
A micose em filhotes de cães é algo comum. Isso ocorre porque, como eles são jovens, ainda não desenvolveram totalmente as suas capacidades de defesa imunológica. Os cães desnutridos ou que sofrem de alguma doença grave – que prejudique as…
Além de conhecer quais as vacinas obrigatórias, o médico veterinário é quem melhor indicará o calendário de vacinação para o seu amigo peludo, de acordo com a idade, o estilo de vida e a região em que moram. Neste artigo, traremos algumas informações sobre as vacinas mais comuns que devem ser administradas a cães e gatos.
No caso dos cães, as vacinas de aplicação mais comum são as destinadas a prevenir:
Já nos felinos, devemos aplicar as vacinas que os imunizam contra:
Em geral, recomenda-se administrar a vacina antirrábica tanto a cães como a gatos.
“Para saber quais são as vacinas obrigatórias para o seu pet, consulte um veterinário e cumpra o calendário que ele indicar.”
Você deve ter em mente que, embora algumas vacinas sejam obrigatórias, só serão efetivas se, no momento em que forem aplicadas, seu animal de estimação estiver saudável, desparasitado e com o sistema imunológico em perfeito funcionamento.
A vacinação não é apenas importante para que o seu amigo de quatro patas se mantenha saudável e que certas doenças que ele possa contrair não afetem a você ou ao seu grupo familiar (zoonoses). Cumprir com o calendário de vacinação estabelecido pelo veterinário é também um ótimo investimento.
Você se lembra do ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois ele é verdadeiro também nesse caso. Vacinando o seu pet, além de dinheiro, você economizará horas de sofrimento para você e seu peludo. Muitas das doenças que a vacinação evita são extremamente perigosas.
Se você tem um cão desde filhote, peça ao veterinário que diga qual é o melhor cronograma de vacinação de acordo com as características do animal.
De maneira geral, o recomendado é:
A decisão sobre quais as vacinas que serão aplicadas em seu cão depende de questões que, repetimos, deverão ser avaliadas por um profissional capacitado. Por exemplo:
Os felinos devem ser vacinados assim que forem desmamados. Isso ocorre geralmente entre 8 a 10 semanas de vida.
Para proteger o seu gato das doenças mais comuns – panleucopenia, calicivirose e a rinotraqueíte – é necessário aplicar a chamada vacina Trivalente. Essa vacina é a primeira do calendário e deve ser reforçada após três semanas.
Em seguida, os gatos devem receber a vacina que os protege da leucemia, uma doença muito comum e com taxa de mortalidade muito alta. Você também deve aplicar a vacina antirrábica, embora não seja obrigatória em todas as regiões. Por isso, consulte o veterinário.
Além de cumprir com o calendário de vacinação e manter o seu bicho de estimação saudável e feliz, recorde que para viajar ao exterior ele precisa ter a cartilha médica em dia.
Nesses casos, informe-se adequadamente sobre os requisitos para ingressar em cada país. Com certeza o seu veterinário saberá ajudá-lo sobre as vacinas e outras exigências sanitárias do destino para o qual você pretende viajar com o seu amigo de quatro patas.