tanto para você como para os nossos queridos amigos.
Por quê você quer dormir com seu pet?
Em primeiro lugar, queremos que você faça uma reflexão sobre o motivo de você querer dormir com seu pet.
Se é porque você se sente sozinho e pensa que dormir com seu animal trará carinho e vai aliviar o sentimento de solidão, lembre-se que essa situação pode mudar se você se casar ou decidir morar com um companheiro(a).
Pode ser que você tenha tomado a decisão de dormir com seu pet por pensar que ele se sente sozinho ou porque ele tem medo. É mais recomendável ajudá-lo a afastar essa sensação de solidão ou medo.
Se você permitir que o pet durma em sua cama, pode ocorrer de um dia não ser possível dormir com ele, o que pode fazer com que ele chore a noite inteira ou que faça alguma bagunça, destruindo coisas.
Se um dia, de repente, seu pet subir na cama e você permitir, certamente ele vai querer subir sempre. É por isso que, desde o primeiro, dia você deve fazer com que ele entenda que essa cama é sua e não dele.
Vantagens de dormir com seu bichinho de estimação
A primeira e mais importante vantagem que existe em dormir com seu pet é o grande vínculo que se estabelece ente vocês dois. Dormir juntos é favorável para a amizade entre ambos, além disso, um cuidará do outro.
Há estudos que asseguram que dormir com seu pet é benéfico para a saúde de ambos. No caso do ser humano, favorece baixando a pressão arterial e, inclusive, obtém-se um benefício emocional, evitando, assim, o estresse e a depressão. Isso ocorre devido ao carinho que ocorre entre o dono e o animal.
Dessa maneira, todos os problemas e tristezas são esquecidos, já que recebemos todo o carinho do nosso fiel companheiro. Isto proporciona também a regulação do sono e um melhor descanso.
Dormir com seu pet pode proporcionar mais segurança, sobretudo para as crianças que sentem medo durante a noite, fato que pode ser superado com o animal dormindo no quarto da criança.
Contras de dormir com seu bichinho de estimação
Há quem afirme, definitivamente, que não se deve dormir com animais, porque é muito prejudicial. O certo é que há algumas desvantagens.
O principal problema que pode ser apresentado ao dormir com seu pet, é que ele passe alguma doença contagiosa, relacionada especialmente com os parasitas. Se você sofre com algum tipo de alergia, deve ter um cuidado especial ao dormir com o pet, pois ele pode soltar muito pelo.
Se você tiver o sono leve, lembre-se que seu companheiro poderá roncar e se mexer muito, o que não deixará você descansar direito.
Se for dormir com um gato, pode ser que ele te arranhe durante a noite e às vezes você nem vai perceber. É por isso que os gatos devem estar com as unhas bem cortadas e lixadas.
Conselhos para dormir com seu bichinho de estimação
Se você escolher dormir com seu bichinho, recomendamos seguir alguns conselhos. Não pense só em você, mas pense também nele e o que seria melhor para ele.
O primeiro que você tem que fazer com que ele entenda é que você é quem manda e quem põe as regras, já que é o seu território. Eles não devem se sentir os donos do quarto, mas sim que você compartilha o local com eles.
Também deve estar claro que a cama é para dormir e não para brincar. É conveniente mostrar-lhe em qual parte ele vai dormir.
A higiene do pet é algo básico. É importante que estejam bem asseados e sem parasitas. Uma sugestão é que durma sobre os lençóis e não em baixo, já que pode ficar alguma sujeira em seus pelos.
É importante que, antes de ir dormir, o pet faça suas necessidades, assim surpresas serão evitadas durante a noite. Também é indicado tirar o animal da cama e lhe dizer “assim não”, caso ele comece a rosnar quando você se mexer.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.