Quais as vacinas obrigatórias para o seu pet?
Além de conhecer quais as vacinas obrigatórias, o médico veterinário é quem melhor indicará o calendário de vacinação para o seu amigo peludo, de acordo com a idade, o estilo de vida e a região em que moram. Neste artigo, traremos algumas informações sobre as vacinas mais comuns que devem ser administradas a cães e gatos.
Conheça o calendário de vacinação para animais domésticos
No caso dos cães, as vacinas de aplicação mais comum são as destinadas a prevenir:
- Cinomose
- Parvovírus
- Tosse dos canis
- Hepatite
- Leptospirose
Já nos felinos, devemos aplicar as vacinas que os imunizam contra:
- Panleucopenia felina
- Rinotraqueíte
- Calicivirose
- Leucemia
Em geral, recomenda-se administrar a vacina antirrábica tanto a cães como a gatos.
“Para saber quais são as vacinas obrigatórias para o seu pet, consulte um veterinário e cumpra o calendário que ele indicar.”
Pergunte ao veterinário quais as vacinas obrigatórias para o seu pet
Você deve ter em mente que, embora algumas vacinas sejam obrigatórias, só serão efetivas se, no momento em que forem aplicadas, seu animal de estimação estiver saudável, desparasitado e com o sistema imunológico em perfeito funcionamento.
A vacinação não é apenas importante para que o seu amigo de quatro patas se mantenha saudável e que certas doenças que ele possa contrair não afetem a você ou ao seu grupo familiar (zoonoses). Cumprir com o calendário de vacinação estabelecido pelo veterinário é também um ótimo investimento.
Você se lembra do ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois ele é verdadeiro também nesse caso. Vacinando o seu pet, além de dinheiro, você economizará horas de sofrimento para você e seu peludo. Muitas das doenças que a vacinação evita são extremamente perigosas.
Calendário de vacinação para cães
Se você tem um cão desde filhote, peça ao veterinário que diga qual é o melhor cronograma de vacinação de acordo com as características do animal.
De maneira geral, o recomendado é:
- 6 semanas: Primeira dose contra o parvovírus e cinomose
- 2 meses: Polivalente (parvovírus, cinomose, hepatite, leptospirose e parainfluenza)
- 3 meses: Segunda dose da vacina Polivalente
- 4 meses: Antirrábica
- Anualmente: Polivalente e Antirrábica
Alguns detalhes
A decisão sobre quais as vacinas que serão aplicadas em seu cão depende de questões que, repetimos, deverão ser avaliadas por um profissional capacitado. Por exemplo:
- As doenças mais perigosas para os filhotes são a cinomose e o parvovírus.
- A idade em que o filhote foi desmamado.
- Se a mãe do peludinho estava vacinada e desparasitada corretamente.
- Raças como Rottweiler, Boxer e Pitbull são mais propensas a contrair Coronavírus.
- Qual a região geográfica em que o animal vive. Em zonas rurais, ou naquelas em que cães selvagens são mais comuns, o risco de contrair algumas doenças é maior, principalmente cinomose e parvovírus.
- Se o risco de seu cachorro contrair carrapatos for alto, o veterinário talvez o vacine contra a Doença de Lyme.
Vacinas mais comuns para os gatos
Os felinos devem ser vacinados assim que forem desmamados. Isso ocorre geralmente entre 8 a 10 semanas de vida.
Para proteger o seu gato das doenças mais comuns – panleucopenia, calicivirose e a rinotraqueíte – é necessário aplicar a chamada vacina Trivalente. Essa vacina é a primeira do calendário e deve ser reforçada após três semanas.
Em seguida, os gatos devem receber a vacina que os protege da leucemia, uma doença muito comum e com taxa de mortalidade muito alta. Você também deve aplicar a vacina antirrábica, embora não seja obrigatória em todas as regiões. Por isso, consulte o veterinário.
Existem vacinas obrigatórias para viajar ao exterior com o meu animal?
Além de cumprir com o calendário de vacinação e manter o seu bicho de estimação saudável e feliz, recorde que para viajar ao exterior ele precisa ter a cartilha médica em dia.
Nesses casos, informe-se adequadamente sobre os requisitos para ingressar em cada país. Com certeza o seu veterinário saberá ajudá-lo sobre as vacinas e outras exigências sanitárias do destino para o qual você pretende viajar com o seu amigo de quatro patas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.