Prós e contras de levar o seu cão ao parque
A não ser que tenham algum problema específico, os cães amam sair para passear. E se o percurso inclui alguma área verde, onde eles podem explorar à vontade, melhor ainda, especialmente se vivem em apartamentos. Hoje vamos conhecer as vantagens e desvantagens de levar o seu cão ao parque.
Bons motivos para que o seu cão vá ao parque
Na vida, nem tudo é perfeito e, apesar dos grandes benefícios que o seu amigo de quatro patas terá ao passear por um parque, você deve ficar atento aos possíveis inconvenientes. Isso não significa que depois de ler este artigo você limite ou elimine as saídas do seu animal a esses lugares, mas é sempre bom saber o que você pode enfrentar para evitar surpresas desagradáveis. Ou para saber como agir diante determinadas situações inesperadas.
Mas o melhor é começarmos listando as boas razões para levar o seu cão ao parque:
- A socialização. O contato com outros animais e pessoas, além da exposição a situações e contextos diferentes, é fundamental para o seu peludo, principalmente quando ainda é um filhote.
- O exercício. Um cão precisa se exercitar diariamente para manter um bom equilíbrio físico e mental. O parque pode ser um bom lugar para fazer isso.
- A possibilidade de explorar. Os cães adoram explorar e inspecionar lugares novos, sobretudo com o seu nariz. Deixe ele cheirar tudo pelo tempo que quiser, mesmo que, às vezes, ele aproxime o focinho de coisas que são desagradáveis para você.
- A brincadeira. Uma boa área verde é ideal para interagir com o seu bicho de estimação. Brinque com ele o máximo que puder e permita que ele também brinque outros cães.
“Como um homem ou uma mulher prevenidos valem por dois, contaremos para você os prós e os contras de levar o seu cão ao parque. Desta forma, o seu amigo peludo aproveitará com muito mais tranquilidade esse momento para brincar, explorar e praticar exercícios.”
Inconvenientes que podem surgir durante o passeio no parque
Entre as coisas que você deve anotar na coluna de contras na hora de ir passear no parque com o seu cão, estão:
- Ele pode contrair parasitas, tanto internos quanto externos, ou outras doenças.
- Ele pode agredir ou ser agredido por outro cachorro, ficando machucado.
- Ele pode fugir.
- Ele pode sofrer um acidente.
- Podem roubá-lo de você.
Fique tranquilo. Todos os pontos negativos citados acima podem ser evitados se você tomar algumas medidas preventivas.
Portanto, se você for levar o seu cão ao parque, fique atento aos detalhes a seguir:
- A vacinação do animal deve estar em dia.
- Ele precisa estar desparasitado.
- Caso você o solte da coleira, certifique-se de que seja em locais específicos para cães. Ou melhor ainda, cercados.
- Não se distraia e fique atento a todo momento aos movimentos do seu peludo.
- O recomendável é que você tenha ensinado a ele regras básicas de obediência.
Quando o problema são os donos dos cães
Às vezes, o maior obstáculo que você irá enfrentar ao sair com o seu cão ao parque são os donos dos outros animais.
Nem todas as pessoas são educadas e se dispõem a juntar as fezes de seus mascotes. Além disso, alguns proprietários são irresponsáveis ou não sabem como lidar corretamente com seus cachorros.
Isso pode gerar situações de tensão, não apenas entre os animais, mas também entre pessoas. Por isso, fique atento e tente evitar comportamentos agressivos ou que não levam a nada.
Alguns conselhos para o passeio no parque com o seu animal de estimação
A ideia que o passeio no parque com o seu amigo peludo seja um momento gratificante, tanto para você quando para ele. Então:
- Escolha os horários mais tranquilos, onde haja uma menor circulação de cães e pessoas.
- Respeite as regras e indicações dos espaços públicos a respeito dos animais de estimação.
- Se o seu cão fizer cocô, não se esqueça de recolhê-lo.
- Se você notar a presença de um cão agressivo, pode ter certeza de que o dono também será. Melhor levar o seu amigo de quatro patas a um lugar mais tranquilo.
- Não se esqueça de levar uma bola para brincar, algum petisco para recompensar o bom comportamento e bastante água para que o seu cão não fique desidratado.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.