Como proteger as almofadas do cão
Algo que muitas vezes fica evidente no cuidado de nossos animais de estimação são as almofadas, ou coxins. As almofadas são muito importantes, principalmente durante o passeio, pois protegem as delicadas patas dos animais. Neste artigo, você encontrará dicas para proteger os coxins de seu cão.
As almofadas são essa parte macia que, nos humanos, equivale à palma dos pés e das mãos. Elas são importantes pois ajudam seu cão a manter o equilíbrio e funcionam como amortecedores para suportar o peso de seu corpo e o impacto durante corridas e caminhadas.
Apesar de a área necessitar de cuidado, são poucos os que se encarregam de prestar atenção a ela. Como consequência, a pele da região acaba rachando, desenvolvendo calos ou sangramentos persistentes.
Para que servem as almofadas das patas?
Como mencionamos acima, as almofadinhas ajudam o cachorro a amortecer e suportar seu peso. Isso é muito importante, pois evita grande parte do impacto dos movimentos ao correr e caminhar, prevenindo possíveis fraturas, danos musculares e nas articulações etc.
No entanto, essa região é muito sensível e se machuca com muita facilidade se não são tomadas as precauções necessárias para sua proteção. Devemos ter em conta aspectos como o lugar onde o cão vive, o tipo de solo, entre outros.
O que fazer para proteger as almofadas do cão?
O melhor que você pode fazer para proteger os coxins de seu cão é fortalecê-las e endurecê-las, para que possa suportar as condições tanto do asfalto como de áreas verdes. Ter um piso pele resistente, preparada para entrar em contato com o sol, é o passo inicial para que as almofadas não sofram ferimentos ou chagas.
Tenha em mente que os cães que vivem em cidades estão muito mais expostos a condições que possam danificar suas patas, em especialmente porque o asfalto, durante os passeios, é um dos elementos que mais facilmente agride a pele de seu cão.
Para evitar isso, o melhor é revezar áreas de asfalto com as de grama, de maneira que o cão ira se acostumar e dará tempo para que a pele das almofadinhas endureça sem chegar a ficar ferida.
Você também deve levar o calor em consideração, pois as almofadinhas se queimam em contato com certos materiais que tenham sido expostos ao sol durante um tempo prolongado, causando feridas e dor. Durante o verão, considere cobrir as patas de seu animal com calçados especiais.
Caso não tenha um calçado para seu animal de estimação, o melhor é passear com seu cachorro em dias em que não haja muito sol, seja no início da manhã ou à noite, após o pôr do sol.
Ao passearem pela cidade, inspecione o terreno antes que seu cão pise. Dessa forma, você poderá se assegurar que a área está livre de objetos cortantes, como pregos, metal enferrujado ou vidro.
Da mesma forma, verifique a pata de seu pet quando chegar em casa, prestando atenção aos detalhes, como calos ou sangramentos.
Preparação para as caminhadas
O asfalto não é a única superfície que tem algum tipo de contato com sue cão. Durante os passeios, os animais estão expostos a terrenos arenosos, rochosos ou irregulares. Assim, em um só passeio o seu animal de estimação pode ter contato com vários tipos de terreno.
Não é prudente submeter um cão pouco acostumado a caminhadas. Essa acaba sendo a principal causa de lesões nas almofadinhas. Para começar a treinar o seu animal, o melhor é que inicie por áreas úmidas ou macias, como terrenos cobertos de grama, por exemplo.
Para fazer com que os coxins endureçam sem formar calosidades, deve submeter seu animal de estimação a exposição contínua, porém em intervalos, pois isso permitirá que ele se acostume gradualmente, se adaptando aos diversos tipos de solo.
Tipos de superfície que agridem as almofadas
- Asfalto
- Areia, quando está muito quente
- Gelo
- Rochas irregulares ou afiadas
Cremes ou sapatos
A moda canina tem resolvido esse problema com o uso de calçados para os cães, que podem ser úteis para as almofadinhas de seus cães. Entretanto, sapatos e botas podem causar desconforto caso o cão não esteja habituado.
O ideal é comprar cremes ou pomadas especiais para a região, pois são uma boa forma de manter as almofadas hidratadas (já que evita a principal causa de rachaduras, deixando-as menos propensas a cortes). O mesmo vale para a limpeza. Ao retirar resíduos das patas de seu cão, você evita que eles se encrustem na pele e, posteriormente, gerem lesões.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.